BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Os estereótipos, o humor e as ofensas entre os povos de diferentes nações



Há alguns dias atrás eu estava totalmente indignado com as declarações de um ator estadunidense (dos Estados Unidos) que esteve fazendo um desses filmes de péssima qualidade aqui no Brasil. O canalha foi muito bem recebido por aqui, e na volta ao seu país, quando foi dar uma entrevista sobre o filme, o referido cidadão tentou ser engraçado, e para isso “desceu o cacete” no Brasil e nos Brasileiros, com frases do tipo: “no Brasil é bom, pois nós podemos destruir tudo, explodir um prédio e eles nos irão agradecer e nos dar um macaco de presente”.

Me irritei muito com isso e resolvi fazer uma pesquisa na internet para saber como os estrangeiros nos vêem. Entrei, no sítio de busca, com as palavras piadas sobre brasileiros, e me indignei mais ainda ao saber que existem milhares de piadas falando mal do Brasil e dos brasileiros. São piadas feitas por franceses, alemães, italianos, holandeses e por aí vai, mostrando que eles têm uma imagem de que o Brasil é um país de prostitutas, malandros, corruptos e preguiçosos.

Já estava me sentindo estar fazendo parte da população mais injustiçada do mundo, quando resolvi ver o que os Brasileiros fazem de piadas com outros paises. Qual não foi a minha surpresa, não bastasse as piadas corrente entre os cidadãos comuns, ao ver que algumas figuras como a atriz Maitê Proença fez uma matérias totalmente desrespeitosa em pleno Portugal dizendo coisas absurdas sobre nossos irmãos “portugas” (http://www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf?id=1254928), matéria esta que gerou uma revolta generalizada entre nossos patrícios e acabou obrigando um pedido de desculpas, que não encobre nada, da referida atriz.

Outra “bomba” que encontrei. O programa de esportes da TV por assinatura SPORTV da Rede Globo, fez uma matérias totalmente infeliz, preconceituosa e canalha sobre nossos vizinhos paraguaios (http://esquerdopata.blogspot.com/2010/07/jornalistas-imbecis-da-sportv-ofendem-o.html) o que provocou a revolta do povo daquele país e obrigou a referida emissora de TV a fazer-lhes um pedido formal de desculpas, o que também não resolve, pois o estrago está feito.

Depois disso eu descobri que palhaçadas (no sentido pejorativo da palavra), xenofobias, preconceitos, intolerâncias, sentimentos imbecis de superioridades também existe entre nós brasileiros, e o pior, em pessoas formadoras de opinião e que estão freqüentemente na mídia. É isso.. (Autor: José Antonio Alves Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário