BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



terça-feira, 31 de agosto de 2010

Os mosquitos estão tranquilos em Unaí




Estranha a trégua que está sendo dada para o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana (Aedes Aegypti) e para o mosquito transmissor da leishmaniose (mosquito palha) em Unaí. Visto que a cidade foi a sexta cidade com maior numero de notificações de caso de dengue em Minas Gerais, com 2716 casos notificado, atrás apenas de Belo Horizonte, Montes claros, Betim, Contagem e Carangola ( é claro que o número foi bem maior, uma vez que muitos infectados não procuraram atendimento médico porque os postos de saúde estavam lotados; eu, sem nenhum orgulho, me incluo na lista dos que pegaram a doença e não foram atendidos por um médico) Ouve também nos últimos 5 anos mais de 110 casos de leishmaniose com, no mínimo, três óbitos na cidade (dados SES-MG).

É estranho e triste como a Prefeitura de Unaí só executa as campanhas orquestradas pelo governo estadual ou federal e não tem proatividade para prever uma situação e agir antes que ela aconteça. Todos sabem que, quando as chuvas chegarem, vamos ter uma nova epidemia de dengue, pois os lotes estão sujos, as áreas sem edificações estão sujas e tudo está propício para o mosquito da dengue. E ninguém vê mutirões de limpeza, conscientização de pessoas e nada sendo feito preventivamente para quando as chuvas chegarem.

Outro caso, mais preocupante ainda, é a leishmaniose. O recolhimento de cachorros sem donos está até funcionando. A limpeza das áreas está horrorosa; Mas, o que eu vejo, principalmente nos bairros Cana Brava, Dom Bosco, Floresta e Primavera são muitos cães suspeitos de estarem contaminados, que seus donos não sabem ou fingem não saberem que eles podem estar com a doença. E aí está o grande perigo.



(Sintomas do cão com leishmaniose - Feridas na pele difíceis de cicatrizar, no focinho e nas pontas das orelhas, crescimento das unhas, emagrecimento, fadiga, prostração, febre e anemia. Em casos avançados, pode comprometer os rins.).

O governo municipal gasta muito dinheiro com publicidade e não vejo uma conscientização da população sobre o risco de ter um cão contaminado em casa.

O caso do cão contaminado, que tem dono, é complicado e precisa de muita informação e conscientização, porque tem uma lei antiga que obriga a eutanásia deste animal, e tem a portaria interministerial 1426/2008 que proíbe o tratamento deste cachorro contaminado. E é muito difícil para o cidadão entregar o amigo cão para ser morto.

O que o dono do cão tem que ter em mente é que, todos sabem que é uma ação difícil deixar matar o seu animal amigo. Mas, infelizmente o cão vai morrer de qualquer jeito com a doença, e de forma lenta e sofrida. Hoje a eutanásia de cães, mesmo executada pelo estado, não é mais a brutalidade que existia antigamente de matar na câmara de gás. Hoje o cão é sacrificado com uma dose de anestesia geral (geralmente o thiopental) para que o cão não sinta nada, e uma dose de medicamento que paralisara o coração do animal (geralmente o (KCL) cloreto de potássio). É evidente que não é uma coisa natural paro o dono, mais infelizmente tem que ser feito.

O que se espera do governo municipal e que acabe com o sossego desses dois tipos de mosquitos e conscientize a população.

7 comentários:

  1. A carrocinha está na oficina. Os vira latas estão em festa.

    ResponderExcluir
  2. Então a coisa está mais grave do que eu pensava.

    ResponderExcluir
  3. GALERA, A CULPA NÃO É DOS CACHORROS, É DA IMUNDICIE DE SUJEIRA QUE ESTÁ A CIDADE QUE PLRIFERA O TAL MOSQUITO E ESSE MOSQUITO PICA OS CACHOROS

    ResponderExcluir
  4. já existe a vacina para cães contra a leishimaniose.

    ResponderExcluir
  5. bom, eu sei que existe a vacina profilática (preventiva) para ser aplicada em cães saldáveis. leishimuni ou leish-tec os nomes das ditas. sobre vacina para cães contaminados, se tem, eu nunca ouvi falar. consutarei um veterinário para ter certeza e posto aqui.

    ResponderExcluir
  6. Não existe vacina, pois há três fases pelas quais a criação da vacina deve passar, e o laboratório que iniciou a fabricação estacionou na fase 2. Se venderem vacinas por aí, mesmo em pet shops, estarão vendendo placebo, que podem trazer efeitos colaterais. O mais importante é que não apenas cães são portadores do protozoário; também humanos e outros animais podem ser portadores (não transmissores). O transmissor é o mosquito-palha, que se estiver contaminado e picar alguém, irá contaminá-lo. Só ocorre a transmissão por picada de mosquito que estava contaminado ou picou alguém ou animal contaminado. Há tratamento com remédios humanos; dane-se portaria de MS e coisa e tal, porque neste país medíocre querem resolver as coisas da maneira mais fácil: matando (já deixam morrer gente em hospitais, imaginem pobres animais - que na verdade são tão vetores quanto os homens, e nada a ver com transmissores). Então, pense bem antes de tomar atitudes drásticas. Além de tudo, a doença do carrapato e leptospirose podem ser confundidas com a leishmaniose. Com um (des)governo desse que se vê neste país, cheio de ignorantes por opção, não é de se espantar quando, daqui a mais uns meses, "lançarem" um remédio da Roche (!) com o pretexto de que é o único que serve para o caso (tanto quanto fizeram crer quanto ao Tamiflu, que podia ser substituído com doses regulares - não exageradas! - de chá de erva-doce!). Pensem, raciocinem, vão atrás. Não acreditem no que vem do governo, pois são mentirosos e manipuladores sem medidas!

    ResponderExcluir
  7. A culpa é da prefeitura... a cidade esta cada vez mais suja, parece que os trabalhadores trabalham desmotivados... a cidade esta imunda de pernilongos, insentos, o corguinho esta ajudando mto pra isso, Unai parece mais uma cidade abandonada, a saúde ta um horror, o P.A parece mais um cemiterio... mais isso é tdo culpa do povo os que o elegeram hj são os que mais sofre com descaso, são as pessoas mais carentes.
    Na epoca de Sr Jose Braz ele acabou com os pernilongos, as consultas eram marcadas por fone, eu msm ja marquei varias vezes... hj vc tem que esperar mes pra ser atendidas nos postos, nem se fala o P.A que é um pronto atendimento, as pessoas além de chegar mal e não serem atendidas, ficarem o dia todo com fome esperando , ainda são maltradas, pq as pessoas não tem a gentileza nem de aproximar e tentar ajudar, apesar da pouco estrutura, o medico de plantão fica em casa ou em plantão em outros hospitais particulares, só tem um medico de plantão aos finais de semana, atende seus pacientes e vão embora e só volta de manha pra dar alta.É esse o prefeito do povão de tantas promessas e o melhor prefeito dos podres ja teve. Ass: A.G.A

    ResponderExcluir