BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



segunda-feira, 25 de julho de 2011

Versão fantasiosa da casa marrom e versão verdadeira da situação do Hospital Municipal de Unai.


No jornal Interessante ano 2 Edição 19 pag 12. Aparece uma reportagem onde fui convidado, como especialista em adm hospitalar, para avaliar o Hospital Municipal de Unai. E também avaliar a versão oficial do governo municipal para o hopsital.

Segue o texto completo.

(versão do governo)

O Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado é referência microrregional em média complexidade, ou seja, atende a população de Unaí e mais 12 municípios que compõem a microrregião.

(Versão verdadeira)
Essa microrregião falada envolve Buritis, Paracatu, Brasilândia, Dom Bosco, Arinos entre outros. O hospital de Paracatu tem 4 vezes mais leitos que o hospital de Unai que só tem 44 leitos. A afirmação que o hospital atende 12 municípios é uma falácia, uma vez que a população de Brasilândia é atendida em João Pinheiro e Patos de Minas, a população de Paracatu é atendida na própria cidade, a população de Buritis procura atendimento em Brasília e Arinos tem seu próprio hospital.

(Versão do governo)

como referência em alta complexidade a cidade de Patos de Minas. Casos de pacientes que necessitem do atendimento de alta complexidade deve-se entrar no sistema de regulação SUSfácil, onde se determina a reserva de leito para o paciente. Quando Patos de Minas não dispõe de leitos vagos, os pacientes poderão ser encaminhados para outros centros maiores, como Uberlândia e BH, fato esse que acarreta algumas remoções para Brasília, pois as vagas muitas vezes demoram ser liberadas, ou são liberadas para locais longe do nosso município. Apesar de dispormos de UTI móvel com médico e enfermagem para a remoção do paciente, na maioria das vezes quanto mais demorar o tratamento menor chance de recuperação tem o paciente.

(Versão verdadeira)

Na realidade todos os pacientes com algum gral de gravidade são encaminhados para Brasília, tem um ônibus que leva gente todos os dias para Brasília para fazer exames e consultas, dezenas de viagens de ambulâncias são feitas levando gente pra Brasília toda as semanas. Isso pode ser verificado no setor de ambulância que fica ao lado do hospital. A estória que as pessoas são encaminhadas para Patos é um engodo (enganação) do governo de minas e do governo municipal.

(Versão do governo)

O Hospital Municipal faz parte de um programa do governo de Minas, o Pró-Hosp (Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS-MG) desde o ano 2005. Tal programa tem auxiliado a prefeitura na manutenção das atividades do Hospital bem como em construções, reformas e aquisição de vasto aparato tecnológico. Dentre os quais se destacam:

- Reforma do Pronto Atendimento; reforma e ampliação do centro cirúrgico e CME; ampliação do Laboratório Municipal; adequação da estrutura para implantação da UTI Neonatal; aquisição de usina de oxigênio, ar comprimido e vácuo; aquisição de 02 aparelhos de ultrassonografia; 01 aparelho de raios-X; gasômetro; cardiotocógrafo; videolaparoscópio; eletrocardiógrafos; monitores e uma vasta gama de equipamentos.

A Unidade de atendimento, os profissionais e todos os equipamentos são cadastradas no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES)
(Versão verdadeira)
Verificando o site do CNES verá que não consta equipes de profissionais e nem equipamentos cadastrados ou o cadastro é totalmente desatualizado.

(versão do governo)

A demora no atendimento se dá devido ao alto número de pessoas atendidas tanto de Unaí quanto dos municípios vizinhos e a cultura dos usuários em procurar o Pronto Atendimento e não os PSFs (Programa de Saúde da Família).

 Versão verdadeira)

Já que se afirma que o hospital atende uma população de mais de 230.000 pessoas (12 municípios) é óbvio que um pronto atendimento que conta com apenas dois clínicos gerais e um pediatra de plantão não conseguem atender a toda a demanda. Especialidades como cardiologia , neurologia e cirurgia geral trabalham em regime de sobre aviso e só são chamados em último caso e só atendem a suas especialidades.

(versão do governo)
A estrutura do Hospital consegue atender Unaí e sua microrregião. O que deixa a desejar é a estrutura do Pronto Atendimento. Já foi adquirido um terreno anexo ao hospital para ser construído um novo P.A. com estrutura humanizada para atender a população.

(versão verdadeira)

O hospital não atende a demanda de serviços hospitalares, só há internações simples, partos e esporadicamente algumas pouquísismas cirurgias. Se a pessoa precisar de uma cirurgia simples tipo: de menisco, de ligamento, de hérnia, de esôfago, estomago, ou qualquer outro tipo de cirurgia ele não conseguirá. O hospital como dito só tem 40 leitos e mais da metade desses é ocupado pela obstetrícia). Muitas pessoas são mandados para marcar cirurgias que nunca acontecem! Não existe uma fila regulamentar de quem necessita de cirurgias! Depende da boa vontade do médico se quer ou não quer fazer cirurgias! A culpa não é do medico pois não existe uma equipe medica com contratos assinados para realizar esse serviço.

(versão do governo)

Já dispomos de estrutura física adequada e alguns equipamentos para montagem da UTI neonatal, a prefeitura encontra-se em negociação com profissionais que irão assumir o serviço tanto do Neonatal quanto da UTI adulto, porém, o processo de credenciamento é rigoroso, e por se tratar de serviço de alta complexidade é de competência do governo do Estado.

(versão verdadeira)
Não existe essa estória de UTI adulto ser de competência do estado. Paracatu tem UTI adulto. Vejam a quantidade de hospitais de alta complexidade mantidos pela prefeitura de Belo Horizonte.  E a UTI neonatal de Unaí teve seus equipamentos adquiridos ainda em 2005 e até hoje ala não funciona. E também não existe grandes dificuldades de aprovar um projeto de UTI neonatal não. É apaenas cumprir as exigencias e pronto.

(Versão do governo)

 

Temos dificuldades em conseguir profissionais em algumas especialidades, como exemplo a pediatria que é um problema nacional e não só do nosso município.

O Hospital tem crescido e desenvolvido bem suas atividades.

Versão verdadeira)
O hospital na verdade está constantemente sendo maqueado. Procure a unidade de faturamento e peça a produção a 5 anos atrás e a de hoje e verá que o hospital está sendo floriado e não resolve o problema da população.

Informando que o Secretário de Saúde de Unai se recusou a participar da reportagem! Não é bobo o Zé Gonçalves! Ninguém melhor que ele pra saber que a saúde de Unai é um conto pra boi domir! Então vai debater como?! Melhor falar que não gosta do jornal e não conceder a entrevista! Depois ele vai na TV Rio Preto e dá a versão fantasiosa dele e a Tal TV não deixa ninguém contestar!

É isso! 



16 comentários:

  1. Dia 28 de junho faleceu em Brasília a unaiense Patrícia. Ela tinha um tumor (linfoma) e trataram dela aqui em Unaí de Hérnia de disco é mole? Se tivessem pedido exames ou encaminhado esta jovem de 28 anos mais cedo para BSB, talvez ela ainda estaria entre nós. Sábado foi encaminhada para BSB uma senhora que sofreu um acidente perto da pç. São Cristóvão, que voltou na madrugada de domimgo apenas com um fratura na clavícula. Pois é, estes são casos corriqueiros que acontece todos os dias aqui em nossa cidade, sem contar os postos de saúde onde médicos que ganham pra trabalhar oito horas por dia trabalham apenas um hora e as receitas que eles dão sem pedir qualquer tipo de exames aos pacientes poderia ser fotocópias, são sempre as mesmas. Eu gostaria de saber pra que serve a DRS, me parece que é só pra dar empregos pra oposição, é isso mesmo eu sou oposição e fico indiguinada de ver que ao invés de fiscalizar eles preferem se calar.

    ResponderExcluir
  2. ESSA TC RIO PRETO VIROU TV MUNICIPAL OU MELHOR TV GOVERNO PARTICIPATIVO TAMBEM COM O PAGAMENTO DE MILHARES DE REAIS COM O DINHEIRO SUADO DOS NOSSOS IMPOSTOS, TODO DIA QUE LIGA TA A CARA DO CARA DE PAU DO BRANQUINHO MENTINDO.
    OBS.: O VICE DO BRANQUINHO VAI SER O ADILSON DA TV, ISSO E QUE É DOBRADINHA.

    ResponderExcluir
  3. O ze Antonio vc sabe se é verdade que ze maria da ambulancia ta do lado do branquinho.

    ResponderExcluir
  4. Não sei te dar essa informação não, meu amigo! Se tiver, estará provando que é o maior palhaço do mundo e desrespeitando de morte a história do PCdoB. mas prefiro não acreditar nisso!

    ResponderExcluir
  5. O tal Zé Gonçalves é um péssimo secretario de saúde, um capacho do Pisca e tudo mais de ruim! Mas bobo ele não é! Fugiu de um debate que sabia que era perdido! Como um especialista em vender pipino vai debater com um especialista em hospitais assunto de um hospital falido? Ninguém mais que o Zé da quitanda pra saber que aquele hospital é uma porcaria! E outra! Agora está abandonando o barco e indo pro tal SICOB! Sabe que esse barco já era!
    Espertinho o Zé Gançalves, em?!

    ResponderExcluir
  6. MAS QUEM DISSE QUE AQUILO É UM HOSPITAL??? AQUILO NEM DE AÇOUGUE PODE SER CHAMADO SE NÃO OS AÇOUGUEIROS COMEÇAM A PROTESTAR!!

    ResponderExcluir
  7. Minha gente, o Zé Maria pode até voltar pra oposição mais até ontem ele estava do lado do brankim, inclusive já está pedindo apoio pra sua candidatura a vereador. È uma vergonha! Mais infelizmente é verdade. Ad. Rei

    ResponderExcluir
  8. A senhora que mandaram pra Brasília sem precisão nenhuma é D. Cãndida mãe do Jodair e do Closeir eles estão revoltados, pois bastavam medicamentos pra dor e talvez enfaixá-la, mais como era sábado preferiram mandá-la sofrer em Brasília do que ser um pouquinho de trabalho. Isso é caso de polícia minha gente! O closeir trabalha no TJ, tomara ele denunciar esses açougueiros que só querem nosso dinheiro e a Administração nada faz pra combatê-los. OPOSIÇÃO SERIA JÁ111111111111111111

    ResponderExcluir
  9. Deus do Céu o que vai ser de nós se esse pisca ganhar? Estamos fritos.

    ResponderExcluir
  10. Êta la la. Que coisa mais bem feita! Eu adoro ver os comedores de capim choramingando. Toma gentalha. Meu voto e da minha família vai ser do brankim. Tomara ele ganhar e ocês continuar comendo capim e seco. Se vocês forem bonzinhos e votar no brankim vou mandar pintar o capim de verde, babacada assim cês come mais alegrinhos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Quero rir da cara do cês mais oito anos.

    ResponderExcluir
  11. Que palhaçada!!! Se esse filho da P#@* e sua familia votam aqui é porque moram aqui! que alegria e essa em estar tomando no #$@.

    ResponderExcluir
  12. Quando começaram a surgir alguns comentários nesse blog dizendo que o Zé Maria da Ambulância havia se vendido para o Pisca, quero dizer que fiquei batante preocupado com essa história, pois sou filiado ao PCdoB e o procurei para obter informações. O Pisca de fato procurou o Zé Maria, como tem procurado todos aqueles que pretendem se candidatar em 2012. O que o Pisca propôs foi para o Zé Maria mudar de partido e se candidatar do lado dele, o Pisca sabe que o PCdoB nunca vai apoia-lo, pelo contrário vai trabalhar diuturnamente por sua derrota em 2012. Não existe nenhuma acordo, nem apoio do Zé Maria ao Pisca, pois ele tentou compra-lo com cargos de confiança mas segundo ele não aceitou e continua firma na oposição, pois se caso viesse mudar de posição e apoiar o pisca, estaria decretando a sua derrota e indo contra tudo que foi construido por parte do servidores municipais na luta por melhores condições de trabalho e salários. Qualquer outra história semelhante não passa de especulação. grande abraço a todos Carlos Baromeu

    ResponderExcluir
  13. a administração municipal fica atordoada todas as vezes que se vê diante da esposição da realidade de Unai! Não que eles não saibam que sua administração é uma catástrofe! isso eles sabem! É que fica tudo tam escondido e se fala tanto bem deles na base do dinheiro público! que quanto alguem fala a verdade perto deles! eles paralizam! ficam doidos apelam!

    alguem que trabalhe na secretaria de saúde ou no hospital ter coragem de falar essas explicações feitas para iludir otário! é de uma tristeza extrema!

    que preguiça de ver o zé gonçalves tão patético apenas para ganhar seu salario de secretário!!

    não sei com que estou surpreso essa administração só escolhe pulhas para compor seu quadro de cargos de confiança

    ResponderExcluir
  14. UTI NEONATAL
    Vamos ficar atentos, a administração tinha mais de R$300.000,00 (trezentos mil reais para implantar a UTI NEOTAL em Unaí, não implantou e o Governo está pedindo a devolução. Pura birra porque foi dinheiro conseguido na gestão anterior. Já foi devolvido R$89.000,00.
    Essa UTI é uma unidade de cuidados intensivos onde os recém nascidos são internados, principalmente, os recém-nascidos prematuros, que correm risco de morte e necessitam de cuidados 24h por dia, bem como aqueles que sofreram algum problema ao nascimento.
    Cadê nossos fiscais, os vereadores? Continuam na mesma, recebendo e não fazendo o seu trabalho.
    Paulo Melo www.unaímg.com.br fone 9949 8402 vivo

    ResponderExcluir
  15. Nessa eu discordo de você, Paulo Melo! Não é pura birra, é pura incompetência e canalhice! Não têm capacidade para gerenciamento, só sabem deixar o “barco” andar e seja o que Deus quiser. Os erros bisonhos são encobertos pela mídia comprada! Canalhice porque não estão nem aí pra recém-nascido que precisa de cuidados intensivos! O dinheiro pra manter essa UTI funcionando eles gastam com cabos de confiança que dá mais votos!

    ResponderExcluir
  16. """"PRA QUE SERVE A DRS"""", ".. me parece que é só pra dar empregos pra oposição, é isso mesmo eu sou oposição e fico indiguinada de ver que ao invés de fiscalizar eles preferem se calar..."

    Que nos responda o Aprigio e o Dr Eguimar, que ocupam cargos abonado por Toninho Andrade.

    Se falam que o Vendedor de Pepino não é apto por ser Vendedor de Pepino e que deveria cuidar de sua quitanda em vez da saúde; Aprigio é um ex-bancário e Aguimar é militante na Advocacia.

    Cargo é Cargo basta estar FILIADO.

    PAVOROOOO !!!!!

    **zoreia**

    ResponderExcluir