BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



sábado, 22 de janeiro de 2011

O sistema público de saúde do faz-de-conta em Unaí.

(charge retirado do blog:professorandregeografia.blogspot.com)

(resolvi mudar a data dessa pastagem porque achei pertinente com o tema do óbto do garoto ofendido por escorpião)

Os governos estaduais, em geral, usam a mesma artimanha para passarem a responsabilidade da prestação dos serviços públicos de saúde para os municípios. Eles exploram a ânsia que os governos municipais têm por inaugurar obras e serviços, e assim construírem um saldo político positivo. Então estes governos estaduais , aproveitando-se desta ânsia, financiam estas obras e serviços e deixam a responsabilidade da manutenção e dos encargos com pessoal, que é o que despenderá mais recursos, e por mais tempo, nas mãos (ou nos cofres) das Prefeituras.

Porém, em Unaí, isto parece mais gritante ainda. O Governo Estadual criou a regionalização da saúde no estado, os dirigentes do município de Unaí, no desespero por notoriedade se dispuseram logo a oferecerem-se para que o Município fosse referência da microrregião do noroeste, o que foi aceito pelo Estado. Então Unaí é, hoje, referência para 13 municípios vizinhos, ou seja, é obrigado a atender a população destas cidades. Já o Município de Paracatu inteligentemente ou por sorte não ganhou o tal posto.

Algumas pessoas mais desavisadas podem achar que isso é bom, pois virão mais recursos para a saúde do Município. Porém é preciso lembrar que as outras regiões de Minas, para prestar estes serviços de saúde, contam com hospitais universitários, que têm mais de uma fonte de financiamento, contam com hospitais da FHEMIG (Fundação Hospitalar de Minas Gerais) financiados pelo Governo estaduais e contam também com hospitais filantrópicos ou santas casas, que são infinitamente mais fáceis de serem costeados por poderem ter receitas outras como: planos de saúde próprios, clientes particulares, podem contar com mais doações e outras coisas que ajudam a cobrir a déficits existentes entre o que é gasto e o que é repassado pelo SUS nos procedimentos cobertos por este sistema. Além de menos burocráticos de serem administrados.

Aqui na região não existe nem hospitais universitários, nem hospitais da FHEMIG e nem Hospitais Filantrópicos. A solução encontrada foi criar o hospital municipal que é de administração burocrática e de cara manutenção. Porém o governo de Unaí apressou-se em aceitar a verba para construir este hospital municipal, mesmo antes de ver com a sociedade a possibilidade de construção de um hospital filantrópico, onde a prefeitura poderia fazer doações para o mesmo. E o dito Terceiro Setor se encarregaria de administrar o tal hospital. Isso tudo, acredito eu, porque a construção de um hospital municipal daria mais votos. Consequência: como pode ser visto no sitio do Cadastro Nacional de estabelecimentos de saúde (CNES) o referido hospital nem equipes profissionais têm cadastrado. E, portanto tem pouquíssima produtividade.

Mas a coisa não acabou com a construção. O governo estadual, através de convênios, frequentemente manda verbas para construção de alas no hospital e o governo municipal continua aceitando. Por exemplo, tem toda uma estrutura física e maquinários de uma UTI neonatal no Hospital Municipal de Unaí há cinco anos e esta nunca funcionou.

Daí o que acontece? Acontece que o Hospital Municipal de Unai, é um hospital referencia para a microrregião. Deveria resolver todos os problemas de saúde de média complexidade desta população. E isto evidentemente não se realiza. O hospital tem apenas 40 leitos (para ter um parâmetro: o hospital de Paracatu tem bem mais do que isso e está construindo uma capacidade para mais 80 leitos) destes quarenta leitos mais da metade é usado para a obstetrícia, apenas para gravidez de risco habitual (contrario do alto risco). E como já dito não existe equipe médica para o hospital e são realizados apenas procedimentos simplórios.

Nisso acontece o faz-de-conta: O hospital recebe verbas do governo estadual através do Programa PRO_HOSP para o reaparelhamento, obras de reformas, custeio de materiais e medicamentos entre outros. Em troca o Governo Estadual exige a manutenção de taxas e índices predefinidos.

Então o hospital fica constantemente sendo maqueado e consegue manter as taxas dentro do limite, uma vez que não realiza quase nenhum procedimento, e o número de leitos é muito pequeno. Nisso a taxa de infecção hospitalar é baixa, pois são poucas pessoas internadas e poucas intervenções feitas, a rotatividade é alta, pois só os problemas simples são revolvidos, a taxa de mortalidade e pequena, pois não se atende doentes graves e por aí vai. A maioria dos pacientes é encaminhada para Brasília.

O estado finge que o problema está sendo resolvido, pois os pacientes não são encaminhados para Patos de Minas, como deveria ser. Devido a referida cidade ficar muito longe de Unaí, e Brasília estar mais perto. O Governo Municipal finge que tem um hospital que está resolvendo o problema da população. O que não é verdade, pois os serviços hospitalares no municipio são quase inexistentes. O paciente não tem seu problema resolvido mais os administradores têm boas noticias para contar.

Enquanto isso a população que não consegue ser atendida em Brasília continua enchendo o Pronto Atendimento. Não tendo seus Problemas resolvidos, como quase sempre, eles reclamam, e o Governo Municipal diz que a Saúde Pública do município é boa, o povo é que não sabe onde procurar atendimento.

É de se imaginar onde eles querem que se procure o atendimento: Em Brasília. Um ônibus cheio vai e umas dez viagens de ambulância por dia são feitas para a Capital Federal. E o governo de Minas e o Governo municipal de Unaí ainda fazem uma bela propaganda com o hotel disfarçado de Hospital Municipal de Unai.

Autor: José Antônio Alves Almeida.

17 comentários:

  1. Caro JA3,
    Esta é a relevância que esperamos de seu blog. Seu post toca num assunto que poucos têm condições de aprofundar e cabendo a eles apenas as críticas superficiais. Vc conhece o problema por formação e, creio, também por interesse social.

    Gostaria de tirar uma dúvida com você:
    - pelas informações que disponho, o hospital municipal de Unaí é uma fundação. Ou não?
    - em caso afirmativo, abre-se outras formas de financiamento, concorda?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Geni.
    respondendo a sua pergunta.
    O Hospital Municipal de Unai nem unidade orçamentária é. Ele é simplesmente uma unidade administrativa da Prefeitura. A grosso modo, uma simples repartição da Prefeitura.
    Surgiu, uma vez, a idéia de torná-lo uma fundação, mais não deu em nada.
    Eu vejo pouca vontade ou falta de “perícia” por parte dos políticos em dar independência, eficácia, eficiciência e efetividade àquela instituição, acredito que até o Governo de Brasília teria interesse em ajudar a financiar o dito hospital.
    Mas infelizmente, EU ACHO que estão mais preocupados em maquiagens e propagandas do que em dar um atendimento de qualidade e com resolutividade para a população.

    ResponderExcluir
  3. Caro JA3,
    Em 2008 fui candidato a Vice na chapa do Valdivino, dentro PT elaboramos algumas propostas para a montagem do programa de governo. Dentre estas propostas preliminares está uma para a saude.

    gostaria de enviá-la a ti para uma olhada e críticas. Se elas foram utilizadas? imaginem. Se aceitar, te mando pelo seu email.
    Grato.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Geni,
    pode enviar. Analizarei com todo gosto e te retorno.

    ResponderExcluir
  5. Zé Almeida, my brother.
    Ouvi dizer que existe uma máfia dos médicos que não deixa a saúde de Unaí prosperar. Isso é vero?

    ResponderExcluir
  6. Salve, amigo Edgar! Eu vejo que a classe médica de Unaí é uma classe de profissionais como qualquer outra. Evidentemente com suas peculiaridades, uma vez que é formada por profissionais muito qualificados e a procura por estes é bem maior que a quantidade existente deles. Isso evidentemente fortalece muito a categoria na hora das negociações. E é comum que eles exijam melhores salários, melhores condições de trabalho, menores períodos de dedicação. Mas isso acontece em qualquer classe profissional aonde a demanda é maior que a oferta. Veja você o caso dos pedreiros em Brasília. Ouve um “bum” na quantidade de construções em Brasilia e começou a faltar profissionais para as obras. Conseqüência: o valor do dia de trabalho do pedreiro aumentou mais de 30% e hoje eles podem escolher onde querem trabalhar e podem exigir mais. Eu acho isso normal. Não pode é um cidadão assumir a chefia do executivo de uma cidade e achar que vai colocar funcionário trabalhando na marra e no chicote, xingar médico de vagabundo e achar que isso vai resolver o problema da falta de atendimento médico na cidade. Obs: existem canalhas na classe médica, como existem canalhas em qualquer classe profissional. É isso.

    ResponderExcluir
  7. Ótima abordagem, muito instrutiva. Faltou apenas citar as consequ~encias do faz-de-conta: perda de vidas.

    ResponderExcluir
  8. Nobre Roberto.
    Perda de vidas, humilhação, desumanidade, agonia, sofrimento, desespero, insegurança, terror, embrutecimento, desilusão, falta de dignidade, falta de respeito e dor. Os mais diversos e insuportáveis tipos de dor.

    ResponderExcluir
  9. EM UNAÍ ACONTECE COISAS ABSURDAS QUE DEIXAM OS CIDADÃOS UNAIENSES INDIGNADOS.
    UM SERVIDOR QUE PRESTA SERVIÇOS À GERÊNCIA REGIONAL DE UNAÍ O S.R AMADOR DE ARÊDA VASCONCELOS,QUE DIZ SER SUPERVISOR DE ENDEMÍAS
    VIVE INTERFERINDO EM ÀREAS QUE SÃO ATRIBUIÇÕES EXCLUSIVAS DO GESTÔR MUNICIPAL.
    ÊSSE CIDADÃO JÁ CHEGOU DECLARAR QUE AS FUNÇÕES DE CONFIANÇA DA UNIDADE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE UNAÍ C.C,Z,(SUPERVIÔRES) TERÍA DE SÊR DE SUA CONFIANÇA SENDO QUE O MESMO SEQUER É SERVIDOR DO MUNICÍPIO E NEM MESMO CEDIDO POR OUTRO ORGÃO DE OUTRA ESFERA DE GOVERNO.ÊSSE CIDADÃO UTILIZADE SUA PRERROGATIVA NA GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE UNAÍ PARA MANTER SUA FILHA JÚNIA CÁSSIA DE ARÊDA MENDES (AGENTE EPIUDEMIOLÓGICO)NA FUNÇÃO DE LABORATORÍSTA,NO LABORATÓRIO DE ENTOMOLOGÍA DO CENTO DE CONTRÔLE DE ZOONOZES DE UNAí,SENDO QUE A MESMA SEQUER POSSUI FORMAÇÃO TÉCNICA EM ESCOLAS ESPECIALIZADAS,ISTO ,IMPEDIDINDO ASSÍM UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE QUALIDADE NO LABORATÓRIO DE ENTOMOLOGÍA DO CENTRO DECONTRÔLE DE ZOONOZES OFERÇAM IMPEDINDO ASSÍM UM DIAGNÓSTICO DE QUALIDADE EM INDICES DE INFESTAÇÃO E DISPERSÃO DO MOSQUITO DA DENGUE E LEISHMANIOSE.ÊSSAS FUNÇÕES SÃO DE EXCLUSIVIDADE DE CONFIANÇA PRINCIPALMENTE DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE,POIS O MESMO SE ENCONTRA SEMPRE PRÓXIMO DA SITUAÇÃO,E EM CONDIÇÕES EM BUSCA DE SUAS SOLUÇÕES COM MAIS RAPIDÊZ.

    ResponderExcluir
  10. É realmente uma pouca vergonha em tudo que se fala sobre que é de obrigação da ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. Onde temos secretário de saúde que ser sabe o que é uma injeção; onde temos um prefeito que é envolvido até o pescoço na chacina dos fiscais; onde temos a cidade MAIS SUJA DO ESTADO DE MINAS, isso sem falar que sem consultar o povo Unaiense terceirizou a limpeza, e CONTINUA SUJA; as ruas cheias de matos e lixos. ENTÃO, VAMOS DENUNCIAR NA TV ALTEROSA, POIS A IMPRENSA LOCAL DE UNAI, SE QUER FALAM DAS PODRIDÕES QUE ESTÃO A CADA DIA NA CÚPULA DO ATUAL PREFEITO, E SE QUER NOS DÃO PRESTAÇÃO DE CONTAS, E SIM QDO FALAM, NÃO PASSA DE MENTIRAS VEICULADAS POR PAPAGAIO FALANTE DA ALÇADA DESSE PREFEITO MERÉCULO QUE TEMOS QUE SUPORTAR. Então, a saúde tem que melhorar, seja como for, SE VIRA SENHOR PREFEITO!! VAMOS GENTE, DENUNCIE, POIS UNAÍ PRECISA DECOLAR PARA AS COISAS BOAS, CHEGA DE VER ESTA CIDADE SÓ ATERISANDO, CADA DIA PERDENDO SEU POSTO HISTÓRICO, E TENDO HISTÓRIAS QUE SÓ NOS ENOJAM DIANTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA. O QUE ACONTECEU COM O GAROTO YURE, FOI POR FALTA DE COMPETÊNCIA DOS MÉDICOS, POIS ELES PENSAM QUE SOMOS CARNES DE VACA, E PODEM JOGAR POR ONDE QUEREM. VAMOS DENUNCIAR NO FANTÁSTICO, NO ALTEROSA, NO SBT, E INCLUSIVE EXIGIR DO MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGAR E COLOCAR ESSES INCOMPETENTES DIANTE DA JUSTIÇA E PEDIR DE VEZ A CASSAÇÃO DO PREFEITO E TODA SUA CÚPULA. CHEGA!!! O NOSSO DINHEIRO NÃO É CAPIM PRA FICAR MANTENDO O LUXO DESSES ELEMENTOS QUE USAM A PREFEITURA COMO UM "SANGUE-SUGA", SOMENTE COMO FINS DE GANHOS LUCROSOS PARA BANCAR FARRAS, CHURRAS E PRAIAS... VAMOS CONTINUAR DENUNCIANDO!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente temos que suportar esta administração horrenda deste atual prefeito. Tudo que não presta aqui em Unaí prospera. E tudo que é bom, nada prospera aqui, pois tudo vai para Paracatu e/ou mesmo se quer o prefeito e sua cúpula está tendo moral em organizar esta cidade que a cada dia, só tem coisa ruins acontecendo. Isso sem falar, na SUJEIRA que se encontra Unaí, por onde passamos, é lixo nas ruas, mato por todo os lados, e ainda o prefeito fala que a cidade está uma maravilha. Claro, maravilha pra ele que não precisa de andar de pé ou mesmo trabalhar, pois onde ele trabalha, ele arrumou, ou seja, a praça da prefeitura foi o único alvo de sua administração. Já o resto da cidade, está uma CA-LA-MI-DA-DE!!! Isto mesmo... A saúde pública, nem se fala, está sendo a pior do Estado de Minas Gerais, e falta de grana não é, pois nosso suado dinheirinho está indo todos os meses para os cofres da prefeitura. E pergunto: O que estão fazendo com o nosso dinheiro, que não melhora esta saúde pública que está um "caus"! Pq também não melhora a cidade, limpando todas as ruas, passando camada de asfalto, em vez de ficar cheias de quebra-molas, pois não podemos confiar num trânsito desorganizado e sem fiscalização das partes da segurança pública. Tudo isso faz parte de Unaí de 7 anos pra cá, desde que por infelicidade temos na administração da prefeitura, pessoas envolvidas em crimes, isso sem falar na chacina,cuja o qual prefeito é um dos principais apontados como culpado pelo MPF. Enfim, vamos mudar isso com a união do povo, pq também se depender desses vereadores, a maioria, nada muda tbem, continuam apoiando a podridão administrativa que atualmente está aí a vista de todos os Unaienses e também malfadada pelo mundo todo, como a cidade que tem como prefeito, um dos envolvidos na Chacina dos Fiscais. Eita Unaí, temos que mudar isso logo, pq se não, quem vai pagar mais caro, somos nós os humildes que bancam os altíssimos salários da cúpula administrativa atual.

    ResponderExcluir
  12. O escárnio popular com o nome de Unai pelo país não para. Vai completar sete anos que a cidade de Unaí é acusada de ter assassinado fiscais do trabalho.


    Infelizmente é imputada à nossa cidade a monstruosidade de algumas pessoas. Claro que é fácil saber o porquê. Afinal, uma grande parte da população, levada por ilusões, elegeu uma das pessoas SUPOSTAMENTE envolvida no inaceitável crime.


    O problema é que a pena que está sendo imposta a nossa população está pesada demais. Enquanto os verdadeiros suspeitos parecem não sofrerem incomodo algum.


    Está placa (na foto) está instalada na entrada do aeroporto Juscelino Kubitschek de Oliveira (Aeroporto de Brasília). Não sei se de propósito ou por uma armadilha da língua portuguesa, a frase diz: “vítimas de Unaí”. Como se a cidade de Unaí estivesse vitimado, assassinado, cometido um crime contra alguém.

    ResponderExcluir
  13. Já estou cansado de ouvir aqui em BH que a cidade de Unaí só elege bandido. Daí sempre sou obrigado a explicar que, quem está envolvido na chacina dos fiscais não é o povo humilde de Unaí, e sim, uma meia dúzia de forasteiros que foi morar lá e começou a praticar coisas contra as leis de Deus e do homem. Porém, infelizmente temos mesmo, um prefeito que além de reeleito e o pior, o cara está envolvido até o pescoço na CHACINA DOS FISCAIS, e isto não sou eu que falo, é o mundo todo e a JUSTIÇA FEDERAL, a qual acolheu a denúncia contra o dito cujo prefeito. Enfim, enquanto a meia dúzia de eleitores, ficar babando-ovo daquele gaúcho, o vice dele e a cúpula que ele coloca la´em troca de favores e/ou obrigações que devem para muitos por causa de seu envolvimento no crime. Além disso, em vez dele cuidar de Unaí, fica é inventando mentiras, criando coisas que estão fora da base legal, e sempre, tendo como seu papagaio falante (assim como é chamado pelo ex-prefeito José Braz), o tal de Branquinho que vai a mídia local e fica mentindo, tentando ludibriar os humildes, pensando ele, que irá ser eleito em 2.012. Mas espero que o povo cria vergonha na cara e dá um basta nesses elementos que estão administrando a prefeitura de Unaí, que em 2.012 mande essa cambada cair fora de Unaí e ir beijar o capeta mais cedo, pq o que espera por eles, inclusive pelo acusado prefeito, é que Deus jamais o irá perdoar pelas 4 vidas humanas que foram mortas e sem defesa alguma. Com certeza o diabo já o espera lá no inferno para colocá-lo diante de trono de fogo e dizer a esse elemento, que dali em diante, o que ele e demais cometeram com os fiscais, irão penarem eternamente na CORTE DO DIABO!!!

    ResponderExcluir
  14. Ate quando essa administração irá continuar acabanco com o pouco que resta da dignidade da cidade de Unai. Uma cidade que tem tudo pra ser uma das mais bem sucedidas do estado pra não dizer do pais. Mas tambem não sou hipocrita pra dizer que a culpa é so dos governamentistas municipais, uma vez que nós, cidadaões unaienses elegemos um prefeito que responde a processos no MPF.
    Tambem temos uma parcela de culpa, concordam?

    ResponderExcluir
  15. Concordo sim. Mas mesmo por infelicidade a minha culpa só foi na primneira eleição desse elemento chamado de prefeito de Unaí. Mas depois que a casa dele caiu e foi provado pelo provado diante das investigações pelo MPF, daí cai fora e nunca mais quis aproximar do prefeito de Unaí e também daquela cúpula suja que o acompanha. É triste mesmo, pois por onde passamos, seja qualquer lugar de Minas, seja até no Exterior, eles maculam a imagem de Unaí como se todos nós fôssemos culpados pelas Chacinas que de volta de meia acontecem em Unaí depois que este prefeito e sua cúpula estão na nossa prefeitura fazendo o que bem quer e até pensando que ali é sua morada. Mas peço ao povo sério de Unaí, pq se depender da TV local, dos jornais, jamais irão falar desse elemento, até parece que todos são pagos para mentir para ele, pois é o que notam os jornalistas sérios deste país. Pois eles sempre perguntam: "-Ué, na sua cidade não tem televisão local ou jornal sério não?!!".Daí a resposta tem que ser dada, e digo que sim, mas eles não falam das mortes dos fiscais, pq parece que recebem do administrador o chamado "cala-boca!". Então infelizmente temos que dá o nosso grito pedindo por via deste blog que é mto sério e verdadeiro, e não como fazem os jornalecos de Unaí, que se vendem para certos criminosos, e ainda elogiam o elemento dizendo que aquilo lá tem Deus no coração. Que dia?! Jamais Deus irá compactuar com elemento que quadrilharmente mandam executar cidadão de bem, trabalhadores honestos, SÓ PQ ESTAVAM FISCALIZANDO SUAS FAZENDAS, E LÁ FORAM ENCONTRADAS SUJEIRAS IMORAIS E MATERIAIS, que chegaram a serem veiculadas pelo mundo todo na época. Mas como sempre digo, a TV local e os jornais locais, se calam de fato diante de tantas sujeiras e podridões que existem na administração desse senhor que o povo os reelegeu. Eu luto para esse elemento pagar por todos os crimes, pq não é dos fiscais naõ, TEM MUITO MAIS SUJEIRAS que envolvem esta cúpula da atual administração, basta vc digitar no Google que verá o quanto eles são FICHAS-SUJAS!!!

    ResponderExcluir
  16. Paaaaaaaaaaarabéns povo de Unaí, até que em fim resolveram a falar mal deste monstro que colocaram aí na prefeitura. Quanto ao dinheiro de impostos e repasses que vem do governo estadual e federal investiguem, denunciem e verão que boa parte vai pra Brasília. Se o irmão dele já vendeu boa parte de seus bens (Vide cartório de Registro de Imóveis) e deve muito aí em Unaí bancando advogado caro, porque ele não vendeu nada e nem tem dívidas? Quem será que banca Marcelo Leonardo, um dos mais caros advogados do Brasil?

    ResponderExcluir
  17. A SAUDE DE UNAI E UM BOSTA.........FALTA DE VERGONHA..........LIXO........

    ResponderExcluir