BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



quinta-feira, 7 de abril de 2011

Colapso da saúde pública de Unaí.


Hoje resolvi dar uma olhada de perto nas unidades públicas de saúde de Unaí. E o que eu vi é realmente de se revoltar. PSF em que médico não cumpre expediente é o mínimo que acontece (estão seguindo a risca o exemplo do filho do vice prefeito que também é médico de PSF e não cumpre expediente – a Rede Globo que noticiou. Se for processar, processa ela). Postos de saúde em que médicos não cumprem expedientes e atendem mal e Pronto Socorro abarrotado de pacientes e com apenas um médico atendendo é o quadro da saúde pública implantada pela atual administração.


Estive na policlína e aproveitei para aferir minha pressão arterial. Afinal o próprio governo federal informa que temos que fazer isso regularmente e nos indica procurarmos as unidades públicas de saúde. E como eu ando exagerando nas Brahmas e nos pitos de fumo sabiá, tenho que ficar esperto. Mas qual foi a minha surpresa quando a funcionária daquela unidade me informou que só os pacientes dos cardiologistas aferem a pressão ali. Mas isso é o mínimo que acontece naquele local. Tem médico lá que é pago para cumprir 4 (quatro) horas de trabalho por dia e atendem seus pacientes em meia hora e vai embora. Tem médico que atende paciente e manda todos irem à sua clinica particular fazer exames nos seus aparelhos particulares e pagar caro para isso.

No Pronto Atendimento então encontrei o maior absurdo. Tinha cerca de umas 130 (cento e trinta) pessoas esperando por atendimento. Um amontoado de gente de impressionar qualquer um, a sala (corredor) de espera tinha lotado e tinha muitas pessoas esperando do lado de fora, como pode ser visto na foto. Parecia que tinha acontecido um desastre ali e o local estava cheio de curiosos. Dava  até aimpressão de que era ali que estavam atendendo  as vítimas da besta fera da escola do Rio de Janeiro. Mas não, era tudo paciente do pronto socorro. E funcionários me informaram que só tinha um médico atendendo, por “coincidência” o diretor clínico do hospital, e que é daquele jeito todos os dias. Um absurdo completo.

Justiça seja feita: estive no PSF do Bairro Divineia, ao lado da Praça da Cirrose, e lá aferiram minha pressão. Só não vi médico lá. Mas aparelho de pressão e gente para aferir pressão tem!

É isso!

26 comentários:

  1. Sabe como resolver o caso da saúde é só colocar o prefeito, o vice e suas familias para usar o sistema de saude, pegar fila, marcar consulta e esperar meses, aí a coisa andaria.

    ResponderExcluir
  2. Tem um projeto de lei, ou projeto de projeto de lei, que instituiria que os políticos em geral seriam obrigados a matricularem seus filhos em escolas públicas (me parece que do Cristovam Buarque) isso faria com que os políticos fossem obrigados a melhorar o sistema de educação pública no país. Eu acho que deveria ser incluído que os políticos e todos os seus parentes também tivessem que usar exclusivamente o SUS para os seus tratamentos de saúde. Assim pode ter certeza que a coisa melhorasse. Já pensou a primeira dama com seus dois cachorrinhos asquerosos esperando por um atendimento no PAzão sem poder dar carterada. E Nelsani esperando por atendimento em um PSF? A coisa melhoraria.

    ResponderExcluir
  3. Zé, parabéns pelo post, alguém tem que denunciar e isso é liberdade de expressão. Não adianta os políticos melhorarem a situação apenas em época de eleições. Segundo mandato de ninguém (com excessão do Lula) é um bom mandato. Para o Brasil se tornar um país desenvolvido só falta limpar a "corja" - conjunto de pessoas desprezíveis, de má nota; súcia, malta."
    Mas a mudança está na urna, na atitude de cada eleitor. Além disso, o nobre escritor Lima Barreto sabiamente dizia: "_ O Brasil não tem povo, tem público."
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. É, meu amigo Eder!
    Complicado também essa história de votar certo. Lembro-me que em nosso tempo de faculdade Era quase unanimidade o nome desse senhor que hoje, infelizmente, está prefeito de Unaí entre os acadêmicos como candidato ideal para assumir a prefeitura. Mega empresário do agronegócio, bem sucedido e o escambau. Este cidadão assumiu e desde o primeiro dia foi um desastre total, uma sucessão de idiotices, tropeços, atos bisonhos e autoritarismo. Mas ele se Mantém no poder na base da propaganda enganosa e se aproveitando da ingenuidade do povo. Fomos enganados também e ajudamos a colocar essa “coisa” no poder. Agora pra tirar é uma luta e uma dificuldade imensa.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. ENTRA NO HOSPITAL MUNICIPAL E VOCÊ IRA VER O AMONTOADO DE GENTE´E O MA ATENDIMENTO QUER DE MEDICOS E ENFERMEIRAS. FAÇA O FAVOR ENTRE LA, VOCÊ TEM PASSE LIVRE PRA ENTRAR.

    ResponderExcluir
  6. Um cidadão me desceu o cacete falando que eu estava ridicularizando a tragédia do Rio. não vou publicar porque está cheio de palavrões, mas informo para os mais lunáticos que
    Apenas quis dizer que o tumulto no PA parecia cenas de local de socorro de uma grande carnificina.
    Agora sobre o episódio do Rio, eu não vejo o porquê de tantas teses de fim do mundo, deterioração do ser humano, ou coisa parecida. Aquilo foi a ação de uma mente doente. Um corpo humano conduzido por um sistema nervoso totalmente deteriorado. Já trabalhei em hospitais por 14 anos e estranho como não acontecem mais acidentes como esse. Já tive oportunidade de lidar com vários pacientes com psicopatia {doenças psicológica} (psicopatas) e o que se vê são ações totalmente fora de qualquer normalidade e na maioria das vezes violentas. Esse cidadão estava longe de querer obter alguma vantagem escusa com aquele ato. Na mente insana dele tudo estava dentro de seu parâmetro aceitável de ética, moral, valor ou o que quer que seja.
    Seria como um motorista de um caminhão carregado de minério descendo uma ladeira dentro de uma cidade e o motorista sofresse um ataque fulminante do coração. O caminhão desceria desgovernado e mataria um monte de gente inocente. A culpa é do motorista?
    Pobres crianças que foram vítimas desse corpo desgovernado. Mas nada mais que isso. Somos no Brasil mais de 190.000.000 de pessoas e no meio tinha um ser humano desse tipo. Fazer o que?
    Meus sentimentos as famílias das vítimas!

    ResponderExcluir
  7. FRENTE FRIA.

    Tempos atrás quando se fala que estava prestes de chegar uma frente fria vinda do sul, todos já imaginavam que era frio pra cacete.

    Na verdade frente fria para os gozadores, era um onibus cheio de gaúcho vindo comprar terra, todos com cheque do Bradesco.

    De certo, nessa leva, trouxeram um prefeito. Não pelo cheque mas pela fria que entrou o povo unaiense em pensar que ele seria o cara.

    Um sistema de saúde caótico, inoperante, com atendentes estressados, sem preparo para atender um público que carece de atendimento mais humano é um dos legados que será deixado pelo "frente fria".

    E todos lembram que ele começou mal, convidando um vendedor de sonrisal para ser o secretário da saúde. Foi no seu governo que ouve os maior quantidade de casos dengue, que não foi divulgado para não causar pânico no povo.

    Temos que "guentá" 2012 a gente faz auditoria.

    (zenóbio)

    ResponderExcluir
  8. http://unaimg.com.br/?p=300 - Saúde Pública: Dez razões para o não funcionamento
    È isso aí Zé Antônio, o tempo passa a coisa piora e nós pagamos a conta. E o prefeito esconde atrás das entidades em troco de cargos, comissões e pagando altas quantias em propagandas enganosas. Paulo MElo pm130266@bol.com.br 9949 8402

    ResponderExcluir
  9. É Zé... ensinar o povo a votar... realmente é melhor construir uma linha férrea sobre o oceano. Nem o Gênio da Lâmpada com uns 1000 pedidos pode mudar isso. kkkkkk....
    Infelizmente as pessoas são enganadas por um discurso fabuloso e lúdico.
    Vc está mandando bem nos comentários e respostas ao pessoal. Vou acompanhar de perto esse site.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Ze Antonio, somos aposentados da Unaprev, gstariamos de saber qual é a função do Frank Adamo, pois nunca vimos nada na mesa dle, nenhum papel.Segundo ele, a Unaprev está com um rombo, mas ele não sabe dizer porque, nem de onde vem.Gostariamos de saber porque a presençça dele na unaprev, será pelo salario? mas ele disse que está louco para sair , pois daqui a dez anos não haverá mais aposentados. Descubra porque e nos conte. ACORDE PREFEITO 2012 ESTÁ CHEGANDO

    ResponderExcluir
  11. Alino, cad
    ~e você secretário de obras, a cidade está imunda. Nunca vimos Unai, tão suja como agora, minha rua é varrida a cada tres meses.Você agora só faz politica,vai em bares tomar sua geladinha e tchau para o povo. É isso mesmo que você terá em 2012 FERRO. Tem muita gente que tinha esperança em você, mas até agora, você não fez nada, só vejo o povo falar mal de você. CUIDE-SE se quizer ser vereador.

    ResponderExcluir
  12. Sr prefeito, osenhor abandonou seu correligionários? Está com uma administração só de adversários? Nós que o acompanhamos, lutamos, rezemos e ficamos ao seu lado em todo os momentos difíceis, somos hoje desprezados.Não preoculpe, 2012 está chegando e Sr deve bater em nossa porta de novo e vai um sonoro NAO. Obrigado pelo reconhecimento. Policia Federal Volta. ATE LA

    ResponderExcluir
  13. Creonice, a cultura que você entende é a do seu sítio ou tenha alguem junto de você para te amparar?
    pois pelo comentario das ruas, você nunca leu um livro siquer. TUDO PELO SÁLARIO

    ResponderExcluir
  14. Ana Mânica,educação cabe em qualquer lugar,não precisar destratar as pessoas para obter resultados.t´estressada vá pescar

    ResponderExcluir
  15. E você procurador Fernandinho, você pensa que é dono da prefeitura e sai dando coice até no ar?DE onde vem a sua educação? de berço não é. Seu diploma em direito foim comprado?

    ResponderExcluir
  16. E o CRAS Sr Prefeito? A única obrigação que os funcionários têm é de ficar na porta fumando e batendo papo? O nosso dinheiro é capim? Dorinha foi embora acabou tudo. Que saudades dela

    ResponderExcluir
  17. Secretária de açao social, qual é a função de Betinho Bagunça? fumar e olhar quem passa na rua?Mais saláriojogado fora. também quero uma vaga assim.Só receber

    ResponderExcluir
  18. E o secretário de esporte? mais um gaúcho na nossa lista de maus administradores.Quanta iluzaão se paensa que usando a secretária vai se eleger a vereador e povo de Unaí diz NÃO fORA

    ResponderExcluir
  19. Quero fazer um pedido URGENTE. Vamos trocar Vasquinho por Anterio e sua corja. E aí em dois anos podemos dizer que moramos em uma cidad e não em um chiqueiro. VEM VASQUINHO, POR FAVOR, O POVO DE UNAI LHE AGREDECE. VASQUINHOOOOOOOOOO
    VENHA

    ResponderExcluir
  20. Cuidados funcionários repensem os votos que vocês deram, olhe a situação que está o munícipio.Vamos eleger gente competente, chega de gaúcho e muito menos pisca pisca

    ResponderExcluir
  21. Será que existe alguma cidade no Brasil que não esteja nas mesmas condições de Unaí em termos de saúde? Acho que o problema é bem maior do que a mera visão provinciana dos nossos caros amigos do blog. Nunca vi ninguém falar sobre o fim da CPMF, que, podem acreditar, era o oxigênio que dava sobrevida à saúde. E sabem porquê foi extinta? Pra tentar impedir que Lula elejesse o sucessor, aquela velha teoria do quanto pior melhor. Não deu certo, e a saúde que pague a conta.

    ResponderExcluir
  22. Cisa mais esquisita o Zé Antônio rindo. Vai ser candidato meu irmão. Se não for muda a cara que vc. está irreconhecível. Mas se for manda brasa que acho que vai ser um excelente vereador, teria o meu voto com certeza.

    ResponderExcluir
  23. "tomá banhi na soda"! viu? não aguentei a pressão, vou mudar a foto! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. O frank Adamo está na unapreve fazendo o mesmo que 90% dos cargos de confiança do carudo fazem. nada! e esperando a época de campanha para pregar adezivinhos amarelos no carro e fazer politica para o pisca pisca. haaa, ele tambem assina tudo que o prefeito quizer!

    ResponderExcluir
  25. Tá Chegando a Hora !!!

    "Geralmente a melhor fonte de informação sobre desperdício, fraúde e abuso nos governos vem de um funcionário do governo comprometido com a integridade pública que está disposto a fazer uma denúncia. Estes atos de coragem e patriotismo, que às vezes salvam vidas e geralmente economizam verbas públicas, deverão ser incentivados e não amordaçados.”

    Fonte: avaaz.org.po

    Ainda há tempo súditos de antério, nós perdoamos vocês; para isso basta falarem o que sabem, denunciem esse governo e venham somar conosco na maior corrente anti-governo que já existiu em Unai.

    Duas coisas pesam na sua decisão, saúde e educação. Nossos filhos são dignos de escolas bem aparelhadas, com professores comprometidos e bem remunerados; um sistema de saúde pronto para nos atender sempre que necessitamos, com funcionários bem treinados, bem remunerados e bem atenciosos. Atentem a isso, esse governo não existe, é transitório, esta cumprindo tabela, já desceu para a terceira divisão. Não tenha medo, seja bem vindo.

    (anonimus fudendi)

    ResponderExcluir