BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



sábado, 5 de novembro de 2011

Quais poderes existem em Unaí?


Uma das necessidades essenciais para se garantir que em uma sociedade prevaleça o poder do povo (democracia) e não o poder de uma única pessoa ou grupo pequeno de pessoas (autocracia) é a existência de poderes independentes, atuantes e confiáveis regendo a sociedade. A constituição Federal adotou a teoria de Montesquier (do equilíbrio entre os poderes) ao definir, em seu artigo segundo, que: “são poderes da União, independentes e harmônicos entre si o Legislativo, o Executivo e o judiciário”.  Mas não é raro em todos os níveis de governo o Executivo querer se sobrepor e se tornar mais forte.  
Tempos atrás o executivo usava a força para coibir os outros poderes e se tornar o único poder realmente existente no estado. Também não se esqueciam de enxurradas de propagandas ufanistas e de repúdio a quem ousava falar contra o poder totalitário. Estava instituída a ditadura, a dissolução do congresso, a censura e a extinção do estado democrático de direito.
Essa fase parece ter passado. Mas hoje o poder executivo, em muitos governos pelo Brasil, ainda se impõem, corrompendo legisladores, inibindo magistrados e comprando meios de comunicação.
Pelo exposto fica claro que não são três e sim quatro poderes necessários para que uma democracia exista. Pois os meios de comunicação exercem papel fundamental de informar ao povo o que está acontecendo na sociedade para que esse povo possa avaliar o meio em que vive.
Digo isso apenas para que fique claro que em Unai estamos vivendo em uma autocracia. O prefeito compra os meios de comunicação, compra vereadores e o judiciário “inexplicavelmente” fica inerte.  O prefeito chegou a declarar em programa de radio que é ele quem “dá” o dinheiro para o funcionamento da câmara. Querendo transparecer que faz um favor para a câmara e os integrantes dessa tem obrigação de lhes servir.
Os mais desinteressados por política pode pensar que se deve deixar do jeito que está, pois nenhum político presta mesmo! Só que a coisa é muito mais perigosa do que só incompetência. Um grupo grande de pessoas está roubando nosso dinheiro em Unaí. (roubando sim. Pois receber altos salários para não fazer nada é roubo) e ainda podem se perpetuar no poder enganando o povo com propagandas compradas e com vereadores que fazem parte do bando.
Fique atento povo de Unaí. Impressiona a quantidade de gente pendurada no executivo, a mediocridade das obras executadas, a passividade do judiciário e de alguns legisladores e a imprensa tendenciosa de nossa cidade. Unaí pode se tornar uma cidade esquecida e com dono!
É isso!

53 comentários:

  1. Gente ...quem sabe faz a hora, não espera acontecer....se não fizeram até hoje..porque na próxima farão...e o povo sempre dando oportunidade.....A população pensa: “coitado o tempo é curto demais para melhorar a cidade, vamos dar mais uma chance”. Nessa chance, o povo vai ficando triste, sumindo da cidade, desiludido, e ainda falam: “não é que nos enganaram!”. Você quis ser enganado, você escolheu ser enganado, e quer ser enganado de novo! Vai gostar de ser enganado lá....nesse caso : em Unaí.
    Político não é aluno que para passar de ano tem direito a recuperação. Político se não se empenha em fazer o que DEVE fazer, sinto muito, PERDEU O ANO...SEM DIREITO A RECUPERAÇÃO, mas o povo é bonzinho, o brasileiro gosta do sofrimento alheio, sente dó, piedade, vamos dar chance...Aí ninguém é bonzinho, sofre por você ou sente dó se você deixar de pagar os impostos, deixar de pagar TODOS os impostos. Se a sociedade fizesse UM BOICOTE GERAL, PARASSE DE PAGAR TODOS OS IMPOSTOS EM PROTESTO COM A ROUBALHEIRA COMO É QUE FICARÍAMOS......SERÁ QUE PERDOARIAM AS NOSSAS DÍVIDAS EM 50%.??????
    População acorde!!!! O QUE VOCÊ QUER NÃO É UM FAVOR, UM AGRADINHO, UMA CORTESIA, UM FAVOR DE COMPADRE.....É UM DIREITO SEU!!!! CONSTA NA CONSTITUIÇÃO!!! Sou brasileira com muito orgulho, nunca deixarei esse país, não acho chique o exterior, acho chique O BRASIL, O MEU BRASIL, O NOSSO BRASIL!
    Vamos nos conscientizar!!! UNAÍ É DE VOCÊS COM AS SUAS PARTICULARIDADES, COM AS PESSOAS DA CIDADE, COM A IGREJINHA, COM A CULTURA TÍPICA DO INTERIOR! VALORIZEM UNAÍ JÁ QUE ATÉ AGORA NINGUÉM VALORIZOU POR VOCÊS.
    (ASS: A LEITORA)

    ResponderExcluir
  2. Olha só Zé, das obras desse governo imprensa (sim, porque compra o quarto poder que é a imprensa) a mais importante parece que foi a obra de canalizaçã do corguinho. Dá uma passada lá e olha como estão as calçadas. Te pergunto: Essa obra tinha garantia, ora, obras sempre tem algum tempo mínimo de garantia, não sei qual era a do corguinho, mas já vai precisar acionar o seguro porque está tudo desabando. Tamasa que fez, ou estou enganado. Mas parece que até o legislativo tem medo daquele povo. Acorda gente, as empreiteiras é que vão financiar as campanhas do ano que vem, parem de dizer que A ou B é isento porque não é.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez volto a afirmar, se vier Toninho e Delvito apoiando um candidato de consenso com trânsito no meio político que a prefeitura sai da turma dos feijoeiros. Basta que deixemos as vaidades de lado e nos unamos, ai sim a coisa anda.

    ACORDA UNAÍ...

    ResponderExcluir
  4. Carlos Alberto Martins5 de novembro de 2011 às 22:57

    Zé,Hoje foi aniversário de minha filha, Obrigado por voce ajudar a construir uma UNAÍ melhor para ela,te agradeço de coração um abraço do amigo de sempre. Carlos Alberto Martins.(CARLÃO)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns para sua menina, amigo Carlos, pelo dia dela! E estamos todos tentando contruir uma Unai Melhor!! Almas sebosas (plageando o amigo Baromeu) insistem em se apossar de nossa bela terra. Mas não deixaremos que isso aconteça! Abraço, irmão!

    ResponderExcluir
  6. FAÇO AQUÍ O MEU DESABAFO!!!ALGUNS PROFISSIONAIS MÉDICOS DE NOSSA CIDADE ESTÃO RECUSANDO ATENDEREM ALGUNS PLANOS DE SAÚDE,DANDO PREFERÊNCIA TÃO SOMENTE PARA UNIMED,TODOS NÓS ABEMOS QUE ESTE PLANO DE SAÚDE É UMA COOPERATIVA MÉDICA QUE PERTENCE À CLASSE MÉDICA.OS MAIS PREJUDICADOS SÃO OS USUÁRIOS DE PLANOS DE AUTO GESTÃO QUE SÃO CONTROLADOS PELOS PRÓPIOS USUÁRIOS,QUE ALÉM DE PAGAREM UM VALOR MUITO ALTO DE CONTRIBUIÇÃO AINDA SÃO OBRIGADOS DESLOCAREM PARA OUTRAS CIDADES PARA FAZÊR TRATAMENTOS DE SAÚDE.ISTO NÃO PASSA DE MONOPOLIZAÇÃO POR PARTE DA UNIMED,E,SOBRETUDO UMA CONCORRENCIA DESLEAL EM RELAÇÃO À OUTROS PLANOS QUE OPERAM EM NOSSA CIDADE E QUEM SÃO PREJUDICADOS? OS USUÁRIO DE OUTROS PLANOS DE SAÚDE.ÊTA BLOGUINHO BÃO SÔ!!! AQUÍ A GENTE PODE DESABAFAR, ISTO QUE É DEMOCRACÍA!!!

    ResponderExcluir
  7. Recebi um comentário que não publicarei! se o anonimo tiver interesse em ter seu comentario publicado, dê uma melhorada nele e me mande novamente!
    Pô, tem hora que a galera pega pesado demais nas ofenças, nas denúncias sem fundamento e no palavreado vulgar!

    ResponderExcluir
  8. O Poder Judiciário é naturalmente e constitucionalmente inerte, ele só age quando é acionado por algum legitimado. A sociedade pode provocar a ação do judiciário atavés da Ação Popular, o Ministério Público tem o dever de investigar e defender o patrimônio público e a Câmara Municipal a obrigação de fiscalizar o executivo municipal. Se algo não está funcionando, o Judiciário necessita ser provocado para agir!

    ResponderExcluir
  9. O judiciario é muito é burocrático! Acho que deveria haver mais facilidade em investigações! Tem um monte de coisa errada na casa marrom só que ninguem consegue provar! E ninguem investiga! O Judiciário fica lá na sua inércia natural e constitucional esperando alguem chegar com tudo mastigado pra eles só baterem o martelo! E Olha que tem que ser mastigado mesmo!se não provar por a mais b quem vai pro pau é quem denunciou! Policia federal vá na casa marrom e pega uns computaderes e documentos para investigar!! ajuda nois!

    ResponderExcluir
  10. Onde há fumaça há fogo...se as investigações são muito paradas....chama-se a POLÍCIA FEDERAL. E olha que quando a FEDERAL quer trabalhar ninguém segura. Tudo é uma questão de tempo e não adianta contratar o MELHOR advogado de UNAÍ, de MINAS GERAIS, do BRASIL que muita coisa está mudando....Se a população está tão insatisfeita com a situação atual, se a coisa está tão feia assim e não for o caso de um processo de impeachment do prefeito, pelo amor dos meus futuros ...bem futuros netinhos, não votem mais nele nem em alguém relacionado ao mesmo partido. Afinal, “me digas com quem andas que te direis quem és”. Pode parecer preconceituoso, mas muitos acreditam que os fins justificam os meios. E eles utilizam DIVERSOS MEIOS. (ASS: A LEITORA)

    ResponderExcluir
  11. Já pensou a FORÇA NACIONAL EM UNAÍ....quem não deve não teme.
    (ASS: A LEITORA)

    ResponderExcluir
  12. SAÚDE DE UNAI...MP QUE NÃO ATUA...BAIÃO DE DOIS...

    Só podemos mudar as coisas mudando de políticos. Não podemos ir contra a maquina se for-mos desprovidos de argumentos. Temos que bater em cima de coisas novas, deixar essa pilantragem morrer com o próprio veneno.

    O Porco ficará vermelho de raiva quando seus opositores apresentarem coisas que a mente dele não consegue.

    Aquele programinha do Radio é a coisa mais chata, mais boba e desprovida de inovação. è sempre a mesma coisa.."fala demais"..é sempre barázinha,barázinha...má que que porra de barázinha véio.

    O povo tá pegando raiva de gaúcho por causa desse cara,com aquela voz chiada igual disco de vinil que nos atazana justamente num sabadão dia da tradicional cervejinha com torresmo.

    A oposição tem que mostrar coisas novas na próxima eleição ,idéias que ajudem a reconstruir nossas esperanças.

    Eu mato quem falar em barázinha pô !!!!!!!

    (zenóbio)

    ResponderExcluir
  13. JUSTIÇA SEJA FEITA:

    ANTÉRIO gastou 08 anos pensando que era alguém; vai ficar uns 08 anos aprendendo que não era ninguém e o resto da vida descobrindo o que Deus
    pode fazer com um NINGUÉM.

    **ZOREIA**....." NA FÉ PURA ".

    ResponderExcluir
  14. Só não pode vir a polícia florestal, porque antes do fim do ano ainda preciso caçar uns parasitas comedores de ovos (Tiús) que ainda vivem por aí, porque do jeito que está não há galináceo que aguente.

    O Caçador de Tiú.

    ResponderExcluir
  15. É amigo Zenóbio!
    Barazinhas e curva dê nívél! ninguem aguenta mais!! Mais nada do Manga se tocar!! Chega logo 2013!

    ResponderExcluir
  16. Zé quero aproveitar o espaço do OPV para responder a um anonimo que citou o meu nome no blog do PG na enquete "temos que ser diferentes", "te digo caro anonimo" que nunca neguei que apoiei o Anterio Mânica, igual a muitos Unaienses que também o fizeram na esperança de ver dias melhores para nosso povo, no entanto não é pelo fato de ter apoiado o Antério e ter participado do seu primeiro governo que fico impedido de dizer o que penso a respeito dessa "alma sebosa" chamada Branquinho, afinal de contas esse cidadão só se tornou vice prefeito porque foi um oportunista e pegou uma "garupa" que qualquer um se tornaria vice, seja ele o para-pedo, Afonsão do garapa, Bilisca etc. Eu apoiei e fiz compromisso foi com o Anterio e não com o Branquinho. O período em que passei na prefeitura pude conhecer de fato o que esse vice prefeito é o que ele é capaz de fazer contra aqueles que não rezam na sua cartilha com chantagens, perseguições e terrosismo psicológico, vindos não diretamente por ele, mas tendo como emissários os seus capachos e puxas sacos. Nunca precisei ficar pendurado em cargo de confiança da prefeitura de Unaí para sobreviver e para alimentar os meus filhos, pelo contrario quando passei pela casa marrom tive um prejuízo financeiro muito grande pois o que eu recebia de remuneração não dava para suprir as minhas necessidades, passada as eleições de 2008 recebi o convite para voltar para o cargo que eu ocupava, me recusei pelos fatos que expus e retornei a Brasilia onde só agora estou conseguindo colocar a minha vida financeira em ordem. Eu poderia igual a tantos me esconder atras do anonimato, colocando a mascara da hipocrisia para expor o meu pensamento nos Blogs do PG e no OPV, mas isso não faz parte do meu comportamento e sempre fui homem suficiente para assumir o que escrevo".

    grande abraço a todos

    Carlos Baromeu

    ResponderExcluir
  17. Zé falando da moralização da politica vejo dois homens integros e honestos o Dr Romualdo que já está sendo muito falado em Unaí outro é o Dr Paulo Gilberto como deputado estadual,esse conhece o legislativo como nimguém. Imaginem esses dois homens um como prefeito e outro como deputado estadual? O que você acha da idéia.

    ResponderExcluir
  18. Amigo anônimo,
    Como pessoas, acredito que os dois são extremamente qualificados para os respectivos cargos citados! Mas sua colocação soa como “Apuração” excessiva de sangue do PMDB. Aos olhos das outras vertentes da oposição pode transparecer ser empáfia do partido em acreditar que só ele tem gente Honesta e capaz. Não é hora pra isso! Ou sua pergunta é ingênua ou maliciosa demais.

    ResponderExcluir
  19. Ou é um baba ovo ou o Branguinho querendo espalhar discórdia na oposição com certeza!

    ResponderExcluir
  20. em tempo....SER HONESTO E INTEGRO não é uma virtude, é a obrigação de qualquer cidadão, embora alguns não conseguem, como no caso dos inquilinos da casa marrom.

    Afirmar nomes não é o momento certo; o centro pensante da oposição sabe quem são seus pré-candidatos e dentre eles serão escolhidos 2 nomes e em cima destes nomes todos os oposicionistas irão dar o sangue. Por enquanto vamos empurrando este resto de ano, mas em Fevereiro de 2012 começa a luta.

    (peres - cafezeicultor, criador de rã e bom marido)

    ResponderExcluir
  21. EM TEMPO.

    SLOGAN MAIS QUE REALISTA: (Gostei desse) Nada de agredir, apenas falar o que destino lhe reserva.

    antério "GASTOU 8 ANOS PENSANDO QUE ERA ALGUÉM;
    VAI FICAR 08 ANOS APRENDENDO QUE NÃO ERA NINGUÉM;
    E O RESTO DA VIDA DESCOBRINDO O QUE DEUS PODE FAZER COM UM NINGUÉM"

    (peres...)

    ResponderExcluir
  22. Agradeço a lembrança do meu nome, mas já adianto que não tenho a menor pretensão de me candidatar a qualquer cargo eletivo, muito menos de deputado estadual. A hora é de serenidade e de bom senso. Já temos um deputado estadual fazendo um grande trabalho por Unaí e pelo Noroeste. E eu sou daqueles que acham que ele deve continuar na Assembleia neste e nos próximos mandatos.

    ResponderExcluir
  23. ZÉ, tem um provérbio chines que diz assim: As más comapnhias são como um mercado de peixes; acaba-se acostumando com o mau cheiro. Unaí ZÉ, Já mais será uma cidade esquecida e com dono, sabe porque? porque a maioria do povo de Unaí são pessoas honestas e trabalhadoras. E nós unaienses se Deus quiser vamos tirar esses peixes que estão querendo apodrecer nossa cidade.

    ResponderExcluir
  24. Quem queria notícias de Rodrigo Rodrigues em atividades do lado ruim da política, é só acessar o link abaixo. Ele entrevistando o vice prefeito... eca....

    http://www.youtube.com/watch?v=zU9azlCukac&feature=player_embedded#!

    Será quanto custou essa matéria???

    ResponderExcluir
  25. Unaí já mais se tornará um cidade esquecida e com dono, sabe porque? José Antonio. É porque essa cidade é construida com maioria de gente honesta e trabalhadora. O homem que se vende recebe sempre mais do que vale. (barão de itarabé)

    ResponderExcluir
  26. Zé Antônio
    Assistindo no Fantástico do dia 06/11 a reportagem sobre os prefeitos da cidade de Traipu(AL) e Curimatá(PI).
    Fiquei pensando: triste sorte a nossa. Em Traipu, o prefeito se elegeu na cadeia. Que coincidência não???? Só que lá em Traipu, para a sorte daquele povo o prefeito está foragido, enquanto aqui o ENCOSTO não desprega de jeito nenhum.
    Eta sorte madrasta!!!!
    ASS: Anônimus Anomalus

    ResponderExcluir
  27. Zé vi uma copia de uma pesquisa circulando na cidade e segundo os cidadãos foi encomendada pelo Deputado Delvito Alves e Toninho Andrade e coloca o pisca praticamente fora do pálio. Peço que verifique a informação com o Deputado porque os assessores deles dizem não esta autorizados a mostrar a pesquisa.

    ResponderExcluir
  28. Amigo anônimo,
    Uma união das vertentes da oposição é o que Unaí precisa!
    Delvito, é, sem dúvidas, o nome mais badalado! Mas, seria uma idiotice achar que ele sobreviveria a um “ataque” da situação com suas propagandas e pessoas compradas!
    Unaí, hoje, Precisa do Delvito, do Zé Inácio, da Dorinha, do PMDB, do PT, do PCdoB, da minha tia, do Paulo Melo e de todos, para nos livrarmos do inferno que vivemos!
    Abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  29. Opa Paulo melo to fora....deixa ele e gelva costa...

    ResponderExcluir
  30. ESTAMOS LONGE DE SER UMA TRAIPU...aqui eles são mais espertos, tanto que, com base na lei já contrataram seu efetivo um ano antes.

    CÓDIGO PENAL BRASILEIRO:

    Aumento de Despesa Total com Pessoal no Último Ano do Mandato ou Legislatura

    Art. 359-G. Ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos Cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura:

    Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.

    Dá até cadeia, mas isso não os preocupa, alguns já a conhecem e sentem saudades. (zenóbio)

    ResponderExcluir
  31. Galera, parece que o julgamento do crime conhecido como chacina de Unaí saí em janeiro. Matéria publicada no portal atento, vejam o link:

    http://www.portalatento.com/noticia/878/chacina-de-unai:-apos-oito-anos,-primeiro-julgamento-sai-em-janeiro

    ResponderExcluir
  32. É....Unaí está mudando...finalmente...para melhor...vamos que vamos...rumo ao PROGRESSO...não ao progresso de poucos, mas ao PROGRESSO DE TODOS OS CIDADÃOS.
    (ASS: A LEITORA)

    ResponderExcluir
  33. A mudança começou no momento que cansamos com tanta falta de rumo para a sociedade. Pensar diferente,no bem comum, no progresso da sociedade é um bem maior.
    Começa-se em pequenas cidades o exemplo a ser dado, nas grandes cidades a exigência é maior e nas grandes entidades o reflexo da cobrança é maior ainda.
    http://www.oab.org.br/Noticia/23056
    (ASS: A LEITORA)

    ResponderExcluir
  34. ao anônimo que falou da pesquisa eu vi uma folha com o jó acessor de Delvito que mostrava uma pesquisa com um monte de informações, mas isso foi a pelo menos uns 30 dias atraz e nela Delvito tinha 42%, branquinho 14%, ze da estrada, 5%, dr. romualdo 4% e Valdivino 2%. Na pesquisa tinha um monte de dados que eu não me lembro, mas lembro que o governo tinha uns 50% de ruim e péssimo, e uns 10% de bom. Também tinha em quem voce nao votaria para prefeito de forma alguma (tipo isso) e branquinho tinha uns 25% eu nção me lembro os dados todos, mas essa pesquisa existe, pelo menos eu vi as na mão de jó motorista do delvito. Tem um monte de outra coisa sobre região, presidente, governo de minas... espero que seja verdade, assim nos vamos tirar esse pisca de unai pra sempre com a sua turma de malas...

    ResponderExcluir
  35. Zé,
    O peres tem razão, podem acreditar.
    A oposição tem consciência e responsabilidade.
    O caminho esta traçado.Só faltam algumas formalidades.
    Unaí sairá por cima com representação forte no estado e federação.terá um nome qualificado e apoiado;E que irá satisfazer a expectativa dos unaienses.Mas é bom que todos da oposição continuem cobrando qualidade, inteligencia, só assim a união se concretiza e fortalece.
    ASS: Anônimus Anomalus, fritando traíras guardadas.

    ResponderExcluir
  36. VEJAM ESSA MATERIA E PENSE COMIGO: PRA MIM ESSE POVO TA ESPERANDO E O GAUCHO PERDER O FORO PREVILEGIADO, COM CERTEZA ELE CAIRA NO JURI POPULAR. KKK
    Chacina de Unaí: Após oito anos, primeiro julgamento sai em janeiro
    Previsão do MPF foi calculada após Supremo mandar agilizar júri

    Por O tempo
    Na época em que uma das mais emblemáticas chacinas de Minas completa oito anos, o julgamento do primeiro suspeito de matar três auditores fiscais do Ministério do Trabalho e um motorista deve finalmente acontecer. Segundo previsão da procuradora Míriam do Rosário Moreira Lima, que acompanhou as investigações da Chacina de Unaí, Rogério Allan Rocha Rios, acusado de ser um dos assassinos, deve ser julgado no início do ano.

    Em janeiro deste ano houve protesto contra demora no processo
    O julgamento deve sair em breve por causa de uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) à 9ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte, onde tramita a ação, para que o marque "o mais depressa possível". Os assassinatos ocorreram em 28 de janeiro de 2004, quando os funcionários do Ministério do Trabalho, que investigavam denúncias de trabalho escravo, foram pegos em uma emboscada em Unaí, no Noroeste do Estado.

    No mesmo texto em que o Supremo ordena que o processo contra o acusado seja agilizado, os ministros negaram mais um habeas corpus a Rios.

    Sem conclusão

    Além de Rios, outros oito homens são acusados do crime que repercutiu em todo o país. Passados quase oito anos, ninguém foi julgado ainda e os quatro supostos mandantes - entre eles Antério Mânica, prefeito de Unaí -, respondem pelo crime em liberdade. Os únicos presos são os cinco homens apontados como os executores dos assassinatos.

    O Ministério Público Federal (MPF) pede que todos os acusados enfrentem o júri popular para que sejam julgados pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e formação de quadrilha. Para o MPF, a demora no julgamento do caso gera descrença na sociedade. "É lamentável, deveria haver outro jeito. As famílias das vítimas precisam de uma resposta", disse a procuradora.

    Os inúmeros recursos impetrados pela defesa dos acusados são os principais responsáveis pela demora na conclusão do caso - até janeiro deste ano já eram 33. "Eles foram usados como manobras para protelar o processo", avaliou Miriam.

    A procuradora acredita que possa haver um novo desmembramento do processo, possibilitando assim a marcação dos outros julgamentos. "Creio que teremos possibilidade jurídica para isso", disse.

    ResponderExcluir
  37. Mantida prisão preventiva de acusado de participar da chacina de Unaí
    25/10/2011 15:27, Por Supremo Tribunal Federal

    Por três votos a um, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (25), manter a prisão preventiva de R.A.R.R., acusado de ser um dos executores de três auditores do Ministério do Trabalho e de um motorista daquele órgão, em Unaí (MG), em janeiro de 2004, episódio este que ficou conhecido como ”chacina de Unaí”.

    A Turma determinou, entretanto, à 9ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte, onde tramita a ação penal contra os oito acusados do crime, que adote todas as providências para marcação, o mais depressa possível, da data de julgamento de R.A.R.R. pelo Tribunal do Júri.

    A decisão foi tomada no julgamento do Habeas Corpus (HC) 109349, relatado pelo ministro Gilmar Mendes. Sob alegação de que R.A.R.R. já cumpre prisão preventiva há 7 anos e 4 meses, sem até hoje ter sido julgado, o que o impede de entrar em contagem de progressão de pena e de cumprir a pena mais perto dos seus familiares, que residem na Bahia (ele está recolhido ao Presídio Nelson Hungria, em Contagem – MG), a defesa alegou constrangimento ilegal e pediu sua soltura imediata.

    Afirmou, também, que a demora no julgamento não vem ocorrendo por culpa da defesa. Ademais, segundo o HC, a sentença de pronúncia, proferida contra o acusado para que seja julgado por Tribunal do Júri, já transitou em julgado há quatro anos e até hoje não houve definição quanto à data para a realização de seu julgamento.

    Decisão
    A maioria dos ministros presentes à sessão de hoje acompanhou o voto do relator, ministro Gilmar Mendes, pela manutenção da prisão preventiva. Segundo ele, o STF tem determinado a soltura de réus em regime de prisão preventiva somente em casos excepcionais, quando o excesso de prazo para julgamento ocorre por inércia do Poder Judiciário e quando fica patente o desprezo estatal pela liberdade do cidadão, ultrapassando qualquer razoabilidade.

    Este não é caso, entretanto, no entendimento do relator e dos ministros Ricardo Lewandowski e Ayres Britto, que o acompanharam, neste processo, qualificado por Mendes como “emblemático” e “complexo”. “Apesar do prazo prolongado de mais de sete anos, não assiste razão à defesa”, afirmou o ministro.

    Ele lembrou que a 9ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Belo Horizonte, onde tramita a ação penal, prolatou a sentença de pronúncia após decorrido menos de um ano da ocorrência do crime. Entretanto, a partir de então, os advogados de defesa dos oito acusados do crime interpuseram uma série de recursos, retardando o andamento processual.

    E, em um habeas corpus impetrado pela defesa de R.A.RR., o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a separação do processo e ordenou à 9ª Vara Federal em Belo Horizonte que marcasse data para imediato julgamento dele. Os autos chegaram à Vara em junho deste ano e, desde então, ela está tomando providências para marcar o julgamento.

    Mas, conforme observou o ministro Ayres Britto em seu voto, a própria defesa de R.A.R.R. se recusou a apresentar o rol de testemunhas para o julgamento. Também em seu voto, disse que há fundado temor de fuga do acusado cujo pedido foi julgado hoje pela Turma.

    O ministro Ayres Britto lembrou, ademais, que os autores do crime “investiram, deliberadamente, no caos, na desordem pública”, inicialmente com ameaças aos fiscais do trabalho e, posteriormente, com o assassinato deles quando se encontravam em pleno exercício profissional.

    Portanto, em seu entendimento, a soltura “seria um dobre de sinos da fiscalização trabalhista na região de Unaí”.

    ResponderExcluir
  38. O MAIS NOVO VENDIDO E O UNAINET O SITE TINHA MUITO TEMPO QUE NAO MOSTRAVA NADA DA PREFEITURA AGORA TA MOSTRANDO ATE NOTICIA VELHA FAÇO UMA SUJESTAO VAMOS BOICOTAR ESSES VENDIDO NAO VAMOS ACESSAR ESSE SITE VENDIDO QUE AGORA DEVERIA CHAMAR VEDIDONET NAO E MESMO

    ResponderExcluir
  39. meu grande zé....feriadão na proa. Ta no jeito de voce vir a Unai e dar uma olhada se ficou como voce deixou...e aproveitar tomar uma gelada na associação ouvindo as lamentações do nosso amigo Indio. hehehehhe **zoreia**

    ResponderExcluir
  40. vendedor do jogo do bicho11 de novembro de 2011 às 10:33

    esse papo de pesquisa agora , nada mais é do que especulação sem fundamento, até porque ainda nem se quer definiu as pre candidaturas. eu particulamente ainda não sei quem são os candidatos de fato. de uma coisa e certa nós precisamos mudar essa corja que esta lá........


    tenhamos juízo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  41. Essa pesquisa não deve ser verdade porque a legislação eleitoral não permite pesquisa antes do periodo eleitoral. Uma pesquiasa tbm não é muito barata pra qualquer um fazer.

    ResponderExcluir
  42. Amigo, **Zoreia**,
    Esse feriadão vou ficar por aqui mesmo! O Ambiente aqui tá menos carregado!
    Mas a net é algo muito bacana! por ela sei que O Unaizão continua o mesmo! E conheço as lamentações do Índio, pois também são lamentações minhas! Abraço Pra turma e Bom Feriado a todos! Um dia Unaí se libertará! Aí os feriadões serão muito mais alegres no Vale do Rio Preto!

    ResponderExcluir
  43. O UNAINET e o INTERESSANTE.

    O Zénet é neto de Getulio Vargas tem sangue de Estadista. Será que ele mudou de rumo ?

    O JORNAL INTERESSANTE tem publicado umas matérias (ultima edição) prá lá de pagas..

    SERA QUE É A CRISE NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO....ou porque ta chegando o NATAL, FIM DE ANO...e eles tbém querem comer um "piruzinho"..(mais que merecido rss)

    Branquinho tá prometendo muita coisa ao povo, é porque o povo, se ele não cumprir, deixa pra lá, já estavam acostumado comer farinha e irão continuar....mas a pior pessoa pra se prometer alguma coisa é o Stallone. Porque o Stallone Cobra. // ki-dó//

    ResponderExcluir
  44. Estava eu tentando achar a diferença entre a CASA MARROM E UM MOTEL...não consegui.

    NAS DUAS CASAS, TODAS AS PESSOAS QUE ENTRAM LÁ, ENTRAM HUMILDES E SAEM METIDAS.

    (Peres - cafezeicultor e bebum nos feriadão)

    ResponderExcluir
  45. Ze Antonio comentando o seu editorial quais sao os poderes que existem em Unai venho fazer a seguinte observacao o poder que prevalece em Unai ha mais ou menos 40anos,e o poder da corrupcao esta e a bandeira dos politicos de Unai;Melhor definindo um lado e o outro,e para ser mais claro ainda a porcada gorda que esta no poder e a porcada magra que esta louca para voltar ao poder.Sou estudante universitario tenho acompanhado o seu blog reconhecendo em voce um jovem inteligente com sede de justica e moralizacao da nossa Unai porem vejo que voce e seus pares de cometarios neste respeitado blog estao perdidos,as liderancaos que voces defendem sao as mesmas que estiveram no poder por 3 ou 4 mandatos,cada qual mais vergonhoso,com base na analise feita por mim baseada nos comentarios do seu blog,esses comentarios vieram consolidar mais a minha decisao de em nao apoiar nenhuma dessas quadrilhas,nem de um lado nem do outro.
    Decidi apoiar o PSOL que lancara a candidatura de Jeova Costa a prefeito de Unai,procurei conhecer a trajetoria e vida desse senhor procurei saber tambem o seu projeto para Unai;e um projeto desenvolvimentista com justica social e moralizacao da coisa publica.

    ResponderExcluir
  46. Esqueci de assinar o comentário acima! sou eu o próprio Jeová Costa! Não tenho ninguem pra se lembrar de mim e me elogiar então entro anônimo lembro que eu existo e me elogio! Tipo o que o Calixto fazia até estes dias!

    ResponderExcluir
  47. Parabéns pela sinceridade e objetividade na sua apresentação Jeova Costa. Espero que sua campanha e a dos novos candidatos sejam em benefício da cidade. Que vocês façam uma campanha honesta. Não precisa ter muito recurso em campanha, é necesssário projeto, planejamento e iniciativa para fazer de UNAÍ uma cidade melhor. Não é necessário investir muito em marketing, cidade do interior todos se conhecem, não precisa ser dono de rádio ou de emissora de televisão. ELEITOR ESPERTO SABERÁ ANALISAR AS INFORMAÇÕES E VAI ATRÁS DAQUELAS QUE SÃO ESCONDIDAS OU DETURPADAS.
    A JUVENTUDE de UNAÍ deveria se organizar para discutir a situação da cidade. Vejo que muitos jovens dessa cidade gostam de festas. Reúnam-se em festas e comecem a discutir o perfil de cada candidato. O DEBATE EM FESTA FICA ATÉ MAIS ANIMADO. Juventude de UNAí pensem no FUTURO de vocês! PENSEM NA UNIVERSIDADE DE VOCÊS! Sejam Graduados, mas o emprego dependerá do desenvolvimento da cidade. CIDADE FALIDA NÃO GERA EMPREGO, NÃO CRIA EMPRESA E MUITO MENOS MAIS CARGOS NO SERVIÇO PÚBLICO.
    MAIS EDUCAÇÃO É MAIS EMPREGO E MAIS SAÚDE PARA A POPULAÇÃO.
    POR FIM, SEJAM BEM VINDOS A NOVA UNAÍ.

    ResponderExcluir
  48. O comentário anterior é meu. (ASS: A LEITORA)

    ResponderExcluir
  49. é...bons tempos aquele da pirataria, a gente comia os piratas e ainda palitava os dentes com suas pernas de pau. (um jacaré falando ao outro)

    Tai uma coisa que nos faz lembrar a auto promoção e Jeová não esta errado em escrever o texto acima, é idéia dele e de Paulo Melo surripiar o poder até então ligado aos ancestrais políticos dos que querem entrar na base do Custe o que Custar na casa marrom.

    Se Jeová um bom nome ou não, esta no direito dele de colocar o nome a apreciação, tal como Bilisca, Crescêncio, Calixto entre tantos. Isso é Democracia.

    Quisera eu e muitos anonimos terem a coragem de colocar o nome a apreciação. Ser político é um estado, sobre tudo de coragem.

    Tomara que tenhamos 50 nomes a apreciação.

    (zenóbio)

    ResponderExcluir
  50. Prezado anônimo, me permita discordar de você. Em Unaí costuma-se dizer que é terra de ninguém. Quando é que vc viu nossa sociedade organizada ou se organizar?? Um cidade que as diversas classes que existem, são apenas, factoides. Jovens discutir processo político e melhorias para cidade, quando? E ainda em festas?? Aqui as pessoas só pensam em seu próprio umbigo.

    Nossa cidade tem filho com muitos pais, e filhos que ninguém quer, ou faz questão de dizer que não é seu, e para isto, aparecem em jornais dizendo: “este é meu filho, ou, este não é meu filho”. São os filhos da política, filhos da picaretagem e do interesse próprio.

    Os motivos podem variar de um ano para outro, mas os personagens desta zorra total são sempre os mesmos. Não existe classe organizada em Unaí, e me desculpem os otimistas, nunca vai existir. Porque as pessoas tem medo de mostrar a cara e lutar pelos seus direitos por medo de perder algo.

    Vá em qualquer comércio da cidade, mercearias, bares, lojas, o que se vê é um povo amedrontado, não manifesta com medo de perder clientes ou afetar o seu comercio. As pessoas só importam com seu umbigo.

    Vá e convide qualquer um desses comerciantes para ir em uma reunião política. Se for algum ou é milagre ou é porque tem algum benefício pra ele. Eles não querem discutir benefícios para cidade de forma coletiva, só pensa do seu comercio e pronto.

    Um dos principais motivos de nosso Município estar atrasado politicamente, é o Amadorismo Político aqui instalado desde sua emancipação até a gestão atual. O povo só vota em candidatos que são de fora, os nascidos aqui e que amam a cidade de verdade só levam chumbo. Pode analisar que os políticos daqui a maioria são de fora, não são nascidos aqui. Tão, Adélio, Zé Braz, Delvito, Antério, Branquinho, etc... o que esperar disso???????

    Parte desse amadorismo político começa por nós mesmos a partir do momento em que votamos irresponsavelmente e não fiscalizamos como deveria aqueles que foram eleitos.

    A maioria das pessoas acaba votando naquele candidato que lhe é mais conhecido ou amigo ou vende seu voto e não aquele que realmente está preparado para administrar o Município. Isso é sinal de que não existe interesse COLETIVO e sim pessoal.

    Devemos lembrar que nem sempre aquele que é um bom amigo ou uma pessoa simpática vai ser um bom político.
    Outra coisa que acontece dentro desse amadorismo na forma de se fazer política, é a escolha da equipe administrativa. Os políticos deveriam escolher suas equipes de acordo com o conhecimento especifico para o cargo que vai ocupar, porém isso não acontece.
    As equipes são escolhidas de acordo com a ajuda que determinada pessoa deu na campanha e a coligações obscuras feitas pelas costas do povo.

    E até quando esse amadorismo político vai ficar?? Sei que precisamos mudar é a mentalidade e forma de se pensar do povo e ai sim pode começar a surgir uma esperança para uma futura e brilhante gestão, com responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão participativa.

    ResponderExcluir
  51. Vamos analisar o que significa sociedade. Nós vivemos em sociedade, querendo ou não, compartilhamos de interesses e preocupações mútuas. Não dá para viver sozinho! Dependemos uns dos outros! Você citou que muitos comerciantes não possuem interesse político, é uma opção deles, mas o voto deles é secreto como de qualquer outra pessoa. O VOTO É SECRETO E É A MELHOR ARMA DA POPULAÇÃO!
    Vamos desde o início, desde a infância, adolescência, fase adulta....ao encontrar um objeto, você o devolve...nem que seja um celular, você o desbloqueia ou liga para a pessoa e devolve o aparelho por mais simples que seja ...no namoro você é fiel ....melhor no casamento é um bom esposo, honra a sua família....você consegue olhar os seus filhos e dizer QUE É um homem honesto a ponto de ser um exemplo....ou pelo menos tenta por mais que a sociedade o intitula de ´ ingênuo ´ . Ninguém disse que ser honesto e honrado seria fácil. Digo tudo isso no masculino, mas se enquadra hoje para as mulheres também, muitas não sabem honrar a família....
    A política é mais que o voto é a nossa vida, o que é ser político?! É uma arte ou ciência de Governo muito vinculada ao PODER. Só que muitos acreditam que esse PODER é eterno, na verdade, a política é uma missão, honrar com o que foi prometido não é fácil devido a vários empecilhos. O político deveria ter a decência de olhar os eleitores e falar que fez ou não fez determinado ato e dar as explicações...e fazer o que é DEVIDO para contornar os IMPREVISTOS, mas sem, JAMAIS, NUNCA PREJUDICAR A POPULAÇÃO.
    EU SINTO MUITA VERGONHA....porque pessoas nas quais pensamos que sejam honradas, que temos orgulho, ADMIRAMOS e acreditamos que sejam exemplos...nos decepcionam. HOJE SINTO VERGONHA DA CORRUPÇÃO! CORRUPÇÃO EM TODOS OS SENTIDOS!
    A MORALIZAÇÃO política está em todo lugar, pode ser em uma conversa na Igreja, na escola, no trabalho, no bar, na festa, na mesa de jantar em casa, vendo a NOVELA, jogando futebol....O que não podemos, é deixar de ACREDITAR na CAPACIDADE das pessoas de PENSAREM.
    MAS COMO LIDAR COM AS INCERTEZAS DA VIDA? NÃO TEMOS CERTEZA DE NADA!!!! DEVEMOS APRENDER A CONFIAR NAS PESSOAS, POR MAIS SIMPLES QUE ELAS SEJAM...SEM INSTRUÇÃO...SEM POSSES....SEM BELEZA....SEM DINHEIRO....SEM FAMÍLIA...MAS COM GRANDEZA DE CARÁTER...CARÁTER NÃO SE COMPRA, NÃO HÁ MAQUIAGEM, BARBEIRO, JOIA QUE FAÇA UMA PESSOA TER CARÁTER....SOMENTE A EDUCAÇÃO FAZ O CARÁTER.
    Quando falo de EDUCAÇÃO, não confundam com etiqueta, falo sobre entender um texto, compreender as entrelinhas, analisar as pessoas, melhorar o convívio em sociedade. Claro que etiqueta ajuda, mas não é fundamental. Confiem nas pessoas de UNAÍ, nas de CARÁTER.
    O MEDO que foi mencionado, o medo de perder algo significa que a sociedade de UNAÍ não se apóia....Vou dar um exemplo, quando o PROFESSOR faz greve muitos reclamam, muitos pensam no PRÓPRIO UMBIGO e falam ´meu filho vai perder o ano´, mas se os próprios pais apoiassem a greve dos professores observariam que a SOCIEDADE teria uma EDUCAÇÃO melhor, A QUALIDADE SERIA MUITO MELHOR que a de qualquer escola particular. TEMOS EXCELENTES PROFESSORES NO ENSINO PÚBLICO!!! MUITOS COM MESTRADO, DOUTORADO...MAS NINGUÉM SABE.
    OS POLÍTICOS NÃO QUEREM ENSINO DE QUALIDADE! Mas a população AINDA não entendeu isso! SINTO VERGONHA DA CORRUPÇÃO, MAS NÃO SINTO VERGONHA DE SER BRASILEIRA NEM DE SER PROFESSORA!!!
    Quando convoco os JOVENS é porque ACREDITO neles, ACREDITO TAMBÉM NA VELHA GUARDA DE UNAÍ...com todo respeito, mas os jovens de hoje estão muito ALIENADOS. NINGUÉM DISSE QUE VIVER , ESTUDAR, TRABALHAR , CASAR, TER FILHOS SERIA FÁCIL mas o ESFORÇO NÃO TEM PREÇO.....VALE A PENA CADA SEGUNDO...É MUITO GRATIFICANTE. CADA VITÓRIA NA VIDA CONQUISTADA COM HONRA, COM TRABALHO, COM ALEGRIA E, principalmente, com AMOR e perto das pessoas que VOCÊ AMA NÃO TEM PREÇO.
    AMIGO ANONIMO NÃO DESANIME, as pessoas de UNAÍ são CAPAZES de reverter a SITUAÇÃO....nem começamos o JOGO...estamos nos AQUECENDO...quando CHEGAR OS 45 do segundo tempo ESPERO que você esteja muito FELIZ com a NOVA UNAÍ... (ASS:A LEITORA)

    ResponderExcluir
  52. Olá Zé Antonio o que o GEOVA COSTA tem a maioria dos politicos de Unaí com raras execões não tem, que é carater, honestidade e credibilidade e pode sim ser um Grande prefeito de Unaí.

    ResponderExcluir
  53. Agora eu não entendi!! O que eu tenho haver com essa estória de Jeová Costa??

    ResponderExcluir