BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



domingo, 15 de maio de 2011

Onde estão as ciclovias de Unaí?


A cidade de Unaí é conhecida pela grande quantidade de bicicletas trafegando pelas suas inadequadas ruas. O relevo aplainado, as curtas distâncias entre os bairros e o centro da cidade e o baixo poder aquisitivo da população contribuem para que Unaí seja uma das cidades do país que mais tenha bicicletas trafegando por suas ruas, em proporção a sua população. Se junta a tudo isso um trânsito confuso e mal sinalizado, a concentração das repartições públicas e comercio em um pequeno centro e a falta de orientação e, porque não, de educação de ciclistas, motoristas e pedestres e temos em Unaí um trânsito totalmente louco onde vemos ciclistas andando pela contramão, em cima de calçadas e disputando lugar entre os carros de forma perigosa e irresponsável.

O poder público poderia desenvolver várias ações para organizar o trânsito de Unaí. Leis mais severas, conscientização, fiscalização e punição seriam algumas delas. Mas, ao que tudo indica a administração, que só pensa em angariar votos, tem medo de tomar atitudes impopulares para organizar o trânsito e perder alguns votos dos ciclistas. Longe de eu estar tentando tornar os ciclistas os vilões do trânsito unaiense, até porque eu sou um ciclista também. Mas a coisa está um absurdo. E andar pelas ruas e calçadas de Unaí está um verdadeiro “Deus nos acuda” podemos nos ver, a qualquer momento, sendo atingidos por um maluco em uma bicicleta.

Outra possibilidade que poderia ser estudada era a implantação das ciclovias (locais demarcados para o trânsito exclusivo de bicicletas). Como o tal prefeito carudo só sabe fazer promessas que ele parece fazer questão de não cumprir. Ele deu entrevista para jornais de importância nacional em 2008 dizendo que iria implantar as tais ciclovias, inclusive ciclovia na rodovia que liga o Bairro Mamoeiro a Unaí. veja aqui. Mas, como tudo que ele fala, isso também parece que não vai passar de enrrolação e mentira.

Então o negócio é, quando sairmos de casa, sairmos com armaduras e capacete, porque a possibilidade de sermos atingido por um ciclista é enorme. E a possibilidade de sairmos de bicicleta e sermos atingidos por um carro também é imensa.

É isso!

25 comentários:

  1. Calma Zé Antônio, unai num precisa de ciclovia não, numa cidade que não tem emprego, dum prefeito que acabou coms os empregos que tinha como por exemplo o Frigorífico o povo (salvo alguns poucos) andam é de bicicletas e mulas portanto as ditas bicicletas e mulas podem transitar tranquilamente pelas ruas de unai já que sem emprego não da pra comprar carros.

    ResponderExcluir
  2. Antério Mânica disse:

    "Na cidade temos, sim, a necessidade de ciclovias, principalmente na rodovia que liga ao bairro Mamoeiro, bastante estreito e onde já houve muitos atropelamentos, e em outros pontos críticos da cidade onde o fluxo de biclicletas é muito grande. Precisamos criar essas ciclovias para dar segurança às pessoas que andam de bicicleta" - garantiu.

    kkkkkkkkkkkkk! Que grande safado!! O que faz esse povo de bosta de Unaí ainda acreditar nesse sujeito?

    ResponderExcluir
  3. Putaria generalizada essa trânsito de Unai. Zé Braz ainda fez algumas coisas como implantação de faixas de pedestres e semáforos. mais esse Gaúcho não faz nada. que triste!

    ResponderExcluir
  4. Essa semana vai acontecer o julgamento do Zé da Estrada pelo conselho de ética do PMDB. Será se vão expulsar o catengão de cidade (só fica em cima do muro procurando a melhor possibilidade de se dar bem) ou isso vai acabar em pizza? Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  5. Uma cidade que mal mal te asfalto (tem lugar onde estreitaram a rua, aumentando o passeio para não pagar pelo asfalto) isso é meio utópico.

    ResponderExcluir
  6. O negócio, amigo anônimo, é que com essa administração tudo é utopia. Cidade limpa é utopia, geração de empregos é utopia, gasto responsável do dinheiro público é utopia, ser atendido no PA ou centros de saúde é utopia, apoio ao pequeno produtor rural é utopia e por aí vai. A única coisa que é realidade e certo é que vamos ver a cara do Branquinho e do Anterio na TV Rio Preto ou em algum destes jornaizinhos da cidade todos os dias dizendo que está tudo uma maravilha. Que ele não vai fazer estas ciclovias, isso é o óbvio ululante. E também não vai organizar trânsito nenhum. O que irrita é o tanto que ele é falastrão e mentiroso. Porque dar entrevistas dizendo que vai fazer se sabe que não vai?

    ResponderExcluir
  7. Olá José, eu acho ótimo Unaí ser uma cidade que tenha muitos ciclistas, apesar de muita gente usar a bicicleta por falta de opção, mas não vou entrar nessa discussão. Sobre a questão da implantação de ciclovias/ciclofaixas..., penso que se o Executivo Municipal não age por conta própria, o Legislativo poderia criar leis prevendo a implantação de ciclovias... quando da construção/reforma das vias da cidade. Eu vi 3 exemplos de leis municipais abordando essa questão, veja: (é preciso digitar os números que aparecem para ler a íntegra da lei)
    1- http://bit.ly/kbnoZt
    2- http://bit.ly/mQuAOW
    3- http://bit.ly/jYK8KA

    Agora eu me pergunto: Porque os Vereadores da cidade não enviam projetos de lei como os exemplos acima? Coisa simples e que faria uma grande diferença na cidade. Com uma lei dessas aprovada, os cidadãos ficariam vigilantes e não aceitariam abertura/reforma de ruas sem que houvesse projeto de ciclovia.

    Cadê o Vereador José Inácio que as vezes comenta nesse blog? Por que não envia um projeto de lei nesse sentido?

    ResponderExcluir
  8. Sabe Zé Antônio, vc como ciclista que parece usar freqüentemente a bicicleta como meio de transporte, poderia se engajar nessa questão, e através do blog ou mesmo conversando pessoalmente com os Vereadores, cobrar para que legislem sobre essa questão, já que no caso do executivo, sabemos que é uma tarefa difícil. Quando existe um legislativo forte, que cria leis interessantes, que cobra e etc, o executivo fica digamos amarrado, e assim é meio que forçado a agir de forma eficaz.
    Eu sei que vcs pretendem não deixar Branquinho vencer as eleições, mas espero que mudem o foco e comecem a agir propondo idéias, cobrando de verdade, pois só assim as coisas melhoram. Caso contrário, será um ciclo vicioso.
    É interessante como uma cidade com tantos ciclistas, não exista uma entidade para representa-los. Ao menos vi que haverá uma prova de MTB: http://mtbunai.blogspot.com/
    Certamente Unaí tem muita gente que gosta de andar de bicicleta, e gostaria de ver ciclovias na cidade.

    enfim

    ResponderExcluir
  9. Chacina de Unaí permanece sem data marcada para júri popular

    Maria Clara Prates -
    Publicação: 15/05/2011 07:23 Atualização:
    Os inúmeros recursos previstos no Código de Processo Penal brasileiro, de 1968, fizeram com que a Chacina de Unaí – crime de repercussão internacional no qual foram mortos três auditores fiscais do Ministério do Trabalho e um servidor federal, em janeiro de 2004, no Noroeste de Minas – , chegasse até a maior corte do país, o Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo depois de perder todos os recursos interpostos no Superior Tribunal Federal (STJ), os nove réus no processo, sete anos depois, esperam a palavra dos ministros do STF, antes da marcação do júri popular. Vencida essa etapa, entretanto, o Supremo pode ser chamado mais uma vez a decidir, se for interesse dos réus, se o julgamento pode ser feito em Patos de Minas e não em Belo Horizonte. Tudo isso faz com que seja impossível precisar quando os responsáveis pelos assassinatos vão sentar no banco dos réus.

    No que chama de “impunidade legal”, um dos envolvidos, o prefeito de Unaí, Antério Mânica (PSDB), denunciado como mandante do crime, já completou seus dois mandatos à frente do Executivo municipal. Quando foi preso, ele tinha vencido sua primeira eleição à prefeitura da cidade e foi recebido nos braços da população ao ser libertado. Diferentemente de seu irmão, Norberto Mânica – também mandado a julgamento como mandante do crime e considerado um dos maiores produtores de feijão e soja do país –, Antério é o único que já poderia ter sido julgado desde dezembro de 2004. Entretanto, atendendo pedido do Ministério Público Federal, seu júri foi suspenso para que ele só fosse a julgamento depois dos demais réus. “A alegação de que a defesa é que dá causa à demora, no meu caso, não procede. Desde que foi pronunciado já fiz três pedidos para marcação da sessão”, diz.
    ...

    ResponderExcluir
  10. Antério Mânica deixa a Prefeitura de Unaí no próximo ano e tem planos para sua carreira política. Ele diz que pretende se candidatar a deputado federal, como fez em 1998 pela coligação do PMN e PSC. “Fui o mais votado da região, mas meu partido não conseguiu o coeficiente eleitoral necessário. Sonho poder dar mais esse passo na minha trajetória política”, diz Mânica. Para ele, no entanto, tudo isso pode estar ameaçado pela impossibilidade de pôr fim no processo criminal ao qual responde. “É uma acusação muito grave. Não existem provas contra mim, tanto que não cheguei a ser indiciado pela Polícia Federal. Posteriormente, fui denunciado pelo Ministério Público Federal. Não acredito que um desembargador negue a um réu o direito de ser julgado. Isso é uma barbárie também”, desabafa. Antério faz questão de frisar que quem lhe conhece sabe que a acusação é infundada e para isso recorre à expressiva votação nas duas últimas eleições municipais.

    De acordo com o processo, os irmãos Mânica teriam determinado e planejado a execução dos fiscais do Trabalho Nelson José da Silva, Ailton Pereira de Oliveira e Erastótenes de Almeida Gonçalves e do motorista João Batista Soares Lages, como vingança pelas inúmeras autuações em razão do descumprimento da legislação trabalhista nas fazendas dos Mânica. O grupo foi tocaiado, em plena luz do dia, em uma estrada vicinal, quando foi metralhado pelos pistoleiros. Para o Ministério Público Federal , o uso dos inúmeros recursos por parte da defesa dos réus tem um único objetivo: fazer com que a sociedade se esqueça do que aconteceu e da brutalidade do crime. O advogado Francisco Patente, contratado pelas famílias das vítimas como assistente de acusação, acredita que, apesar da chegada do processo para análise do STF, o caso possa finalmente ir a júri. Para ele, não existe também por parte dos réus interesse em pedir o desaforamento para Patos de Minas.

    Passados sete anos dos assassinatos, os fiscais do Ministério do Trabalho mantêm um triste ritual de fazer manifestações todos dos dias 28 de janeiro para denunciar a impunidade. Desde a prisão dos responsáveis, apenas os da execução, Erinaldo de Vasconcelos Silva, o Júnior, Rogério Alan Rocha Rios e William Gomes de Miranda, permanecem presos. Os outros réus aguardam o julgamento em liberdade. O próprio Ministério Público Federal, em razão da demora da conclusão do caso, se viu obrigado a pedir a liberdade para Humberto Ribeiro dos Santos, acusado de formação de quadrilha e favorecimento pessoal. Ele foi o responsável por arrancar a folha do livro de registro de hóspedes do hotel da cidade para evitar que a polícia tivesse a prova de que os pistoleiros estiveram em Unaí às vésperas dos quatro assassinatos. Mesmo com participação menos efetiva na chacina, Humberto ficou preso até que seus crimes estivessem prescritos.

    ResponderExcluir
  11. A título de informação:

    De tanto falar em "carudo" achei a seguinte pérola.

    "...Estudo divulgado pela BBC de Londres no dia 22.03.2007 revela que os réus feios têm mais chances de serem condenados criminalmente que os bonitos. Pessoas feias têm mais chances de serem condenadas por júris populares do que pessoas bonitas, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Bath, na Grã-Bretanha..." (zenóbio)

    ResponderExcluir
  12. Recado pro Branquinho:
    Fica esperto pisca, o seu adversário direto (Parapedo) está fazendo campanha política fora do prazo legal. Circula pela cidade panfletos de uma campanha do Abrigo Frei Anselmo que traz a foto de Parapedo. Claro fato que se caracteriza como campanha política extemporânea. Fica buneco pisca se não vc fica na última colocação nas próximas eleições. He-he-he (é brincadeira, gente. Quem puder, participe da campanha que estará ajudando os internos do SSVP)

    ResponderExcluir
  13. Aecio Neves (o play boy do bafómetro)planeja uma fuzão entre o PSDB, DEM e PSD para depois das eleições municipais. É muita porcaria junto!!! Mas poderia piorar. Se fosse em Unaí se fundiria tambem a esses algumas estranhas figuras seduzidas pelo dinheiro do municpio.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber o que eles fizeram do nosso dinheiro que eles colherem com aquele processo seletivo no ano passado em julho de 2010.Foi uma fralde.

    ResponderExcluir
  15. Amigo(a) anônimo(a),
    É uma coisa completamente absurda o que aconteceu com aquele processo seletivo. Eu já fiz uma matéria sobre isso. só mesmo em Unaí pra uma administração abrir um processo seletivo, cobrar inscrições, fazer um processo totalmente desorganizado e essa desorganização acabar em fralde, o processo ser cancelado e os "bacanas" da prefeitura não devolvem o dinheiro das inscrições e não estão nem aí para que ficou no prejuizo!! Unaí e os unaienses não merecem essa turma administrando a nossa cidade!!

    ResponderExcluir
  16. Essa fraude deveria ser de iniciativa do Ministério Público, já que é uma questão pública; mas cadê o MP de Unai, vão me dizer que recebem ordens da "dupla esquisita" ou fazem parte do rol dos protegidos, creio eu que o MP é uma Instituição séria e sem vínculo com qualquer malandro. Então o que falta ? Coragem ? Que bósta heinnn....

    ResponderExcluir
  17. Me desculpem os gaúchos bons desta terra,depois de ler tanta coisa, escutar tanto esse carudo falar, de mentir, de tentar iludir o povo humilde, eu fiquei doente, peguei GAUCHOFOBIA e é grave, devo morrer com ela.

    (peres ex-bom marido)

    ResponderExcluir
  18. alguém do PT tem uma cópia da declaração de renda do Palocci ? quero saber com vinteplicar meu patrimônio. Ah, Branquinho tem uma cópia? sério ?

    ResponderExcluir
  19. Essa do processo seletivo é simplesmente mais um exemplo de como essa administração age. Eles sabem que o judiciário no Brasil é uma porcaria, então eles fazem as coisas erradas e espera pra procrastinar na justiça. Foi assim com o salário que eles cortaram dos servidores, com o amontoado de cargos de confiança, com o processo seletivo, fiscal do MTE e etc

    ResponderExcluir
  20. Prova da lentidão do Judiciário ta aí, os acusados da chacina não foram julgados até hoje! e o carudo tem coragem de dizer que quer ser julgado. Julgado ele vai ser mesmo e no juri popular como os postoleiros. Se ele acha que vai ser eleito a qualquer coisa pode mudar de Unaí e tentar em outra currutela porque aqui já era. O povo de Unaí ja abriu os olhos. Fora Manica!!!!

    ResponderExcluir
  21. Esse imbecil ainda quer se candidatar? Só em Unaí mesmo. Cruzes.

    ResponderExcluir
  22. Amiguinhos do blog,

    dei uma modificada na forma de apresentação das matérias. o intuito foi tornar o blog mais leve, a navejação mais rápida e facilitar o encontro de matérias mais antigas.

    Espero que gostem. porque esse trem deu um trabalhão!!! he-he-he

    ResponderExcluir
  23. ANTÉRIO anda meio doido da cachóla, proibiu terminantemente a entrada da Paulo Arara em suas fazendas. MODERADO

    ResponderExcluir
  24. amigos de unai, há tempos procurava algo que me falasse a verdade de unai e achei neste blog. hoje vejo que tudo o que foi prometido era uma farsa. dá dó de quem apostou no progresso, na educação e na saúde. eu espero estar em 2012 junto com os oposicionitas desta terra, com certeza ninguem mais nos enganara. RosivalMota- Filho de Unai, hoje em Anápolis.

    ResponderExcluir
  25. ZÉ ANTONIO,
    COM O GRANDE NÚMERO DE ACESSO EM SEU BLOG,EU TE ACONSELHO NÃO DESISTA!!! O POVO DE UNAIENSE QUE PRESA O NOSSO MUNICÍPIO E CLAMAM PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO A ÉTICA E LISURA NA POLÍTICA,E POR DEMOCRACIA ,PRECIZAM DE VOCÊ E DE SEU BLOG.
    VOCÉ É UM FORTE CANDIDATO À VEREADOR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES VÁ EM FRENTE NÃO DESISTA!!! VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO,EXITE MUITA GENTE COM VOCÊ NESTA EMPREITADA.

    ResponderExcluir