BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Unai esteve para mudar de estado e eu não vi!


Hoje eu me senti o cidadão mais desinformado do mundo! Estava dando uma pesquisada na net e descobri que desde 2002 existe um projeto no congreço para criação do Estado do Planalto Central onde o Município de Unaí se incluiria.

O Estado do Planalto Central é uma proposta para uma nova unidade federativa do Brasil, baseada no Projeto de Decreto Legislativo nº 298 de 2002[1]. Se desmembraria dos atuais estados de Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. A maior parte do estado e da população seria a parte de Goiás. Se esta proposta fosse ou for aprovada, Brasília passaria a ser, exclusivamente, a capital administrativa do Brasil. O novo estado absorveria 25 municípios de Goiás e 4 de Minas Gerais sendo Unaí, Buritis, Formoso e Cabeceira Grande.
O principal objetivo é promover desenvolvimento das cidades-satélites do Distrito Federal e do chamado Entorno, localizado com municípios de Goiás e Minas Gerais. Pois, a região sofre com o crescimento desordenado, aumento da violência e péssimo atendimento social.
È isso!

23 comentários:

  1. Zé Antônio,

    Esse é um projeto do então Senador, suplente em exercício Francisco Scorcio do PMDB do Maranhão, apesar de ele ter sua base no maranhão e um Empresário de Taguatinga, O mandato de senador não era dele, portanto o mesmo ficou por um curto período no senado e não consegui fazer com que o projeto continuasse a tramitar na casa, mas agora estará retornando a Câmara Federal a partir de fevereiro como suplente do Ministro das cidades e disse que continuará lutando para criação desse estado. resta saber se caso essa proposta passe se será interessante para Unaí, acredito que antes terá que haver uma consulta a população através de plebiscito. Foi só para complementar essa enquete.

    grande abraço,

    Carlos Baromeu

    ResponderExcluir
  2. Isso foi muito divulgado na epóca, inclusive nos telejornais da nossa região, o governo federal também tinha outros planos além de criar esse estado do planalto central, iriam ainda criar o estado do triângulo mineiro, onde a capital, claro, seria Uberlândia, e também o Estado de São Francisco, onde se pegaria parte do noroeste de Minas, todo o Norte de Minas, partes do vale do Jequitinhonha e Sul da Bahia, a Capital seria Montes Claros. Desde então nunk mais se falou nesses novos estados infelizmente, pois seria muito bom axo que assim as cidades cresceriam mais ordenamente e contribuiriam ainda mais para o crescimento do nosso país.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Talvez fosse bom para Unaí e as outras cidades mais para os Estados de Minas e Goiás seria péssimo, pois, perderia boa parte da arrecadação sendo estes municípios grandes produtores agrícolas e pecuária embora os mega produtores de grãos são também os maiores sonegadores. E viva os alcapones do sertão.
    hss

    ResponderExcluir
  4. Bardo, o Bobo-da-Crte20 de janeiro de 2011 às 13:54

    A ideia tem algumas vantagens, e inumeras desvantagens. Seriam 2 cidades de Minas (Unai e cabeceira Grande) e outras 20 de Goiás, tipo Aguas Lindas, etc, aquele bando de cidade dormitorio, com sua politica altamente corrombida. Ou seja, ficariamos a merce de deputados e lideres destas cidades goianas, que teriam ampla maioria eleitora. Apenas Aguas Lindas tem 300 habitantes. Depois tem outras Como Luziania com 150 mil. No final, talvez conseguissemos eleger uma copeira para servir cafezinho nos gabinetes estaduais. Isso seria o prejuizo na representação parlamentar. O governador do estado seria sempre um goiano. Passariamos de ser uma das cidaddes polo de Minas para a periferia de Goiás. Tem gente que gosta da ideia, eu particularmente não. Minas Gerais também não deve gostar da idéia,já que perderia um de seus celeiros agrícolas.

    ResponderExcluir
  5. Esse Luiz deve ser um mineiro da gema para apoiar idéia tal que praticamente acaba com o estado de Minas.

    ResponderExcluir
  6. Unaí sempre foi abandonado pelo estado de Minas. Embora eu seja um antiPSDBista admito que o único governo que fez algo de bom para Unaí foi o playboy Aecio Neves. Acho que seria interessante Unaí deixar de pertencer a Minas Gerais. Temos uma ligação muito maior com o centro oeste do que com o sudeste. Mas também vejo que a instituição de novos estados é mais gente mamando os nossos suados impostos. Informaram-me que se um dia esse estado do Planalto Central sair do papel a capital será Taguatinga. Pelo menos teremos uma capital mais próxima. Mas me vem uma dúvida: será se isso acontecer pararemos de gostar de pão de queijo?

    ResponderExcluir
  7. Bardo, o Bobo-da-Corte20 de janeiro de 2011 às 14:13

    Como o maior problema das cidades goianas do Entorno é a Segurança, a capital seria Águas Lindas, e Unaí ficaria com a Secretaria de Segurança e presídio. Todos os bandidos do Entorno viriam cumprir pena em Unaí, incrementando o turismo pois familiares, amigos e companheiros de todo o entorno viriam nos finais de semana matar as saudades.

    ResponderExcluir
  8. Já temos candidato a Governador....

    CALIXTO MARTINS

    PGN - Partido da Genitalia Nacional...

    (Só para descontração...)

    Abraços..

    ResponderExcluir
  9. JOrnal O GLOBO
    Projeto que propõe a criação do estado do Planalto Central
    Publicada em 02/04/2009 às 20h20m
    Está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado o projeto de autoria do ex-senador Francisco Escórcio (PMDB-MA) que convoca plebiscito nos estados de Goiás e Minas Gerais para decidir sobre a criação do estado do Planalto Central. O PDS 298/2002 afetaria os municípios abaixo:
    Buritis, Formoso e Unaí, em Minas Gerais; e Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alvorada do Norte, Buritinópolis, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Corumbá de Goiás, Cristalina, Damianópolis, Flores de Goiás, Formosa, Luziânia, Mambaí, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, São João da Aliança, Simolândia, Sítio d'Abadia, Valparaíso de Goiás e Vila Boa de Goiás, em Goiás.

    ResponderExcluir
  10. Bardo, o Bobo-da-Corte20 de janeiro de 2011 às 14:36

    É só dar uma olhada na internet o curriculo do sr ex-senador Francisco Escórcio (PMDB-MA) que a gente fica sabendo os objetivos da criação do novo feudo.

    ResponderExcluir
  11. Bardo, o Bobo-da-Corte20 de janeiro de 2011 às 14:39

    Po Baromeu, pega leve. O partido do calixto é o Pançocrático

    ResponderExcluir
  12. Bardo, o Bobo-da-Corte20 de janeiro de 2011 às 14:43

    A posição de Minas já está definida desde 2004:



    A idéia, entretanto, não foi bem aceita pelos senadores que compareceram à sessão da CCJ. De acordo com o senador Eduardo Azeredo (PMDB-MG), o projeto muda a estrutura dos estados consolidados e retira cidades de Minas, algo com o que ele "não pode concordar". Para Azeredo, a idéia de Brasília não eleger governador é bastante polêmica e deve gerar discussão.

    O senador mineiro Hélio Costa (PMDB) não amenizou o discurso contrário à proposta. Segundo ele, no caso de Goiás, ceder mais municípios seria "leiloar o Estado". Na avaliação do parlamentar, não há hipótese de Minas ceder nenhum município. "Minas está fechada com relação à cessão de municípios", enfatizou Costa. Para o senador, a criação de novos estados não promove o desenvolvimento. "O que precisamos é de mais recursos".

    ResponderExcluir
  13. Bardo, o Bobo-da-Corte20 de janeiro de 2011 às 14:49

    Goiás também é contra:

    http://carlosalbertolereia.com.br/materia-publicada-no-jornal-o-popular-06082009-a-10112009/

    Se depender da bancada de Goiás no Congresso, a proposta de emenda constitucional (PEC) do ex-senador Francisco Escórcio, que propõe a criação de Estado do Planalto Central, será rejeitada: 17 dos 19 parlamentares (deputados e senadores) ouvidos pelo POPULAR disseram ser contrários à divisão de Goiás. Só um se posicionou a favor da divisão. A PEC, que englobaria 22 municípios goianos ao novo Estado, é rejeitada também pelo governador Marconi Perillo e pela maioria dos deputados distritais.

    O fato de Goiás já ter perdido boa parte de seu território é o argumento do senadores Demóstenes Torres e Maguito Vilela. O Estado perdeu 83% de seu território desde a época da colonização. A mais recente foi na disputa de litígio com os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em que Goiás perdeu parte do município de Mineiros – incluindo a mais importante nascente do Rio Araguaia. Outros Estados também encamparam parte de Goiás.

    e segue

    ResponderExcluir
  14. Caro JA3, quero me valer de seus seguidores parauma informação:
    1º - Me disseram que as BRs 251 e a 040 estão esburacada em função das chuvas na região, eu estava prevendo voltar por Montes Claro, se ela estiver assim devo faser outro percurso.São Bom jesus da Lapa;
    2º - Os mapas vituais dão um novo roteiro: passando por Januária e saindo em Arinos. Está asfaltado este trecho?
    Qume souber deixem comentários aqui.

    ResponderExcluir
  15. Prezado Senhor "Bardo, o Bobo da Corte" há um equívoco aí no seu último comentário.
    Na verdade existem duas “PEC'S”:
    1- A criação do estado do Planalto Central que já está praticamente descartada.
    2- esta Pec que você refere e que não é aceita por nenhum politico goiano, é um projeto que vaga nos veios da politica do Distrito Federal carregado que vários políticos influentes inclusive o Ex governador: Joaquim Roriz ( o politico ficha suja mais cara de pau que existe no planeta, que está perdendo espaço na política do Distrito Federal e não quer, de jeito nenhum largar o osso).
    Este projeto prevê a vinculação de todos os municípios vizinhos ( as chamadas cidades dormitórios), ao Distrito Federal.


    Allen Ginsberg

    ResponderExcluir
  16. o Calixto da incomodando tanto que ja começaram com a campanha de difamaçao gratuita

    ResponderExcluir
  17. Bardo, o Bobo-da-Corte20 de janeiro de 2011 às 17:29

    Geni

    Vc está em aracaju? Entao está fácil. pega a rodovia par Belém, segue até Santarém, e depois vai pela Transamazônica até chegar em Abaeté. Chegando em Abaeté siga pela rodovia dos Imigrantes até Florianópolis. 10 km antes de Florianópolis, voce verá as placas que indicam para Unaí. Pegue esta rodovia, e após 800 km, vc estará chegando a Maceió. Daí fica fácil, é só seguir as indicações até Montes Claros, mas não se esqueça de pegar a estrada certa, ok? Qualquer dúvida pare em uma borracharia e pergunte. os borracheiros sempre sabem o caminho certo.

    ResponderExcluir
  18. Geni meu piloto de rally...Januária é fria, mlhor por São Francisco, rumo a pintópolis e urucuia, apartir de Urucuia ja melhora bastante e vc pega asfalto apartir de Arinos, doutro jeito é mais longe...Januária > via Chapada Gaúcha..longe pra dedéu..melhor descer Montes Claros - Pirapora asfalto ta bom..(eu)

    ResponderExcluir
  19. ô Sô, estava em Aracaju, estou e agora em ITACARÉ BA. Todos os trajetos sugeridos já os conheço. Queria atalhos, por exemplo: Montes Claros - Mirabela - Brasília de Minas - Arinos - BsB. Se é chão, vou por Pirapora. Floripa fica prá próxima e tb a ironia.

    ResponderExcluir
  20. Amigos, cadé a Dorinha Melgaço?? Pensei que a mulher ia botar pra quebrar contra kid pisca-pisca (brankim) mas ela tá quetinha que só!! Contra Zé Onça ela não descansava um minuto!!Aparece Dorinha! Não me decepcione!

    ResponderExcluir
  21. Geni, vende o carro e vem de avião, bobo!! as estradas ficam bem melhores na linhas aereas!!kkkkkk! brincaderinha, meu amigo PTisnta, eu não sei nada de rodovia pra te ajudar!!

    ResponderExcluir
  22. Gente! Se Unaí fizer mesmo parte do estado do Planalto, será que vai mudar o clima? Lá é muito seco e eu vou ter de mudar daqui.

    ResponderExcluir
  23. Jamais, Ridículo. Isso só interessa a determinados políticos, a criação de mais estados não traz desenvolvimento, o que precisa ser feito e saber administrar os impostos arrecadados que já são demais.
    E quem nasceu nas cidades do DF, de MG e GO, suas certidões de nascimento e RG's vão ficar com estados que nem fazem mais parte.
    Ex.: Naturalidade: Unaí - MG e agora muda pra Planalto Central como faz.
    Naturalidade: Taguatinga - DF e agora também.
    O governo tem e que deixar de conversa e atender as necessidades da população que já sofre demais.

    ResponderExcluir