BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Em Unaí-MG, aterro sanitário, por enquanto, é só conversa. E lixo é para o lixão mesmo que vai.


Fotos tiradas sábado dia 18/09/2010
A principal preocupação com relação ao sistema de coleta de lixo em Unaí ainda é a destinação. Mesmo depois de muitas promessas de melhorias, para o setor, na cidade a Prefeitura Municipal ainda não investiu em um aterro sanitário. Embora o que não tenha faltado foi "barulheira" no sentido da instalação destes aterros. Que até agora foi só conversa. E nem um aterro controlado ainda tenhamos no município.
Para melhor explicar: Um aterro sanitário é uma “instalação de eliminação utilizada para a deposição controlada de resíduos acima ou abaixo da superfície natural”, em que os resíduos são lançados ordenadamente e cobertos com terra ou material similar. Existem coleta e tratamento do chorume e controle sistemático das águas lixiviantes e dos gases produzidos; é realizado monitoramento dos impactos ambientais durante a operação e após o seu encerramento. Esta é a diferença entre aterros sanitários e aterros controlados, onde não há coleta e tratamento de chorume. A cobertura de resíduos domiciliares com terra se destina a evitar a ocorrência dos ciclos de insetos, não sendo necessária em resíduos industriais.
Como já dito, em Unaí não tem nem um nem outro, aqui tem é o famigerado lixão mesmo.
Fora as promessas e barulho no sentido da instalação do aterro sanitário, Algumas das investidas que não deram em nada foram: Em julho de 2007 a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) reuniu representantes de 35 prefeituras, entre estas a de Unai, para tratar de ações do programa Minas sem Lixão e naquela época o Conselho Estadual de Política ambiental (COPAM) definiu que aqueles municípios tinham até agosto daquele ano para formalizar na FEAM o pedido de licenciamento que autorizava o início de funcionamento do aterro sanitário. Nada aconteceu.
Em 2008 o prefeito mandou a mensagem nº237 para a câmara de vereadores pedindo autorização para contratar com o BDMG operação de crédito com outorga de garantia que se transformou no projeto de lei nº020/2008 para construção do tal aterro sanitário. Creio eu que foi aprovado naquela casa. E novamente nada aconteceu.
Enquanto isso o lixo de Unai-MG (município rico e um dos maiores produtores de grãos e leite do Brasil) é jogado neste vergonhoso lixão como pode ser visto nas fotos acima. E a gente vê uma obra cara e de necessidade duvidosa sendo feita no município. Nada contra a obra. Mas, se tem dinheiro para ela, por que não tem dinheiro para o aterro sanitário que é muito mais importante?
Bom informar também que uma cidade vizinha de Unaí,quase com o mesmo porte , tem aterro sanitário desde 2001.

52 comentários:

  1. pelo mostrado no lixo hospitalar esse lixão é fichinha

    ResponderExcluir
  2. Não é bem assim meu amigo anônimo, o lixo hospitalar é, de fato, potencialmente mais perigoso, pois, nesse lixo, alem de lixo normal ditos de residência tem os resíduos específicos hospitalares de alto gral de contaminação. Mas é lixo de pouco volume, mais fácil de ser tratado (se tiver interesse). Já o lixo dito residencial é de volume bem maior e embora muitos achem que se resumem em embalagens e material orgânico inofensivos. Este é composto de uma infinidade de materiais contaminantes, inclusive lixo com características de lixo hospitalar como: papel higiênico usado, fraldas infantis e geriátricas, absorventes íntimos, seringas (usadas por diabéticos por exemplo) bolsas de colostomia, preservativos entre outros. Então é fato que o tratamento dos dois tipos de lixos tem a mesma importância.
    Certim?

    ResponderExcluir
  3. Olá, há algum tempo atrás vi no blog Unaíparatodos dois posts a respeito de um projeto que estava sendo implementado em Unaí por um particular, que consiste na transformação do lixo doméstico em carvão.
    Link dos posts:
    1-http://unaiparatodos.blogspot.com/2010/01/filha-de-copenhague.html
    2- http://unaiparatodos.blogspot.com/2010/01/transformando-o-problema-em-solucao.html
    3- Site do engenheiro: http://www.railtonfaz.com.br/

    José, vc poderia criar uma matéria detalhando esse projeto, como funciona, se será implantado na cidade, prós e contras, enfim.

    O que acha?

    Aguardo resposta.

    O que acha?

    ResponderExcluir
  4. Amigo anônimo, eu estou sabendo, deste empreendimento, inclusive vi o post do Geni e o dia em que estive no “setor industrial” da cidade eu vi a edificação onde será a tal usina. Edificação bonita e uma das únicas do local. Porém como é um projeto sem precedentes no mundo , como o próprio engenheiro afirmou, seria preciso saber quais estudos foram feitos, quais os fundamentos científicos foram observados. E infelizmente não tenho conhecimento com o cidadão para esses esclarecimentos. Evidentemente que por se tratar de um engenheiro e estar gastando dinheiro próprio para a empreitada deduz-se que ele estudou a fundo o assunto, fez testes e analisou os pros e contras. Torço sinceramente para que dê certo. Mas Unaí não pode ficar esperando essa usina para dar jeito no seu lixo. Temos que torcer pelo cara, mas providenciar o tratamento adequado do nosso lixo.
    Mas te prometo que vou procurar mais informações e posto aqui.
    Até.

    ResponderExcluir
  5. Entendo perfeitamente que é dever do estado tratar adequadamente o lixo da cidade. Só gostaria de saber qual o intuito final do inventor em estabelecer essa usina em Unaí. O projeto será restrito a comercialização, ou ele pretende uma parceria pública privado para tratar o lixo e gerar eventual energia?
    Enfim

    ResponderExcluir
  6. Olá José, mudando um pouco de assunto, gostaria de mencionar uma ideia que estive pensando recentemente. Todos nós sabemos que Unaí é uma cidade de clima quente, mas não possui um lago para amenizar a temperatura e melhorar a umidade. Em Brasília foi construído o lago paranoá com esse intuito. Recentemente fui em uma cidade satélite de Brasília, chamada Brazlândia. No centro de Brazlândia existe um lago artificial com uma bela orla, onde as pessoas podem nadar, praticar exercicio em volta do lago, como caminhada e etc.
    Veja o lago no mapa com possibilidade de clicar nas fotos: http://wikimapia.org/#lat=-15.6843404&lon=-48.1987381&z=16&l=9&m=p

    Existem várias outras cidades que possuem lagos e que valorizam a cidade e propiciam lazer para diversas pessoas.

    Eu não sou engenheiro e etc, logo não sei se seria viável a idéia. Mas eu acredito que aquela imensa área no bairro cachoeira, poderia ser criado um lago considerável, que certamente traria benefícios a população. A área que eu menciono é a seguinte: http://wikimapia.org/#lat=-16.3479175&lon=-46.8918371&z=16&l=9&m=p

    Essa área de acordo com o plano diretor da cidade é:

    4.2. De Conservação e Manejo - ZIAII, que deve ser recuperada ou conservada para fins de
    lazer, recreação e educação ambiental, bem como para programas compatíveis de exploração econômica, mediante a execução de projetos próprios, obedecida a legislação ambiental.

    Eu entendo que na maioria das vezes blogs geralmente só denunciam as coisas que não estão funcionando bem, mas eu acredito que seria interessante não apenas criticar, mas também buscar maior participação da sociedade na decisões do executivo.
    Eu há algum tempo sugeri que tanto a prefeitura como a câmara, deveria criar um fórum onde as pessoas poderiam expor e discutir idéias a respeito da cidade, assim os governantes poderiam participar também das discussões. Seria um local centralizador das informações. Dessa forma tanto os secretários e etc se sentiriam obrigados a responder os questionamentos e discutir idéias com os cidadãos. Pois estaria exposto no próprio site da prefeitura ou Câmara. Enfim
    Gostaria de ver o pessoal pressionando para que uma ferramenta dessas fosse implantada no site da Prefeitura.

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria de ver um post seu a respeito dessa questão de interação entre a população e os que nos representam, através de um forum no site da prefeitura. Dessa forma a população poderia discutir entre si e com seus representantes, sugestões para a cidade, ou fazer reclamações, enfim.
    Eu achi imporntante centralizar informações, para que elas não fiquem espalhadas em diferentes sites, provocando um menor acesso a elas.
    Acredito que se um fórum for implementado no site da prefeitura, ajudaria bastante a reunir pessoas com o mesmo intuito, seja de sugerir, reclamar, debater, assuntos relacionados a cidade. Óbvio que haveria moderação das mensagens para evitar ataques pessoais e etc.

    O que acha?

    ResponderExcluir
  8. Cara, é complicado repassar boatos!!! Eu ouvi dizer que ele tem esta usina aqui como um projeto piloto. Que inicialmente, quando tudo estiver pronto, ele fechará uma parceria com a prefeitura de Unaí para que esta lhe repasse o lixo que será processado, isso depois do lixo passar pelo pessoal da reciclagem e tudo mais. Pra frente, se a coisa der certo, aí ele deve montar outras, vender a idéia, fechar contrato com empresas de energia elétrica, com siderúrgicas que tenham interesse em usar este tipo de combustível, essas coisas. Eu vejo como um projeto de pesquisa por enquanto. Ele está criando um invento e só depois de comprovada a eficácia, eficiência e efetividade do invento ele partirá para outra faze. Mais isso é minha opinião. Repito: eu preciso me informar melhor para não falar besteira.
    até

    ResponderExcluir
  9. Sobre a idéia do chat no sitio da prefeitura, eu acho perfeito. Existe uma secretaria na prefeitura que se chama Secretaria de Gestão Participativa e esta poderia se responsabilizar pelo debate e no destino das diversas assuntos debatidos. Acredito que está na hora da prefeitura ouvir a população e os debates. E impressionante o tanto de gente capacitada e inteligente que tem na cidade que não tem tempo ou vontade de ir a prefeitura expor suas idéias e problemas, e este chat ou fórum seria um grande veículo.
    Não sei se a administração atual da prefeitura tem interesse nisso, mais acho que seria o caso de falar com algum vereador para propor isto em plenário.
    Vou mandar um e-mail para os vereadores propondo isso.
    Caso você queira, me mande seu nome que eu te dou o crédito informando que a idéia é sua.
    Até

    ResponderExcluir
  10. Bom, teve dois comentários sobre o chat ou fórum no sitio da prefeitura, acho que coincidência mas dei minha opinião e digo ainda que mais pra frente eu posto um texto mais elaborado sobre isso.
    Sobre o lago, acho que seria o sonho de todos os unaienses. Não sou estudado no assunto mais acho inviável onde você sugere, pois não tem nascentes e nem um curso d’agua para renovar a água do referido lago. Porem acredito que no inicio do córrego cana brava (corguinho) naquelas chácaras que ficam do lado do bairro divineia daria para fazer. é preciso muito estudo, muito debate, vontade política, liberação dos órgãos ambientais.
    Voltando a repetir sou um leigo no assunto e posso ter dito bobagem. Vou dar uma pesquisada no assunto e posto algo mais concreto.
    Até

    ResponderExcluir
  11. Olá José, há algum tempo eu enviei essa idéia tanto para a Câmara Municipal quanto para a Prefeitura, e ambos enrolaram. Vejo que sugerir algo pela internet tanto para a Câmara quanto a Prefeitura é a mesma coisa que ficar calado. Geralmente não há uma resposta. (são muito atrasados nesse sentido). Eu acredito que a prefeitura ou câmara só implementaria uma ferramenta desse tipo caso haja uma pressão presencial de alguns cidadãos para que isso ocorra. E mais: penso que eles tem algum receio de discutir com o cidadão os problemas da cidade, logo havendo um forum centralizador no próprio site da prefeitura, eles se sentiriam ainda mais pressionados. "Isso é opinião minha"
    Eu sugeri para a Câmara municipal a implementação do fórum e o responsável falou que iria comunicar o presidente da casa a respeito da sugestão. Tem mais de 1 ano que fiz isso e nenhuma resposta até hoje.
    Fiz o mesmo para a Prefeitura e acontece a mesma coisa.
    Acredito que é necessário escrever um texto bem detalhado explicando a importância de uma ferramente dessas e reunir algumas pessoas interessadas e cobrar pessoalmente os responsáveis para que seja implementado o mais breve possível, sem deixar cair no esquecimento.

    O que acha?

    ResponderExcluir
  12. é o "trem" é difícil.
    vou falar com o giacono GÊ que é secretário de governo participativo e ver o que ele acha. se ele não me der papo aí eu saberei que eles não querem este tipo de ferramento para o povo.

    ResponderExcluir
  13. Ainda em relação ao Fórum no site da Câmara e Prefeitura:
    1- Muita das vezes as pessoas entram em contato com os representantes para sugerir algo ou fazer uma reclamação.
    2- Pode ser que existam várias outras pessoas que pensam do mesmo modo mas pensam que são os únicos que tenham a mesma opinião.
    3- Logo a importância do fórum é a possibilidade de reunir essas informações e pessoas em um único lugar e aprofundar essas idéias juntamente com os representantes do governo.
    4- Obs: Muitas pessoas são interessadas por política ou pela cidade, mas temos a sensação que estamos sozinhos pois não há justamente essa centralização das idéias. Blogs são interessantes mas faço uma ressalva. Eu muitas vezes não consigo acompanhar todos os comentários pois não existe no caso do blogger um mecanismo para ser alertado, por exemplo, por email, quando novos comentários são adicionados no post.

    Outro caso interessante do fórum no site da Prefeitura, é que as pessoas poderiam acompanhar quais os vereadores, secretários.. realmente compromissados com os cidadãos. Pois poderíamos saber os que realmente debatem as idéias e etc, e os que se omitem e não participam das discussões.
    Os Vereadores teriam um login diferenciado, permitindo os cidadãos saber quando uma resposta for realmente de um vereador, secretário, e não de um cidadão comum.

    Enfim.

    ResponderExcluir
  14. Fale mesmo com esse secretário. É algo simples de se implementar, mas acredite: eu até hoje não vi se quer uma prefeitura com esse tipo de ferramenta. Geralmente eles gostam de agir como televisão. (só jogam informações e não admitem interagir com o cidadão)
    Governo participativo é interagir com o cidadão.

    A respeito do lago, eu acredito que tudo é possível, eu não sou engenheiro, mas quando eles querem eles fazem. Aquela área deve ser particular, mas acredito que caberia desapropriação. Óbvio que para fazer algo desse tipo é necessário vontade política. Muitas cidades fazem, mas acredito que sempre há um movimento de organizações para que esse tipo de obra se concretize.
    Enfim

    ResponderExcluir
  15. Olá José, resgatei uma mensagem no qual sugeri o fórum no site da prefeitura, e em seguida a resposta da prefeitura:

    Eu:

    Olá, realmente vejo como algo muito necessário a instalação de
    um fórum no site da Prefeitura para que o cidadão possa expor suas
    sugestões tornando-as visíveis a todos que desejem, abrindo espaço
    para debates de idéias entre os cidadãos, inclusive com a participação
    dos agentes públicos.
    Recentemente enviei um email para Prefeitura sugerindo a instalação de
    um ponto de coleta de pneus inservíveis, mas seria muito mais
    interessante se ao invés de enviar um email onde somente os agentes
    públicos tem acesso eu pudesse expor essa sugestão no site da
    Prefeitura onde todos os cidadãos teriam a oportunidade de opinar a
    respeito, discordando ou melhorando a sugestão.
    Você no passado me disse que o problema seria em relação a comentários
    inúteis que ofendessem pessoas ou a própria administração. Não vejo
    isso como um problema pois a o Fórum seria para sugestões/reclamações para
    melhora dos serviços prestados e pela administração não aceitando posts
    que ferissem a dignidade das pessoa, logo as mensagens seriam
    moderadas nesse sentido.
    Todos os dias na parte da manhã as mensagens do dia anterior seriam
    moderadas e publicadas.
    Não vou entrar em discussão sobre os benefícios que uma ferramenta
    como essa traria, mas ao contrário gostaria de saber quais são os
    entraves que fazem com que se torne "difícil" a sua implementação.

    Aguardo resposta,

    Prefeitura:


    Boa tarde!!!

    Prezado Leonardo, o Secretário Municipal da Administração, Pedro Imar, após
    analisar sua sugestão nos solicitou que lhe informasse o seguinte:

    Dentro da ótica da administração a disponibilização de um mecanismo de
    debates (fórum) no site da Prefeitura de Unaí, para o momento, não faz-se
    necessário. Entretanto, para o futuro, eventualmente a administração pode
    vir a disponibilizar tal mecanismo no website do Poder Executivo. O
    Secretário agradece pela sugestão apresentada.

    Da nossa parte, aproveitamos para ressaltar o seguinte: no site há diversos
    formulários eletrônicos para contato com os agentes públicos municipais.
    Caso queira oferecer sugestões, apresentar críticas ou comentários, sinta-se
    à vontade para usar o referido mecanismo que pode ser encontrado no seguinte
    local:

    http://www.prefeituraunai.mg.gov.br/secretarias2005/administracao/index.php?
    page=../../secretarias_var/contato_pref_secr_veread.htm


    Então José? O que acha?

    Acredito eu que quem sabe se o fórum se faz necessário ou não é a população.
    Eu sinceramente senti uma falta de vontade do secretário. Essa mensagem é de 8 de abril do 2010.

    ResponderExcluir
  16. Eu acredito que seria melhor implementar o fórum no site da prefeitura, sendo os vereadores convidados a criarem logins credenciados para participar das discussões.
    Um exemplo de ferramenta de interação da população na política que não é um fórum, mas sim um mecanismo para opinar em relação as matérias legislativas é o site: http://www.votenaweb.com.br/

    Veja a explicação sobre o site: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI155473-15224,00-DEMOCRACIA+SE+FAZ+NA+INTERNET.html

    Muito interessante. Queria ver o site da Câmara com essa possibilidade. Possibilidade de opinar sobre as matérias legislativas que os vereadores criam.

    O que acha?

    ResponderExcluir
  17. A única Casa Legislativa que eu conheço que permite os cidadãos adicionar comentários nos projetos de Lei, é a da cidade de Torres no Rio Grande do Sul. O site apesar de mais simples do que o da cidade de Unaí, tem essa importante opção.
    Veja: o segundo projeto de lei tem dois comentários: http://www.camaratorres.rs.gov.br/?pagina=53

    Aqui vc ver a forma de participação popular: http://www.camaratorres.rs.gov.br/?pagina=41

    A idéia é a mesma do site http://www.votenaweb.com.br/ mas no caso da cidade de Torres, a ferramenta vem do próprio poder legislativo. (MUITO BOA INICIATIVA)

    ResponderExcluir
  18. sobre o lago, o terreno que eu falei foi o que está neste endereço http://wikimapia.org/#lat=-16.3809413&lon=-46.8947339&z=16&l=9&m=p
    continuo achando que o local que vc sugeriu é meio inviávem, até porque aquela área e invadida por agua das cheias do rio preto, o que contaminaria o lago. mas como vc disse quando se quer quase tudo é possível.

    ResponderExcluir
  19. Sobre o forum. mais que respostazinha sem vergonha do Pedro Imar! Em?
    Eu vou falar com o giacono GÊ. mais se o Pedro Imar falou isso. pode ter certeza que foi por ordem superior. os secretarios da prefeitura mandam muito pouca coisa, ou nada.

    ResponderExcluir
  20. Sobre o lago, eu estava olhando no plano plurianual 2010/2013 e no anexo tem um projeto de construção de um lago próximo ao bairro cidade nova com custo previsto de 300 mil em 2010, 150 mil em cada ano seguinte. Procure por lago em: http://www.camaraunai.mg.gov.br:8080/sapl_documentos/materia/2112
    Eu sinceramente gostaria de ver um lago relativamente grande, onde pudesse ocorrer eventos esportivos como travessias de natação, e não somente um espelho de água. Deveria ter pelo menos 500 metros de comprimento na minha opinião.
    Vc sabe se quando se adiciona algo no plano plurianual já existe um projeto feito? Desse modo vc poderia ver a respeito do local exato que se pretende criar esse lago, dimensões e etc.

    Sobre o fórum, se um secretário não tem poder de decisão, eu não sei para que serve então. Por isso que digo que precisa ter uma pressão, pois isso é de interesse da população. A resposta do Pedro Imar foi realmente sem vergonha. Fico Feliz em saber que vai falar com o secretário para que seja implementado essa ferramenta. Ansioso para saber a resposta.

    ResponderExcluir
  21. Sobre Aterro Sanitário, tava olhando uma lei 2673 recente que modificou o plano plurianual 2010/2013. Veja: http://www.camaraunai.mg.gov.br:8080/sapl_documentos/norma_juridica/5526_texto_integral
    Na lei fala de projeto de construção de um aterro sanitário.
    Vi tb sobre sobre construção de um cemitério e etc.
    Agora eu sinceramente em nenhuma lei vi sobre a tal construção do cristo na serra do taquaril, que na minha opinião é uma obra desnecessária. Prefiro outros tipos de obras. Enfim.

    ResponderExcluir
  22. Sabe José, mudando de assunto, eu acho imprescindível a implementação de um diário oficial na prefeitura de Unaí. O Diário Oficial é uma ferramenta essencial para que a população possa fiscalizar os atos do executivo, saber das exonerações de pessoal, nomeação, licitações, vencedores, enfim tudo no dia que o ato ocorreu.
    Hoje eu estava olhando os contratos feitos pela prefeitura, e acho interessante se o seu blog comentasse os contratos. Entre os contratos de Agosto/Setembro tem o de reforma da rodoviária em R$71mil e outro exemplo: recapeamento e pavimentação da pista do aeroporto em R$569mil.
    Tem tb daquela creche no primavera que inclusive vc fez uma matéria, em R$153mil.
    Vc encontra os contratos em: http://www.prefeituraunai.mg.gov.br/areas_interativas/contratos/index.php?subcat=14

    Um Diário Oficial se faz muito necessário para que haja transparência nos atos do executivo.

    O que acha?

    ResponderExcluir
  23. Em relação ao Diário Oficial, encontrei algo interessante na Internet que poderia ser usado pela Prefeitura de Unaí. Gostaria que vc desse uma lida e me dissesse o que acha:
    1- http://www.diariomunicipal.com.br/amm-mg/adesao/
    2- http://www.diariomunicipal.com.br/amm-mg/index/

    Vc poderia se candidatar a Prefeito para implementar essas idéias, rsrsrs. Ou o Paulo Melo.
    Tem muito assunto que gostaria de discutir ainda, mas vou deixar vc focar nesses primeiro, para depois aprofundar em novos temas. (acho que estou enviando muitos comentários) rsrsrs

    ResponderExcluir
  24. Sobre esse site de diários oficiais que eu mencionei no último post, óbvio que há um custo para o município. Eu acho que a prefeitura tem pessoal capacitado para criar ou adaptar uma ferramenta para publicação dessas informações, assim como já é feito na questão dos contratos, licitações e etc. Eu só acho que deveriam publicar mais informações como por exemplo: atos de exoneração/nomeação de servidores, decretos, portarias, alvarás, enfim todo tipo de informação. E que essas informações fossem postadas no site no mesmo dia e não mensal, semestral....
    Eu penso que se a Câmara Legislativa editasse uma lei obrigando a Prefeitura a divulgar todas essas informações, seria muito interessante.
    Enfim

    ResponderExcluir
  25. bom pessoal, como hoje é domingo e eu estou com uma ressaca monumental. liberei os comentários e postarei meus comentários amanham. hoje estou ipossibilitado he-he-he. Sobre a candidatura, vou ingeitar sua proposta he-he-he. só esclarecendo, gente: o objetivo do blog não é vender falsas facilidades. eu trabalho na prefeitura a 12 anos e sei que é complicado gerir aquele trem. só não pode é uma administraçao ser um fracasso e na basse da propagando fazer o povo achar que está tudo ótimo. que é Unaí pra fente. não tem nada de Unai pra frente e é fácil ver isso.

    ResponderExcluir
  26. Depois de recuperado. começo os comentários:
    em primeiro lugar. não acreditem muito no que Vocês vêem em PPA (plano Plurianual) e em atas de reuniões de conferencias municipais. muito daquilo não saí do papel.as vezes não passa de devaneios e nunca se concretisam. sobre a construção do cristo. acredito que será com dinheiro das igrejas. é bom lembrar que o Brasil e um estado laico (não tem religião oficial) e a contrução de uma imagem religiosa com dinheiro público é, no mínimo desaconselhavel.

    ResponderExcluir
  27. sobre o diario oficial: eu vejo a população de Unaí muito pouco interessada nas notícias da prefeitura. tudos os atos do poder poblico municipal são publicados nos murais da prefeitura e no diario ofical do estado. e te confesso são raras as vezes que vi alguem lendo alguma coisa naquele mural. eu penso que se for feito um jornal para noticiar os atos da prefeitura virará o mesmo que o programa A palavra do prefeito. aquele tempo é pago com dinheiro do contribuinte e não passa de propaganda política com perguntas arranjadas e respostas estudadas para satisfazer o povão.

    ResponderExcluir
  28. Tem razão em relação ao Estado Laico (não tinha pensado sobre isso)
    Em relação ao diário oficial com os atos do poder executivo, eu não sabia que no diário oficial do estado é publicado todos os atos das prefeituras (não olhei para confirmar).
    Em relação a colocar os atos em mural, eu acho isso muito atrasado e até entendo o motivo do desinteresse. (ninguém vai ficar indo na prefeitura e ler os atos do executivo em um mural) Isso tem que estar na Internet.
    Em relação ao desinteresse da população, isso é normal (é um processo de amadurecimento) mas isso não é desculpa para não querer publicar (que me parece não ser o caso)
    Mais tarde vou conferir o diário do estado para saber se realmente todos os atos são publicados.
    Já conversou com o Secretário de gestão participativa em relação ao fórum?

    ResponderExcluir
  29. Não é todo ato do poder executivo municipal que é publlicado no IOF-MG. são os atos que a lei exige que o sejam. como aviso de abertura de licitação, alguns contratos estas coisas. sobre o secretario o homi não está aqui. tomou doril!!! logo que eu o encontrar eu converso com ele e posto aqui.

    ResponderExcluir
  30. Acabei de tirar esse dúvida com o Roberto Silva através do chat no site da Prefeitura em relação ao atos publicados no diário oficial de MG e ele confirmou que portarias com informações do tipo: concessão de gratificações, férias, nomeações, exonerações e etc não são publicados. Disse que só licitações são publicados, como vc mesmo disse, por exigencia da lei.
    Ele perguntou para o Dailton se há algum trabalho sendo feito para que essas informações sejam disponibilizadas, e o Dailton disse que existe um trabalho nesse sentido e que o mais rápido possível haverá acesso na internet dessas informações.
    Eu espero que realmente se concretize em breve, pois isso é exigência mínima para um governo transparente.
    Eu acho que para o seu blog seria muito interessante publicar por exemplo os emails que os cidadãos enviam para a Prefeitura, questionando, reclamando, sugerindo.... e as respectivas respostas da Prefeitura, ou a não resposta.
    Isso até que o tal fórum que tanto discutimos seja implementado no site da Prefeitura.

    Enfim

    ResponderExcluir
  31. Uai sô, vc bebe? me falaram que vc é crente. O negócio está esquentando heim; pelo que sei, vc é servidor público e os servidores que ousaram criticar os reis municipais foram convidados a saírem de Unaí e vc prefere ir pra onde? Vejo o Geni te colocando pilha, cuidado! ele é comunista e comunistas são muitos meticulosos e inteligentes.

    ResponderExcluir
  32. Amigo Pedro, sou filiado ao PCdoB desde meus 18 anos, sou Marxista Leninista de carteirinha e Manifesto do Partido Comunista debaixo do braço. Não se preocupe que o Geni é até muito moderado a meu ver he-he-he. Sobre o fato de eu ser servidor. Exerço com qualidade meus serviços desde 1998 nesta prefeitura, e jamais depreciei meus superiores no exercício de minhas funções. E as críticas que eu faço eu assino. Acredito que estamos em uma cidade civilizada e que tem políticos e não coronéis como administradores públicos. Caso fossem coronéis o melhor a fazer seria pegar o meu boné mesmo e ir embora.
    Sobre o fato do beber uns “grozopes” eu “gostio”.
    Não entenda como uma resposta ríspida. Foi só uma explicação.

    ResponderExcluir
  33. Olá José, fico feliz em saber que vc preza pela comunismo, penso que só com essa forma de governo haverá igualdade de oportunidade para todos e uma sociedade mais justa. Pena que o PT largou essa ideologia, e é por isso que domingo próximo voto PSOL.
    Há algum tempo atrás eu sugeri que a Prefeitura usasse Software livre na gestão municipal, por acreditar que nos dias atuais o Software livre tem a mesma qualidade do software privado com a vantagem de ser gratuito e de disponibilizar o código fonte para qualquer pessoa.
    Infelizmente o responsável pela área de informática da Prefeitura não pensa dessa forma e prefere gastar uma boa grana comprando softwares privados pronto para o uso.
    Eu vejo que recentemente houve até uma dispensa de licitação, veja:


    Contratante: PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
    Órgão: Secretaria Municipal da Saúde
    Secretaria Municipal da Administração
    Secretaria Municipal da Educação
    Contratada: SONNER SISTEMAS DE INFORMÁTICA LTDA
    No Contrato: 120 Ano: 2010
    Modalidade da Licitação: Dispensa de Licitação No/Ano: 011/2010
    Valor do Contrato: R$143.400,00 Período de Vigência: 01/07/2010 à 31/12/2010
    Dotação Orçamentária: 02.08.00.10.122.0005.2018.3.3.90.39.00
    02.03.02.04.122.0005.2036.3.3.90.39.00
    02.07.00.12.122.0005.2017.3.3.90.39.00
    Objeto: Contratação em caráter emergencial, de empresa especializada para a prestação de serviços de
    manutenção dos sistemas de informática de propriedade desta prefeitura, compreendendo os sistemas de:
    - Gestão de pessoal e folha de pagamento;
    - Controle de compras;
    - Controle de almoxarifado;
    - Controle de licitações;
    - Controle de protocolo e tramitação de processos administrativos;
    - Controle de patrimônio;
    - Controle da saúde pública;
    - Controle de escolas municipais;
    - Controle de contabilidade pública;
    - Controle de tesouraria;
    - Integrado de tributação municipal;
    - Mala direta e controle de atendimento;
    - Cadastro de Leis Municipais;
    - Controle de documentos;
    - Controle de frotas.


    Para gestão municipal existem várias softwares públicos (livres) gratuito em que as prefeituras poderiam usar e caso faltasse alguma função na ferramenta, contratasse empresas para adaptar o software de acordo com a necessidade.
    Exemplos de software público para gestão municipal:
    1- http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=15315976
    2- http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=9066433

    Eu sinceramente gostaria de saber quanto a prefeitura gasta por ano com aquisição de licenças de software privado, que poderiam ser substituídos por software livre.
    Então José e outros. O que acham?
    E outra: será que na Prefeitura quanto se economizaria caso houvesse mudança do sistema Windows para o sistema gratuito Linux.
    Quanto se gasta com a aquisição de licencas Windows na Prefeitura de Unaí?

    Gostaria de ver matérias nesse sentido tb.

    Conversou com o secretário a respeito do fórum?

    ResponderExcluir
  34. Algo que demonstra esse pensamento é o livro: Software Livre – A luta pela liberdade do conhecimento de Sérgio Amadeu, (livro esse que não li) Aqui um breve resumo: http://pt.shvoong.com/books/dictionary/2052761-software-livre-luta-pela-liberdade/

    ResponderExcluir
  35. Amigo, eu não sei o que acontece, porém não sou profundo conhecedor de informática. Quando eu era diretor do Hospital Municipal de Unai eu propus a implantação, naquele hospital, de um software gratuito disponibilizado pelo governo federal (hospub) mais também não foi aceito. O pessoal do CPD da prefeitura é bem profissional, atualizado e sempre trás o que tem de melhor em informática para a prefeitura. Eu não sei te dizer por que não aceitam os softweres livres.
    Sobre o secretario: o homi está para os assentamentos e só volta semana que vem. Mas eu não espero nada do pedido não, uma vez que o secretario de ADM já disse que não.

    ResponderExcluir
  36. pessoal, só uma sugestão. Não precisam se identificar, mas quando postarem, escolham a opição nome/URL e coloque um apelido qualquer na área para nome e deixa o URL em branco. sua mensagem sera postada com o apelido. aí vcs mantenham ele. porque as veses fica confuso se um comentario é da mesma pessoa ou não. é só uma sugestão.

    ResponderExcluir
  37. Certo, esses anônimos são a mesma pessoa, agora vou de teste

    ResponderExcluir
  38. Se vc estiver se referindo ao email que foi me enviado pelo Pedro Imar, vc poderia conversar com ele, pois já tem algum tempo que esse email foi enviado. Logo vc pode tentar convence-lo de implementar essa importante ferramenta.
    Obs: caso alguns leitores desse blog que concordam com esse tipo de ferramenta, pressionasse (presencial) penso que ele iria rever sua opinião, pois ele está ali para representar os interesses do povo.
    (eu não gosto dessa atitude de nos comportarmos e sermos apenas telespectadores em relação as atitudes da Prefeitura e etc)
    Em relação a software livre é óbvio que essa é uma escolha discricionária, mas veja que inclusive o Governo Federal caminha para essa direção e as prefeituras mais compromissadas com a economia de dinheiro e ampliação do acesso a informação tb
    As grandes empresas sempre serão contra esse atitude pois eles querem manter o monopólio desse setor e ganhar fortunas de dinheiro.
    Mas enfim, essa é uma bandeira mais de partidos socialistas.
    Em relação a divulgação dos gastos com essas licenças eu entenderia caso vc não tenha interesse em buscar saber e divulgar, apesar de talvez não concordar.

    ResponderExcluir
  39. teste,é o seguinte. Eu não tenho muita forma de conseguir as coisas dentro da Prefeitura não. Embora as pessoas aqui me tratem muito bem. É sabido que eu faço criticas ao estilo de administração implantado na prefeitura e isso me fecha muitas portas. eu entendo que uma pessoa que não se expoe como opositor teria muito mais chances de conceguir. estas contas, a implantação desse fórum.

    veja bem: eu não estou tirando o corpo fora não. Eu vou tentar. E tambem não estou falando que me sacaneiam ou me perseguem por eu fazer oposição.

    ResponderExcluir
  40. Veja: Eu acredito que qualquer cidadão tem direito a essas informações, até porque elas não me parecem ser informações com características sigilosas e sim o contrário. Eu acredito que essas informações são divulgadas na internet, pois recentemente vi um de aquisição de licenças de software antivirus. Eu imagino que em relação a sistema operacional, devem ser contratos anuais.
    Enfim, eu só lhe dei uma sugestão caso vc tivesse a mesma opinião que a minha em relação aos benefícios do software livre no governo. Mas como vc mesmo disse, não ser um conhecedor do assunto, então vejo que não caberia sequer um post abordando esse tema.
    Certamente as informações são públicas, basta manipula-las e fazer uma análise.

    ResponderExcluir
  41. Se a Prefeitura funciona dessa forma, tenho que dizer que ela funciona de forma totalmente errada. Penso que nesse caso só pressão popular funcionaria, o que me parece ser muito fraco em Unaí. Vejo que os setores da Prefeitura não funcionam de forma sistêmica.
    Me parece (cada setor por si)

    ResponderExcluir
  42. Eu gostaria de entender porque os que tem melhor "visão" de uma administração eficiente, com participação popular, democrática, sistêmica são na maioria das vezes os subordinados, que não tem poder de decisão.
    ??

    ResponderExcluir
  43. Galera, encontrei, ontem, o diácono Gê (secretário de Ação participativa) em um comício lá perto de casa. Eu conversei com ele sobre a possibilidade da instalação do fórum, expliquei porque isto é importante falei que poderia ter um moderador, que não traria custos para a prefeitura e tudo mais. Aí o cara me veio com essa pérola “ tudo bem, vai estar na pauta da próxima reunião”. e proferido de uma forma seca e sem entusiasmo. Eu não sei se foi porque o comício deles não reuniu mais do que meia dúzia de pessoas e o “público” era composto exclusivamente de cargos de confiança, ou porque ele se lixou mesmo para nossa propostas, mais eu não espero grandes coisas dali não.
    Teste, sobre o post: se você quiser, me envia por e-mail um texto sobre os softwares e eu publico. Tem que ter conhecimento para dar credibilidade ao post e me parece que vc tem. Tem que ter no máximo meia página. (texto grande em blog ninguém lê. A não ser que seja muuuuuuuuito interessante

    ResponderExcluir
  44. Em relação àquela resposta do Secretário Pedro Imar, hoje eu enviei um outro email, vamos ver qual será a resposta. Conteúdo do Email:

    Olá Secretário Pedro Imar e etc, venho com um certo atraso questionar seu argumento em relação a não implementação do forum no site da Prefeitura de Unaí.
    1- Um mecanismo de debate entre os cidadãos e seus representantes se faz necessário sim, caso contrário eu não estaria aqui requisitando essa ferramenta. Eu penso que os Senhores estão ai para representar o desejo do povo. Uma ferramenta como essa só vem trazer aspectos positivos, pois aumentaria o interesse da população pelos assuntos do executivo, reunindo as pessoas interessadas pela cidade com intuito de discutir os problemas da cidade e ajudando os governantes nas decisões a serem tomadas. Sei que a prefeitura tem a Secretária de Gestão Participativa, logo gostaria de saber como pode haver participação do povo, se nem sequer uma ferramenta para reunir as pessoas a Prefeitura deseja disponibilizar?
    Todos nós sabemos que não há nenhum custo para implementação desse tipo de ferramenta, bastanto apenas vontade política.
    2- Em relação ao seu segundo argumento, sei que existem formulários e etc no qual o cidadão pode entrar em contato com seus representantes, mas a questão que abordo aqui não é essa. Eu gostaria de ver o forum sendo implementado para que as pessoas possam (discutir entre si) e (com o Governo) os assuntos que tiver interesse, possibilitando a todos participar, debater os temas que desejar, respeitando a administração e a dignidade das pessoas.

    Aguardo resposta.


    José, vc disse que o Diácono, irá colocar o assunto na pauta da próxima reunião, isso já é um avanço. Me parece a sugestão seja acatada é necessário que vários setores da Prefeitura sejam favoráveis. É preciso saber em qual setor a proposta tem parecer contrário e o porque.

    ResponderExcluir
  45. José, será que por lei criada pela Câmara Municipal de Unaí seria possível obrigar a Prefeitura Municipal de Unaí a disponibilizar uma ferramenta que possibilite a interação de mensagens entre os próprios cidadãos e os seus representantes? (forum)
    Vc acha que isso seria possível (legal), caso haja uma recusa por parte da Prefeitura em implementar? O isso é interferir nas questões administrativas do governo?

    ResponderExcluir
  46. Cara, eu acredito que os vereadores poderiam mandar requerimentos para o prefeito solicitando a criação desta ferramento. Mas lei partida da propria camara sem a mensagem do executivo àquela casa obrigando a implantação dessa ferramenta seria intervenção de um poder no outro. As obrigações de publicações e prestação de conta á sociedade pelo poder executivo municipal vem da federação. e não existe lei federal neste sentido.
    Eu te falo. eles não vão fazer porque isso não dá voto. esta administração é aficcionada por votos.

    ResponderExcluir
  47. Tinha uma mensagem anterior que eu enviei, vc não recebeu ela? que diz a respeito da resposta que e enviei ao Pedro Imar.
    Por que não publicou?

    ResponderExcluir
  48. todas as mensagens foram publicas, só perdi uma de um cara que tem um blog. mais ja faz ums 10 dias. não sei o que pode ter acontecido com a sua não.

    ResponderExcluir
  49. Outra coisa: Haverá um post detalhado sobre esse assunto né?
    Em relação a posts grandes o pessoal não ler. (não subestime as pessoas) As pessoa lêem sim.
    Em relação ao post, seria interessante criar um texto argumentando a importância desse tipo de ferramenta, detalhando tudo e explicando que foi sugerido a Prefeitura. Logo após a resposta da Prefeitura, é interessante criar um novo post com os argumentos dela.
    Acho que isso é uma forma de pressionar e criticar, de forma inteligente, pois uma coisa é esculhambar com a Prefeitura, outra coisa é vc sugerir algo e ver a má fé em não desejar implementar.
    Enfim

    ResponderExcluir
  50. só para esclarecer. eu não estou subestimando as pessoas. estou só disendo que se um texto for muito tecnico. se vc o alongar demais o pessoal que nao é da área não lê.
    sobre o texto grande o maior texto que eu criei foi o que gerou mais visitas e mais discursão. sendo que tenho até proposta para pública-lo em um grande site de Brasilia. o texto que eu falo sobre a saude do faz de conta.

    ResponderExcluir
  51. eu moro em unai a eu achi melhor um aterro sanitario

    ResponderExcluir