BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Em Unaí-MG, Dos muitos frigoríficos prometidos, apenas um, e desativado.


Fotos tiradas domingo, dia 12/09/2010

Há muitos anos a população de Unaí espera pela instalação dos tão alardeados frigoríficos de bovinos, caprinos, suínos, aves e “etcétera”, que prometeram que iriam ser instalados no município, trazendo empregos e desenvolvimento para essa terra.

Como o assunto está meio parado, e na época das promessas foi passada uma idéia de ser tão fácil a istalação destes empreendimentos na nossa cidade, então resolvi verificar o funcionamento de um único frigorífico que veio para este município com a promessa de abater mil bovinos por dia. E como pode ser visto nas fotos, a imagem é desoladora. Logo na entrada da empresa um placa indica que o local vai a leilão, entrando se vê uma estrutura inteira com área administrativa e as demais áreas de um frigorífico abandonadas e já sendo depredadas por vândalos e invadidas pelo mato.

É importante que se ressalte que o referido frigorífico é uma empresa privada, não tendo nenhuma ligação com o poder público. O motivo deste texto é a estranheza do fato de depois de muitas promessas, dos políticos, de instalação de frigoríficos na cidade, aparecer só um, durar um tempo mínimo dizendo que ia fazer e acontecer e fechar as portas misteriosamente. Enquanto isso o povo espera, grande parte desemprego, a vinda dos demais frigoríficos.

É isso.

9 comentários:

  1. Caro JA3,
    Me diga uma coisa, então Unaí está sem abatedouro? ou Frigorífico é algo difernte, mais amplo? Como os açougues da cidade estão recebendo canes certificadas, digo, inspecionadas.(?). Te aguardo daqui do Acre.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Geni. Você está longe, em amigo?!
    Mas ouvi dizer que Rio Branco é uma cidade Muito charmosa. Aproveite a viagem.

    Sobre a carne dos açougues da cidade. Existe uma associação de açougueiros daqui, e esta associação tem um pequeno abatedouro (se não me engano, localizado atrás da serra da Bocaina) tudo legalizado e inspecionado pelos órgãos sanitários, mas só fornece carne para o comercio local (os associados). A diferença que eu vejo entre frigorífico e abatedouro é que frigorífico vem de refrigeração, ou seja, é uma carne processada, com cortes definidos, pode ser embalada e que passa por um processo de refrigeração para ser comercializada em outros centros enquanto o abatedouro só abate, limpa e divide o animal em grandes partes e manda as peças para os açougues eventualmente podendo passar por um pequeno processo de refrigeração ( não sou estudado no assunto é só o que eu acho) “Cirtim”?

    ResponderExcluir
  3. Olá José, esse frigorífico desativado que vc tirou fotos seria o Frigorífico Arantes Alimentos? localizado aqui (mapa) http://wikimapia.org/#lat=-16.3428729&lon=-46.8945837&z=15&l=9&m=b&v=8

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  4. É esse mesmo, meu amigo. Eu evito colocar nome de empresas e de pessoas para evitar aborrecimentos. Este empreendimento vai a leilão (www.lanceja.com.br). Eu tirei um monte de fotos que identificaria melhor o local, mas se eu colocar muitas fotos no blog ele fica muito pesado para abrir e desanima alguns visitantes. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. paarte da entrevista do prefeito a unainet tempos atraz

    UnaíNet – No plano econômico, como o senhor prefeito vê o futuro da nossa cidade?

    Antério Mânica - O futuro desta cidade é muito promissor. O setor agropecuário a cada dia amplia mais os horizontes desta região. Com a implantação do projeto Integralat, esperamos que a produção leiteira triplique. Um outro grande empreendimento que irá impulsionar a nossa economia será a ampliação do frigorífico, teremos o abate de mil bois por dia, gerando mil empregos diretos. Esses dois grandes investimentos vão atrair uma série de investimentos menores.Vamos completar uma cadeia econômica: Produção agrícola > Produção pecuária > Industrialização (carnes, grãos e biodiesel). Mais uma vez, Unaí se firma como cidade pólo e está vivenciando uma era de desenvolvimento. Finalmente a industrialização chegou a nossa cidade e todas as camadas da população unaiense irão sentir este grande avanço.
    se o povo ainda acreditar nesse senhor eu pego o meu bone

    ResponderExcluir
  6. na proxima eleicão pra prefeito vão colocar esse troço de novo pra funcionar (como da ultima); e o povão mais uma vez vai cair na lábia desse 171 ;

    ResponderExcluir
  7. Esperemos que o povo não seja tão infantil como vem sendo nos últimos anos, meu amigo anonimo.

    ResponderExcluir
  8. Este frigorífico encontra-se desativado há tempos. Como citado acima, é uma empresa privada, então a prefeitura não tem toda essa influência na ativação ou desativação. E como pode acontecer com qualquer empresa, faliu. Hoje a cidade conta com a Cooperativa dos Açougueiros de Unaí, que supre as necessidades da população cumprindo todas as exigências possíveis.

    ResponderExcluir
  9. O prefeito tem culpa do fechamento desse frigorífico simmmm. Porque quando ele foi posto a venda Zeze Perrela dentre outros estava tentando negociar aí entrou o prefeitão e o Sr. José Santana tranzendo o grupo arantes que fechou o negócio para pegar alto financiamento no BNDS e em troca o prefeito usaria o frigorífico para fazer política e é de domínio público o que foi feito é só olhar os programar políticos dele onde ele falava sempre que reabriria o frigorífico, e abriu e funcionou 89 dias, o período de experiência dos pobres funcionários que achavam que iam permanecer no emprego e digo mais, muitos destes funcionários já estavam trabalhando de carteira assinada e deixaram seus empregos para ir atrás das mentiras deste cidadão. A diferença deste frigorífico do dos açougueiros Zé, é que o dos açougueiros matam só pra cidade e o fechado fornecia carne para Brasília, São Paulo (espetinho mimi) e outros além do subproduto que gerava também muito emprego e receita para nosso município. O nosso prejuízo é in calculavel. Helba Soares

    ResponderExcluir