BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



quarta-feira, 13 de abril de 2011

Licitação entre “cumpades” na Prefeitura de Unaí.

Existem dois desastres na administração pública: a corrupção e a incompetência. E não são raros os casos em que a incompetência leva à corrupção. Não digo que exista corrupção, Mas o caso das licitações na prefeitura de Unaí é algo que deveria ser mais bem investigado. Pois existem boatos fortes de que nestas licitações estão havendo combinação de preços entre os concorrentes.


Entre os fornecedores de materiais isto estaria acontecendo devido a morosidade nos pagamentos da prefeitura a fornecedores. O que afasta muitos concorrentes. E com a pouca quantidade de licitantes a combinação de preços se torna mais fácil. Contribui também a forma de licitação. Hoje é usado o Pregão presencial onde os fornecedores têm contato direto uns com os outros. E não é raro o fornecedor levar duas propostas e se tem poucos concorrentes eles entregam a propostas mais cara. E também após a entrega da documentação estes são dispensados pra que o pregoeiro e sua equipe digitem as propostas no computador. E aí pode estar havendo as combinações. Isto seria facilmente resolvido se a prefeitura pagasse em dia. Assim o número de fornecedores aumentaria e dificultava os conchavos. Outra coisa que ajudaria era a implantação do pregão eletrônico. Onde os fornecedores dariam seus lances via internet e não teriam contato com os outros fornecedores.

Entre as licitantes de obras podem estar havendo combinação de preços também. Tudo devido a tal visita técnica: instante em que os interessados na licitação visitam os locais das obras juntamente com um funcionário público . Na prefeitura de Unaí é assinalado apenas um dia e horário para esta visita. Onde todos os interessados em concorrer a licitação se encontram dias antes da reunião para abetura de documentação. e aí pode estar havendo também uma combinação de quem vai ganhar a licitação e por qual preço. Isso seria facilmente resolvido se fossem marcados mais de um dia e hora para estas visitas. Assim as concorrentes não saberiam quantas e quais empresas vão participar do certame.

Existem formas de coibir essas fraldes com ações simples. Só não sabemos porque não são implantadas.

Alguem mais desavisado pode pensar que são falhas da lei e os concorrentes estão apenas sendo “espertos”. Porém cabe informar que esses possíveis conchavos são  crimes e podem trazer enorme prejuizo para o municipio se estiverem mesmo acontecendo. Pois de acordo com o Artigo 90 da Lei 8666/93: aquele que frustra ou frauda, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação, pratica crime e está sujeito à pena de detenção, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

É isso!



14 comentários:

  1. Dia triste para os blogueiros de Unaí. O Amigo Adriano Versiani, alegando motivos pessoais, retirou seu Blog (cidadão impolido) do ar. Não cabem aqui especulações, avaliações ou críticas, mas apenas manifestar o pesar pela perca do espaço.

    ResponderExcluir
  2. Sem contar a brutalidade com que a irmã do carudo dirige aquela central de compras. Onde será que aquela mulher aprendeu ser tão sem educação? Por que será que ela não acaba com a farra dos ageitamentos? Tambem tem até débil mental trabalhando naquele trem. Esperar o que. A turma faz a farra.
    Firma zé. Cê não pode fechar esse blog não.

    ResponderExcluir
  3. Deficientes físicos têm direito a trabalhar, inclusive "débil mental", e, pelo que me consta, o cara só entrega correspondência, não tem nenhuma influência em processo licitatório, até porque, como disse o nosso amigo preconceituoso, ele é "débil mental".

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Adriano retirou o seu blog porque o pisca pisca mandou. O filho dele trabalha no mesmo escritorio em brasilia. Isso que eu chamo de picaretagem. Ditadura pura. Porque agir assim heim branquinho? Vc não tem moral pra assumir os erros dessa DESASTROSA ADMINISTRAÇÃO. Tudo que vcs fazem aqui é pra benefício próprio e ai daqueles que são contrários. Seu dia está chegando e pode ter certeza, vc que se diz cristão calólico vai ver o peso da mão de Deus. Deus vai agir sobre os mentirosos e os falsos. Vc é a pessoa mais falça e asquerosa que existe no mundo. Se acha o tal e não passa de um cidadão sem competência e sujo. Sua hora vai chegar e quero olhar na sua cara na rua lembrá-lo das maldades que tem feito ao nosso povo.

    ResponderExcluir
  5. Eleitor dias destes se dirigiu ao Antério pedindo uma mãozinha pra ajeitar seu barraco....Na delicadeza gaúcha..respondeu:

    " Xirú véio...Se procuras uma mão disposta a ajudar-te encontrá-lo-ás na extremidade do teu braço"

    (zenóbio)

    ResponderExcluir
  6. O Debil em questão é nomeado pregoeiro e recebe mais de 800 contos de gratificação por bons serviços. e preside pregões!

    ResponderExcluir
  7. Então coloca o nome dele ai (o débil mental) e depois prova que o cara é mesmo deficiente. Pago pra ver.

    ResponderExcluir
  8. Gente,
    se existe um trem que eu não suporto é pobreza. E essa discusão entre o EDU e a Ana Mânica tá pobre demais! Não publico mais nem um comentario sobre essa historia de derb mental

    ResponderExcluir
  9. Tem uma coisa estranha, Zé!
    A moça do Unainet tava lá no PA Estrela Guia tirando foto de Deus e o mundo e não estou vendo materia nenhuma sobre o encontro naquele site. Será se Nieto se aliou com seu conterrânio carudo? vixi!!! só falta esse povo comprar vc, Zé!! pode esperar as propostas!!!

    ResponderExcluir
  10. Manda o Delvito liberar a verba que a matéria entra no ar no Unainet. Parece que Delvito quer as coisas na amizade.

    ResponderExcluir
  11. É típico do Delvito querer fazer festa com chapéu alheio, que diga Zé Bráz que o bancou por diversas vezes. A verba de publicidade foi pro salário da Dórinha. E de favor ninguém vive. To contigo unainet, pagou publicou.

    ResponderExcluir
  12. Realmente, sem dinheiro, não dá. A oposição pode começar a gastar porque da banda de lá o bicho já tá pegando. Treto relô, nosso dinheiro dinheiro vai pro saco. Também né com a máquina na mão.

    ResponderExcluir
  13. esse vice tenta enganar todo mundo, foi feita uma reuniao nos loteamentos domingo, ele tentou enganar novamente, mas o ex procurador Dr Marcos Aurelio estava la tambem e deu uma aula de como resolver os problemas dos loteamentos, precisamos de gente seria e preparada vamos a luta pessoal

    ResponderExcluir
  14. como podemos conviver com tantas injustiças na administração municipal, onde imperam o nepotismo,os tráficos de influência de alguns indivíduos que exercem a função pública.No centro de contrôle de zoonoses,especificamente na unidade devigilância em saúde sempre foi de praxe acontecer Êsses fatos:As pessoas que não foram aprovadas no primeiro processo seletivo de 2008,estão sendo convocados,mas,sim aquelas que são do interesse da administração pública municipal de unaí,eu estou me referindo à secretaría municipal de saúde.
    as pessoas que sequer foram aprovadas no referido processo seletivo: o Sr Juliano(vulgo carroça) filho de uma servidora do P.S.F.Jacilândia,O Mário Cristiano,irmão da Supervisôra de vigiância em saúde Sra Cristina,a Sra Ione,a Sra Marta,o Sr Manoel Mendes,parênte do supervisôr de endemías Amador Vasconcelos,O Sr Lázaro Rosa cunhado do Sr crescêncio,é o tráfego de influência,e o nepotismo imperarando na administração pública municipal.
    Fatos como êstes além de prejudicar à todos os demais candidatos que fizeram suas inscrições para concorrer à uma vaga de agente epidemiológico, estão se sentindo lesados,pois, contrbuíram com R$ 30,00 reais,isto desmoraliza o serviço público.
    Faço um apêlo as Srs vereadôres,e,ao ministério público da comarca de unaí que tomem as providêcias cabíveis no sentido de evitar essas injustiças que assolam os serviços públicos municipais.

    ResponderExcluir