BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



terça-feira, 19 de abril de 2011

Lixo hospitalar ainda é jogado sem tratamento no lixão de Unaí.


                                                Click nas fotos para ampliar.

Em setembro de 2010 eu denunciei aqui no blog que o lixo hospitalar das instituições de saúde de Unai estava sendo jogado, sem tratamento, a céu aberto no lixão. Como poderíamos estar em um período de vigência de um termo de ajuste de conduta (período que é dado para que as instituições se adéqüem a normas vigentes) resolvi voltar ao lixão da cidade para ver se algo tinha sido feito para melhorar o estado perigoso e de irresponsabilidade com que a prefeitura de Unaí estava tratando esse tipo perigoso de lixo. E pude constatar que a situação fez foi piorar!


Como pode ser visto nas fotos o lixo hospitalar está sendo jogado em valas ou mesmo fora destas e está sendo ateado fogo. Quando as normas exigem que esse lixo receba uma segregação minuciosa e  um tratamento rigoroso  antes de ser depositado em local adequado. Mas infelismente tudo está do mesmo jeito que estava oito meses atrás. Alias, Repito: pior.

Como pode ser visto nas fotos, até tubos de ensaio cheios de sangue podem ser encontrados ali. Podem tambem ser encontrados aos montes: Seringas, agulhas, lâminas de vidro para microscópio, cateteres, equipos, gazes e compressas usadas e todo tipo de material contaminado. Este material para ser descartado necessitaria primeiro ser passado por uma autoclavagem (ser submetido, em um equipamento adequado, a alta pressão e temperatura para serem esterilizados). Isso simplesmente não acontece.

Frascos de medicamentos usados ou com prazos de validades vencidos e todo tipo de material perigoso, como já citado, se encontram parcialmente incinerados e jogados no solo próximo a local onde se encontram catadores de materiais recicláveis. Já não bastasse o perigo de contaminação do meio ambiente, uma pessoa que esteja por ali pode utilizar um material contaminado desses e contrair uma grave doença.

Estamos arrumados com essa administração!

28 comentários:

  1. Ué,Zé, quem é que faz essa fiscalização? é a GRS de Unaí? Se for ela, cadê o Aprígio? O Ministério Público, tem conhecimento? E a Comissão de Saúde, da Câmara Municipal? Gente é muito descaso para com Unaí, isso não pode acontecer. Vamos chamar a TV, Jornais, Internet, Rádios, etc e denunciar...

    Paulo Luiz

    ResponderExcluir
  2. Amigo Paulo Luiz,
    A responsabilidade pelo destinação final do lixo hospitalar é da prefeitura (secretaria de obras e Secretaria de saúde) primeiro o lixo tem que ser tratado no local onde é produzido (hospitais, clínicas, farmácias, laboratórios etc) depois ser entregue para serem depositados em aterros sanitários adequados. O que se vê é que não adianta o local que produz tratar e segregrar seu lixo, pois a prefeitura ou o órgão contratado por ela está colocando todo tipo de lixo hospitalar no mesmo local e colocando fogo. Uma atitude que está milhões de anos luz distante de algo que pode ser chamado de tratamento e destinação final de lixo infectocontaminante (hospitalar). Eu não fiz a denuncia a Vigilância Sanitaria estadual na GRS, mas a prefeitura está ciente que está cometendo uma imprudencia e um crime contra a saude pública.

    ResponderExcluir
  3. Se Unaí fosse um lugar sério, só essa foto mostrando estes tupos de ensaio cheios de sangue jogados intactos no lixo já seria motivo de uma investigação séria e a punição dos responsáveis. Impressiona como um laboratório de análises clinicas descarta um material no lixo desse jeito. Nem na estufa este material passou primeiro. que loucura estamos vivendo em Unaí!!! Cadê você Zé Juliano?

    ResponderExcluir
  4. A coisa é bem mais séria do que os tubos. Como aí está todo o lixo hospitalar da cidade, com certeza aí tem bolsas de sangue, peças anatômicas (pedaços de corpos humanos, fetos abortados com poucos dias de gestação etc) todo tipo de fluidos de corpos humanos. Todo tipo de material contaminado. Uma infinidade de materiais que jamais poderiam ser descartados dessa forma.

    ResponderExcluir
  5. UM SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE COMANDADO PELO ZÉ GONÇALVES DA QUITANDA, O QUE ESPERAR? COM CERTEZA ZÉ GONÇALVES E BRANQUINHO ACHAM QUE LIXO HOSPITALAR, RETO DE QUITANDA, BANANA PODRE E PEDAÇO DE SOFÁ VELHOS É TUDO A MESMA COISA. SE NÃO PUDER SER VENDIDO MANDA PRO LIXÃO E PRONTO.

    FIRMA O TACO UNAÍ, CÊ AINDA VAI SOFRER DEMAIS COM ESSE POVO QUE VC COLOCOU NO PODER! FERRO!!!

    ResponderExcluir
  6. Para o anônimo,ferro é pouco!!!Cada povo tem o governo que merece,eu me rendo!!!!!Contribuí para isso tbm,mais chega de tanta burrice,vamos mudar,Unaí ainda tem jeito,vamos lutar pela nossa cidade pacata é d+.Eu tenho ódio de mim mesma em ter votado,mais fazer o que????Um abraço Zé e vamos a luta.

    ResponderExcluir
  7. A título de informação (sei que brankin vai conseguir ler, se não piscar muito).

    O lixo séptico ou hospitalar deve ir para valas sépticas ou ser incinerado (a incineração é diferente da queima, pois é feita em máquinas especiais e não simplesmente pelo fogo). Entretanto, em muitas cidades, o lixo hospitalar é depositado em aterros sanitários ou mesmo lixões.
    (fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/destino-do-lixo.php)

    Abrai-vos os zóis irmãos !! Pouco se aproveita deste governo. (zenóbio)

    ResponderExcluir
  8. ESSE BRANKIM É TÃO BURRO QUE ARMOU PRA TIRAR O BLOG DO ADRIANO DO AR E CONSEGUIU. TIROU UM BLOG MODERADO DO AR E DEU COMBUSTÍVEL EXPLOSIVO PARA UM BLOG DE OPOSIÇÃO ÁCIDA. É SÓ DAR UMA OLHADA. A TAL MATÉRIA DO “LUTO” DO ZÉ ANTÔNIO ALCANÇOU LUGAR DE UM DOS DEZ MAIS VISTOS DO BLOG. ISSO EM APENAS UMA SEMANA DE POSTAGEM. O BLOG, PARA QUEM ESTÁ REPARANDO, ESTÁ ALCANÇANDO ATUALMENTE (DEPOIS DA TAL CENSURA AO ADRIANO) UMAS 500 VISITAS POR DIA.
    ASSIM VC VAI LONGE BRANQUIM! BABACA”

    ResponderExcluir
  9. Amigo anônimo,
    Discordo um pouco de vc, cara! Talvez o fato com o Adriano tenha trazido alguma curiosidade das pessoas, não só para o OPV como também para o blog do PG e o UPT. Mas eu tenho ralado um pouquinho aqui também para tornar o blog interessante e com credibilidade.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. E BOM DEMAIS, OS TIROS DESSA GENTE SEMPRE SAI PELA CULATRA KKK. O ALCAPONE DO SERTAO URUCAINO DE VOLTA A NELSON UNGRIA E BRANKIM EM GOIAS ASSESSORANDO SEU FILHO PILANTRA.

    ResponderExcluir
  11. EU SEI ZÉ ANTÔNIO. MAS BRANKIM TAMBEM TÁ AJUDANDO!!!

    ResponderExcluir
  12. Se eu souber que o pisca pisca está ajudando o blog eu largo esse trem. Se ele tá ajudando, boa coisa não deve ser!! Rssssssss (tô brincando! Entendi seu recado)

    ResponderExcluir
  13. Deus é fiel e faz tudo certo. Se esse povo não devesse tanto a justiça federal você, Zé Antônio, já estaria fazendo compnhia a grande turma que partiu dessa pra melhor por mão de bandidos contratados e pagos todos sabem por quem. È o que diz a imprensa e processo que corre na nona vara de BH, portanto podemos comentar a vontade já que é de domínio público.

    ResponderExcluir
  14. Tem lixo na cidade e também nas prateleiras da quitanda do secretário de saúde. Para constatar é só ir lá e ver a quantidade de produtos vencidos nas prateleiras e resfriadores do SUPEMERCADO CRUZEIROS, também né com um nome desses só podeia dar nisso. Se eu fosse ele mudaria pra SUPERMERCADO ATLETICO, aí sim teria que sair de lá tudo que está vencido, inclusive os donos.

    ResponderExcluir
  15. Para com isso,cara! rsss! sou atleticano, mas caçar briga com cruzeirense aqui só vai atrapalhar. E não tem nada haver com a causa.

    ResponderExcluir
  16. Se for fazer uma varredura de LIXO, tem que começar tirando o LIXO que esta dentro da prefeitura, esse lixo é tóxico e altamente perigoso, ANTERIO, BRANKIM, PEDRO IMAR, ZE GOIAS, ALINO, A RIPONGA DA LUCIANA NAVARRO, ALCIDES, EURIPEDIS,FARIAS, FERNANDO CAMPOS,PINTINHO, ZENO,ZE GONÇALVES ufa se eu for colocar todo o lixo que esta la dentro da casa marron, não termino meu comentario hoje.
    Vcs estão preocupados com o lixo hospitalar, estes que citei acima e muito pior, pq eles não tem carater.
    E vota Unaí!!!
    Delvitão e Dorinha!!!

    ResponderExcluir
  17. Toma gentalha, chorem amargamente, ainda acho é pouco, tomara encher de lixo até o topo da serra, quem sabe assim ces aprendem a votar. Minha esperança é o brankim ganhar, assim mostrarão pro mundo o tamanho da burrice desse povo.

    ResponderExcluir
  18. Zé parabéns, notável sua coragem e a qualidade das matérias. sem pompa e nem textos indecifraveis, mas objetivo e instigante. Bom saber que em Unaí tem uma pessoa como você!

    ResponderExcluir
  19. vinicius disse...
    Infelizmente nã sei se por coincidência ou não, mas Unaí deixou de ser a cidade que mais cresce no noroeste de Minas e entorno de Brasília após este acontecimento(CHACINA DE UNAI). Inclusive no censo 2011 a população de Unaí ao invéz de crescer diminuiu, enquanto a de Paracatú Cresceu.
    22 de fevereiro de 2011 01:03

    ResponderExcluir
  20. Anônimo disse...
    Dificuldades, qualquer administração passa, gargalos qualquer setor tem. O que não pode é uma administração ser ruim em tudo. Saúde, estradas e pontes rurais, limpeza urbana, conservação, administração, numero de cargos de confiança, suspeita de fraudes em creches e colégios municipais e tudo mais. E o mais sério. Não aceitar nenhum tipo de crítica e tomar estas como ofensas imperdoáveis. ESSA ADMINISTRAÇÃO É RUIM DEMAIS, GENTE! NÃO ADIANTA TENTAR DEFEDER NÃO. ESSA ADMINSTRAÇAO SÓ PRESTA NAS MATERIAS DA TV RIO PRETO E DA RADIO VEREDAS.
    22 de abril de 2011 19:02

    ResponderExcluir
  21. Gente e aí curtiram muito o feriado em Unaí? nossa nunca vi tanta opção! Nosso prefeito é demais fiquei sem saber em qual evento eu ia. Na dúvida fiquei olhando os posts mais antigos do blog mesmo, estou conseguindo matar o tempo me divertindo com os comentários.

    ResponderExcluir
  22. "LUTO" uma das materias mais simplórias do "nobre" Zé e a mais acessada do blog (veja no lado dieito do site). Parabéns José Gomes Branquinho, está dando a faca e o quijo pro zé.

    ResponderExcluir
  23. Lixo???? Que Lixo??? Em una� n�o tem lixo n�o... T� doido? rsrsrs...
    Agora falando s�rio um dos piores lixo que tem em una� e essa administra�o e os lixo de confian�a, lixo de confian�a fede mais que merda, e n�o serve pra nada, nem pra manda pra usina de carboniza�o, alias serve pra toma o lugar e s�lario dos efetivos....

    ResponderExcluir
  24. SE VOCÊS DEPENDEREM DO APRÍGIO E DA G.R.S,ESTAREMOS FRITOS,POIS SÃO FARÍNHA DO MESMO SACO,VOCÊS NÃO SABEM DE RECEBIMENTOS IRREGULARES DE VERBAS DE VACINAS HÁ UNS 2 ANOS ATRÁS? E QUE FOI ATÉ OBJETO DE AUDITORÍA DOS ORGÃOS DE FISCALIZAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO?

    ResponderExcluir
  25. ZÉ ANTONIO,PRECISO FAZÊR UM DESENCAPETAMENTO TOTAL EM TODAS UNIDADES DA CASA MARRON,PRICIPALMENTE NO CENTRO DE CONTRÔLE DE ZOONOSES, PARECE QUE OS ESPÍRITOS DOS ANIMAIS QUE SÃO ABATIDOS LÁ ESTÃO ATACANDO OS SUPERVISÔRES DAQUELA UNIDADE DE SAÚDE, EU NUNCA VÍ TANTAS PESEGUIÇÕES CONTRA AGENTES EPIDEMIOLÓGICOS,
    TEM UM TAL DE CARLOS LOUZADA,E, UMA SUPRVISÔRA CONHECIDA PO ROSÉLIA ENTÃO É OS QUE MAIS PRECIZAM DE DESCARRÊGO!!!!SARAVÁ ZIFIO!!!!HÚ HÚ HÚ HÚM HÚM HÚM SAI ISPRITO MAL!!! HUM HUM HUM HUM HUM!!!

    ResponderExcluir
  26. Vcs ja viram falar que as obras sao espelhadas nos que comandam neh.... taí o lixão a cara da administração atual....ta uma vergonha... uma cidade como Unai com lixo a céu aberto.. é mto descaso com a população..

    ResponderExcluir
  27. SÓ ME FALTAVA ESSA...
    Tá uma vergonha mesmo nossa Unaí! É só começar a pesquisar sobre ela que logo aparecem esse tipo de matéria! nem imaginava que havia tamanha imprudência nessa área.
    Órgãos Públicos existem prá tudo o que se imaginar, mas não serve para nada, além de "verbOduto" do governo para a Prefeitura!
    AGORA; Nem vem me perguntar aonde eles estão aplicando essa verba! Imagine você mesma.

    ResponderExcluir
  28. Jente a pouca vergonha não está só na coleta de lixo e sim na distribuição de remedios, eles acham melhor deixar os medicamentos vencerem e jogar em uma vala no lixão do que distribuir para a população.... Querem confirmar va até o lixão, no mesmo local que jogam os cachorros mortos........umumumumumuumum......

    ResponderExcluir