BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Rabo Fino a região futurista de Unaí


Eu sabia que a região do Córrego Rabo Fino, onde eu Nasci e fui criado até os meus 23 anos de Idade, era uma região a frente do seu tempo em Unai-MG (risos).

Tudo começou com o inigualável Frei Cecílio que tinha uma visão de futuro espetacular, e por sorte daquela região adorava o campo, as inovações e adorava também a chamada chácara dos padres, que fica as margens do referido córrego. Foi o dito religioso que, com seu jeito simpático e agregador, levou as novas tecnologias para aquela chácara e convenceu os fazendeiros visinhos a obter, usufruir e trabalhar com estas novas tecnologias também.

Frei Cecílio era holandês de nascimento e unaiense de coração. Foi ele que ajudou a levar primeiro para aquelas bandas a energia elétrica, os sistemas de irrigação ( na época eu duvidei da idéia de fazer pamonha no mês de junho) a ordenha mecânica e muitas outras inovações. Devo informar, não foi o primeiro a levar o trator, esta audácia quem teve foi meu tio Criolo (não sei o verdadeiro nome do cara) antes mesmo de frei Cecílio desembarcar por aquelas bandas.


Agora o que vejo acontecer naquela região é o projeto _Unai rio das águas escuras_ (http://www.aama.org.br/conteudo/ler_cont.php?id=74) projeto que está sendo executado naquela região, patrocinado pela Petrobras e acolhido muito bem pelos moradores daquela região. O projeto consiste, entre outras coisas que podem ser pesquisadas na internet, em cercar as margens dos córregos 15 metros de cada lado e reflorestar este local e revitalizar nascentes.

É isso aí, um dia, ainda, vai ser criada a Universidade Federal do Rabo Fino. A região merece. He-he-he.

Eu espero que o inerte prefeito Manica/Branquinho não venha querer dizer que ajudou no projeto, isso a região não merece.

3 comentários:

  1. Sr. Zé Antônio, (Zé agora tá na moda)
    Se você fosse prefeito de sua cidade e fosse também um grande plantador de feijão, como vc preferiria ser chamado: de "plantador de feijão" ou de "inerte prefeito fulano de tal?" Eu ficaria com o primeiro.

    Cheguei ao seu Blog através do UNAIPARATODOS e lá o Geni está sendo repreendido por se referir ao seus prefeito de Plantador defeijão. Afinal, onde fica este tal de rabo fino? é a continuidade da parte grossa?

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Pedro, eu não sou tão imparcial como o Geni. Eu abomino a forma de administrar do prefeito e de seu vice, abomino o grande gasto com marketing em detrimento ao gasto com coisas úteis para a população, a quantidade enorme de cargos de confiança, a enganação e tudo mais. Confesso-te, eu votei no tal prefeito quando ele estava preso, porque acreditava que ele seria um divisor de águas na história de Unaí. Não foi, é horroroso como administrador público e tem um ditador ao seu lado. Isso são minha opinião e meu ponto de vista. Quem quiser discordar esteja à vontade, pode me mandar até uma matéria que eu publico (jantoniounai@bol.com.br). Quanto a ele ser chamado de plantador de feijão, confesso, não vejo onde está a ofensa. Quanto ao Rabo Fino, fica a 10 km de Unai, indo pela rodovia Unai-Buritis você entra na estrada que vai para o Boqueirão, o primeiro córrego é o dito, alguns chamam a região de pico (acho que é vergonha do nome) eu chamo de Rabo Fino mesmo, não vejo nenhum problema no nome. Obrigado pela visita, o espaço é nosso.

    ResponderExcluir
  3. sou neto de bele e dona nega que viverão naquela chacara cinto muitas saudades quando via meu vo levantar as 4 da manhã para tirar leite de depois do falecimentos da minha vo nunca mais fui lar meu vo mudou para cidade como era bom aquele tempo

    ResponderExcluir