BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



domingo, 23 de janeiro de 2011

Será normal?


Como informado pelo nobre amigo Baromeu, nesse blog, e noticiado com muita propriedade e responsabilidade pelo jornalista José Augusto Nieto em seu site unainet, uma criança faleceu ao ser encaminhado do Hospital Municipal de Unaí para Brasília com o diagnóstico de picada de escorpião.
Diante de uma tragédia acho que não convém sensacionalismo ou oportunismo e não são esses os objetivos dessa matéria. Porém cabem algumas reflexões: não é de hoje que eu venho falando que não temos hospital público em Unaí. Temos uma farsa muito bem maquiada com dinheiro do PRO-HOSP do Governo estadual. Temos um serviço de “ambulancioterapia”, uma casa de parto de risco habitual e um local de se tomar soro e injeção de voltarem, plasil e benzetacil.

Não se admite mais, no atual estágio da medicina, que se possa chamar de hospital um estabelecimento que não conte com serviço de CTI (centro de Tratamento Intensivo), que tenha ridículos 40 leitos e não existam equipes médicas formadas.

O que acontece naquele local? Só pra lembrar dos acontecimentos mais recentes: infestação de barbeiros, morte de parturiente que não apresentava gravidez de alto risco, esquecimento de compressas dentro da barriga de paciente e óbito da criança ofendida por escorpião. Coincidência? Fatalidade? O que acontece?

Agora o nervo está exposto! É hora de se discutir seriamente o que é aquele estabelecimento! Brincar de autoridade é fácil! Agora é hora de chamarem a responsabilidade para si quem tem a responsabilidade! Explicações tipo: “vamos estar investigando, isso pode acontecer”, a população não precisa. É hora de seriedade ação e capacidade para dar credibilidade aquela unidade de saúde.

É isso!

14 comentários:

  1. Com certeza esse episodio da criança e do escorpião não é o único a acontecer naquele açougue chamado hospital municipal. porém, como os demais absurdos, diria que os erros dessa administração na área de saúde são encobertos com terra (sete palmos) pobre das familias que não podem ter um plano de saúde ou não podem pagar um hospital particular. arrumaram um dono de quitanda para administrar a saude de Unaí. está aí o resultado!!

    ResponderExcluir
  2. O TREM NÃO TÁ BÃO! DAQUI UNS DIAS ATÉ ARRANHÃO EM CHAPISCO DE PARECE SE O CABRA FOR LEVADO PRO PA ELE VAI SER ENCAMINHADO PRA BRASILIA E NEM CHEGA LÁ VIVO!!! AFFF!!! TAMO FU... TÁ NA HORA DE VIRARMOS DESTRITO DE PARACATU MESMO! LA TEM UTI!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente o caso é sério, e tem que ser levado aos presidentes de bairro, assentamentos de sem terras, pastores de igrejas, evangelicas, autoridades católicas e outros formadores de opinião pra que não vendam mais os seus votos e os de suas ovelhas. Tá aí o resultado, dão apoio a escorpiões e são picados por eles mesmos.hss

    ResponderExcluir
  4. Grande novidade a morte de pessoas por mau atendimento no tal PA. aquilo é um local infestado por baratas e barbeiros e uns dois medicos de plantão por dia doidos pra não fazerem nada e transferir tudo que dá trabalho para brasília. o bunitão do prefeito entrou falando que ia por moral na medicaiada! tudo que ele conseguil foi fazer os medicos trabalharem menos ainda e ganharem mais!! ele achou que podia tratar medico como pião das roças dele e se fu!!

    ResponderExcluir
  5. Vereador José Inácio23 de janeiro de 2011 às 21:52

    Infelizmente foi preciso a morte de uma criança de 4 anos para mais uma vez evidenciarmos o descaso da atual administração com a saúde pública. Já li uma matéria divulgada neste blog onde se diz que a saúde pública unaiense vive de "plástica", como dito, maquiada pelas verbas do PRO-HOSP,e que as ambulâncias é o único meio para salvar vidas. É difícil acreditar, mas é a mais pura realidade. Paracatú conseguiu instalar 8 UTI's. Os administradores de lá esqueceram dos problemas de saúde a nível nacional, como forma de justificar a inércia, e partiram na defesa da melhoria da qualidade da saúde daquele município. Aqui é bem diferente. Acreditem, os ocupantes do Palácio Capim Branco entendem que a saúde unaiense é um exemplo para o Brasil. Vivem de entrevistas justificando erros e dizendo que pegaram o hospital fechado, o que não é verdade. Atitudes como estas não evitam as mortes e nem justificam os descasos na saúde pública unaiense. Precisamos saber porque os PSF's não funcionam; porque as UTI's neo-natal não foram instaladas; o porque de tantas brigas nas filas do PA; o porque na demora das consultas; o porque da falta de material e medicamentos; o porque de tantas mortes injustificáveis e tantos outros problemas que presenciamos no dia-a-dia. Finalmente, pergunto: Por que um município do porte de Unaí não tem uma UTI no Hospital Municipal? Apesar da dor dos amigos e familiares do pequeno Ygor Nunes, a quem deixamos nossas condolências, devemos aproveitar essa tragédia e passar a saúde pública unaiense a limpo. No retorno aos trabalhos legislativos, estarei propondo à Casa uma sindicância, quem sabe uma CPI, para apurar o real estado da nossa saúde. Precisamos saber o que está acontecendo para tomarmos as providências. Para tanto, contamos com o apoio da imprensa e da população, senão a "coisa" não sai do papel, pois nossos administradores usarão suas influências sobre a base de sustentação na Câmara para impedir a investigação. Não quero com isso atribuir culpa a nínguém. Quero apenas ensinar aos nossos governantes como se deve tratar a saúde pública de um município. O respeito à população é apenas o começo. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  6. Olha, a muito tempo venho falando para algumas pessoas que em Unaí a Saúde esta na mão de uma MÁFIA. Não estranhe a forma de falar, mas é verdade... tem muitas pessoas que não querem que o hospital público funcione. É um absurdso, só aqui em Unaí que qualquer incidente, seja de que forma for, tem que levar pra Brasília. Gostei da Proposta do Zé Inácio: COLOCAR A SAÚDE DE UNAÍ A LIMPO. Absurdo o que vem ocorrente e que me desculpem os MÉDICOS de Unaí, mas são uma bando de irresponsáveis tbm. E o quero propor aqui tbm uma investigação da administração do senhor Antério em relação aos gastos que vem fazendo com MÍDIA. Semana passada saiu um jornal novo sobre o aniversário da cidade e um PÁGINA INTEIRA, isto mesmo amigos, uma página inteira com uma propaganda enganosa sobre a Saúde. Lá dizia: Viver bem é vier com saúde! Em Unaí é Assim, a prefeitura valoriza a saúde e garante qualidade de vida a população. É isso mesmo amigos, que estava escrito. Brincadeira senhor Prefeito, o Senhor é o MAIOR RESPONSÁVEL por tudo isso. ENGANADOR essa é a palavra correta que o senhor e seu Vice devem ser chamados. Proponho a todos aqui uma Audiência pública com convocação da Regional de Saúde, A secretária de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde. Já!!!! Chega de tanta picaretagem. E preparem porque vcs vão assustar com a MÁFIA. Coisas que vão deixar o povo de Unaí de boca aberta...

    ResponderExcluir
  7. Não sei exatamente se a morte desse garoto foi provocada pela falta do soro no hospital ou por alguma outra complicação decorrente. Se faltou soro alguém é resposável, na verdade é um crime porque a Fundação Ezequiel Dias fornece o soro gratuitamente e um dos hospitais crdenciados para sua utilização é justamente o Hospital Dr. Joaquim Brochado. Não acredito que uma criança perdeu a vida porque alguém deixou de fazer o pedido do soro. Se acorreu dessa forma então é caso de cadeia mesmo. Agora tem outra coisa, nos casos de picadas de escorpião o índicede mortalidade fica entre 1,5 e 2% dos casos, e em se tratando de crianças até 6 anos de idade esse índice sobe para 10%, complicações devidas principalmente à reações de hipersensibilidade imediata.

    ResponderExcluir
  8. em relação ao último comentário: eu acredito que o foco da discursão proposta pelo Zé Antônio é a necessidade de se transeferir uma criança em estado grave para brasilia por falta de uma uti ou outro tipo de tratamento adequado.claro que nunca vamos conseguir ter todo tipo de tratamento no PA. isso nenhum hospital do mundo tem. mas um tratamento intencivo creio que poderia ter salvo a criança.

    ResponderExcluir
  9. A mortalidade de crianças picadas por escorpiao em sua maioria acontecem em vítimas de cidades sem estrutura médica. Pesquise no Google e encontrará dezenas de casos de acidentes assim em cidades pobres, mas raramente verá uma criança de cidade grande morrer por isso. Demora no atendimento e falta de estrtura hospitalar concorrem na maioria dos casos.

    ResponderExcluir
  10. {blue]Covte,Belo Horizonte (MG): Manifestação em Belo Horizonte será no dia 28 de janeiro

    Sex, 21 de Janeiro de 2011
    Fonte: Assessoria de imprensa do AAFIT/MG e SINAIT

    Na próxima sexta-feira, 28 de janeiro, acontecerá em frente ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Belo Horizonte, uma manifestação para marcar os sete anos da Chacina de Unaí (MG). Em 28 de janeiro de 2004, numa estrada rural do município de Unaí, três Auditores Fiscais do Trabalho e um motorista do Ministério do Trabalho e Emprego foram emboscados e assassinados. São eles, respectivamente, Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage, Nelson José da Silva e Ailton Pereira de Oliveira. O caso causou grande repercussão nacional e também internacional, pela ousadia e pela natureza do crime, que atingiu não somente pessoas, mas agentes de Estado.

    O crime foi completamente desvendado em julho do mesmo ano, identificando nove pessoas envolvidas entre mandantes e executores. Em dezembro de 2004 o TRF 1ª Região expediu a Sentença de Pronúncia com a decisão de que todos os réus devem ir a júri popular.

    A partir de janeiro de 2005 até dezembro de 2010 os réus apresentaram recursos ao TRF 1ª Região no Distrito Federal, ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal. Todos os recursos foram negados. Os últimos recursos pendentes foram negados pelo STJ em dezembro de 2010 e agora os Auditores Fiscais do Trabalho e as famílias aguardam a volta do processo para Minas Gerais para que, enfim, seja marcado o julgamento. O acórdão será publicado no início de fevereiro.

    Hoje encontram-se em liberdade quatro réus beneficiados por habeas corpus e outros cinco permanecem presos na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG). Um dos réus, Antério Mânica, acusado de ser mandante do crime, teve seu processo desmembrado dos demais por ter sido eleito prefeito de Unaí e ter adquirido o direito de ser julgado em foro especial. Por determinação da Justiça, ele somente será julgado após a conclusão do julgamento dos outros réus.

    ResponderExcluir
  11. Oito anos de atraso para unai.

    Seu nobre nome manchado por uma caso que reflete em todos, perdemos muito e ainda perderemos se o grupo politico comandado por ele perpetuar. Pelo visto, na certeza de sua impunidade ainda continua com mentiras, tentando persuadir as pessoas de bem,e ai daqueles que não aderirem suas ordens; que o diga branquinho que se rendeu a seu dinheiro, um homem lider dos vicentinos que debandou deixando de lado suas virtudes morais e religiosas, pobre homens que se vendem por tão pouco..pobres almas. Unai merece respeito.

    Queremos ver o nome de Unai atrelado a coisas boas, a cultura, a fartura de suas terras e não o poder guardado em seu coldre.

    Unai, magestosa das aguas do Rio Preto, teu filho clama Justiça.

    {peres}

    ResponderExcluir
  12. Muitas pessoas reclamavam do mandato de José Bráz,mas no entanto havia mais médicos e mais recursos.Um dia precisei do P.A,aguardei por horas e horas para ser atendida,estava com hepatite sentia dor em tudo não havia nenhuma posição que fosse mais confortável.Aguardei por muito tempo e o hospital estava "vazio" se tivesse muita gente era 10 a 12 pessoas, e aguardando ainda chegou um rapaz deu um telefonema para uma enfermeira em estágio no hospital e ela então saiu ja com o prontuário do rapaz e o levou até o médico.Agora eu pergunto:
    PARENTES TAMBÉM TEM PREFERÊNCIA NO ATENDIMENTO?
    Pois que eu sei são apenas gestantes,idosos e quem sabe crianças.PARENTES NÃO SE ENQUADRA.
    E com relação a este menino é muito triste ver o que aconteceu com ele,pois uma cidade que cada dia cresce mais não ter recursos para a SAÚDE PUBLICA,estamos caminhando para trás....sentimentos profundos a família de Igor.

    ResponderExcluir
  13. É, este é o retrato de uma cidade comandada por um acusado de homicídio, formação de quadrilha e outros enquadramentos. Vamos aproveitar para tirar proveito da situação para darmos o nosso voto para prefeito em 2012. Vamos estudar bem os candidatos, não podemos votar só para tirar essa turma, temos que votar consciente. Se possível ajudar a formar opiniões contrárias a compra de votos. Unaí ainda tem jeito.

    ResponderExcluir
  14. por falar falar em escorpiões,os bairros centro,cruzeiro,e jardim,estão infestados dêsse animal peçõnhento,e,o que é pior os fencionários do centro de contrôle de zoonoses quando visitava minha casa estavam trabalhando sem luvas para capturar os escorpiões,e me relataram que nâo tinham recebido nenhum treinamento por parte da secretaría municipal de saúde,para exercer esta atividade de alto risco.
    uma instituição que não se preocupam sequer com a segurança no trabalho,e,com a integridade de seus própios funcionários vai preocupar com a saúde da população?

    ResponderExcluir