BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Em Unaí equipamentos de UTI neonatal comprados em 2005 ainda estão parados.

foto ilustrativa


O Município de Unai, por ter sido levado a condição de referência em serviços de saúde da microrregião do noroeste mineiro, assinou convenio, e recebeu verbas através do programa VIVA VIDA do Governo Estadual para a montagem de 5 (cinco) leitos de UTI neonatal (unidade de neonatologia) no Hospital Municipal. .

Estes equipamentos foram comprados e estão estocados desde o primeiro semestre de 2005 em um quarto daquele Hospital. São: incubadoras, berços aquecidos, monitores multiparâmentros, CPAPs, bombas de infusão, aspiradores, balanças, carros de emergência, cardioversores, unidade de fototerapia entre outros. Estes equipamentos encontram-se parados se tornando obsoletos e podendo deteriorar-se.

Aí eu pergunto: o que está acontecendo? Se a Prefeitura não tinha condições de manter estes leitos funcionando, por que gastou o dinheiro? Por que assinou o convênio? Por que não fez um estudo de viabilidade destes leitos? Agora, um Município com a riqueza que tem Unaí, não conseguir manter 5 leitos de UTI neonatal. Então só as capitais conseguem? Ou falta vontade?

E a área obstétrica daquele hospital continua atendendo só casos simples de gravidez.

11 comentários:

  1. vc me entristece zé!!! então vc é comunista!! ninguem merece!!

    ResponderExcluir
  2. Vou de poesia e pesamento para te responder, nobre "camarada" anonimo.

    Sou comunista

    Sou defensor sagaz da justiça,da massa oprimida e da sociedade.
    Mesmo que me obriguem a mudar de idéia,sou comunista,até a morte.
    Mesmo que coloquem o mundo contra mim
    Mesmo que usem todo o poder existente
    Mesmo que impeçam de divulgar a justiça
    Mesmo se forem cegos o povo.
    Mesmo se forem surdos o povo.
    Mesmo se atarem as mãos do povo.
    Eu lutarei.E meu conhecimento e coragem serão as unicas armas de que precisarei.

    E mesmo que me tirem tudo,não me tirarão a coragem e o conhecimento.
    (poeta desconhecido)

    outra
    Se os comunistas têm razão, então eu sou o louco mais solitário em vida. Se eles estão errados, então não há esperança para o mundo.
    Jean-Paul Sartre

    Outra
    Ele (Jesus Cristo) foi o primeiro comunista. Repartiu o pão, repartiu os peixes e transformou a água em vinho.

    Fidel Castro.

    ResponderExcluir
  3. A partir de hoje vou copiar o Geni e vou te chamar de JA3 também. Posso?
    Sobre os equipamentos de UTI em deterioração, sugiro que vc faça uma postagem sobre as possibilidades financeiras do município para colocá-la em funcionamento:
    1 - o que precisa em termos de estrutura física;
    2 - recursos humanos;
    3 - recursos financeiros;
    4 - outros.
    Grato.

    ResponderExcluir
  4. se vc é realmente comunista, como vc vai votar no Delvito e no Toninho Andrade? Não estarás sendo contraditório?

    ResponderExcluir
  5. boa tarde Pedro. Claro que pode me chamar de JA3 gostei da simplificação.
    primeiro, só para não me complicar, eu não disse que estão deteriorando, disse que podem se deteriorar.
    segundo, cara, as instalações já estão prontas e foram pagas com dinheiro do programa do governo estadual (PRO-HOSP.para manter funcionando é dinheiro para caramba que gasta. e os profissionais são escassos.
    aí você me diz é impossivel. não não é. todo depende da prioridade que o governo municipal dá para a saúde. na época de campanha da até nojo, todo candidato dizendo que a prioridade é a saúde quando eleitos veem que aquilo da pouco voto e compram ambulancia para levar a galera para ser entulhada em hospitais da capital. tem cidade muito menor que Unaí e muito mais pobre que Unai. que esta com o programa VIVA VIDA e as UTIs funcionando perfeitamente.

    ResponderExcluir
  6. Bem, o presidente do PCdoB (José Maria) me chamou para participar de uma reunião (na chacara do welerson) em que nos disseram que estes eram nossos candidatos, aqui em Unai. No PCdoB eu não sou rebelde.

    ResponderExcluir
  7. Qual o grande benéficio que traria esta tal de uti ?

    ResponderExcluir
  8. Meu nobre amigo, hoje na área da saúde não se imagina nem, praticamente, se admite hospital sem UTI e nem um hospital que tenha o serviço de obstetrícia sem uma unidade de neonatologia (UTI neonatal). O Hospital Municipal de Unai, embora esteja “bonitinho” é um hospital totalmente atrasado. Ali, nem um arco cirúrgico tem, as poucas cirurgias ortopédicas que são feitas são uma verdadeira brutalidade contra o corpo humano. Hoje, anestesistas se recusam, e com rasão, trabalhar em um hospital que não tenha UTI e obstetras se recusam a trabalhar em hospital que não tenha UTI neonatal. Então enquanto estas alas não forem implantadas o hospital não passa de um ambulatório e uma casa de partos.

    ResponderExcluir
  9. a não,zé!! vc plubica qualquer porcaria mesmo, em? um elemento perguntando o benefícil de uma uti neonatal!!!!! deixa este infeliz levar a esposa dele para gabhar um filho num hospital e ele precisar de uma uti que ele saberá para que serve uma uti neonatal!!

    ResponderExcluir
  10. Edigarius, meu amiguinho!! "carma". E você desapareceu, cara! Ficou de me ajudar a fazer o blog e sumiu. toma tipo!

    ResponderExcluir
  11. Ao sr josé Antonio, tirando os fatos políticos estou em pleno acordo com vc é um absurdo ver equipamentos dessa magnitude que poderiam ser usado em favor da vida estão parados..., acho que posso emitir minha opinião, é que "analogicamente" madeireiro não "entende" de saúde, teoricamente este entende de madeira, é o que acontece aqui colocam pessoas que não sabem lidar com saúde para administra-la, devemos falar mesmo colocar a boca no trombone!!!!!!!!!!!!!!!!!.

    ResponderExcluir