BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Hoje eu vi um gari!



Na madrugada de hoje fui acordado com um barulho estranho que invadia meu barraco. Confesso que fiquei meio assombrado, embora me parecesse ser um barulho que eu já tinha ouvido antes. Pensei: será assombração, ladrão, ratos, vendedor de pamonha ou o binidito? Corri para a rua e vi!!! Juro que vi! Era um gari varrendo a rua! Confesso que fiquei saudosista. Há quanto tempo eu não ouvia tal barulho e o simpático profissional!


Juro que já havia me desacostumado de ouvir tal barulho de vassouras na rua e o tilintar das pás recolhendo o lixo. Não resisti e fui cumprimentar o profissional que me informou que era uma exceção, e que tal faxina em ruas afastadas do centro da cidade aconteceria esporadicamente ( tipo: de 60 em 60 dias). Fiquei triste: lembro-me de que há alguns anos eu ouvia aquele barulho todas as madrugadas. E eu adorava. Não sei se por saber que estávamos em uma cidade limpa ou pelo sórdido prazer de saber que tinha gente trabalhando enquanto eu podia dormir mais algumas horas! (Credo!!)

Duas coisas que eu não me esqueço nas madrugadas de tempos passados que parecem não voltar mais: a jabiraca (pequeno e velho caminhão Toyota) da cooperativa entregando leite nos comércios e os garis varrendo as ruas da cidade todas as madrugadas! Só que a jabiraca se aposentou devido ao progresso e a inovação tecnológica que trouxe caminhões modernos e a referida cooperativa, que não parou no tempo e nem retrocedeu, tratou de aposentar o simpático veículo (jabiraca). Já o desaparecimento dos garis das ruas se deve a forma canalha com que essa administração trata a limpeza pública de nossa cidade.

A Casa Marrom está transbordando de cargos políticos sem fazer nada, dá prá se contar as centenas de gente que não tem a mínima idéia de qual é a sua função! Enquanto isso o numero de garis é infinitamente menor do que o necessário para a limpeza satisfatória de nossa cidade.

Mas, pra que gari, né? Gari não ajuda em campanha política, gari não pede voto, gari é bicho arredio e conhece seus direitos! Diria o prefeito: “pro diabo os garis e a limpeza da cidade, eu vou é chamar mais uns duzentos cargos de confiança com o dinheiro que daria para contratar uns dois mil garis. Cidade suja o povo já se acostumou e quem quiser que varra a rua em frente a sua casa. Os escravos tinham que varrer o terreiro das senzalas, por que esse povinho dos bairros afastados não podem varrer as suas ruas. Depois eu faço umas baRaginhas e fazemos umas tardes de lazer com pula pula e tamos bonitos na fita."

Enquanto isso as ruas estão imundas e eu não posso ouvir o agradável barulho das madrugadas de tempos atrás!

É isso!

6 comentários:

  1. Viu...
    Só foi o Jeová tirar as vassouras do armário que os demais se acharam na obrigação de tirar as suas...VIVA A LIMPEZA PÚBLICA !!! ...

    Quando teremos uma maquina daquelas de lavar as ruas como tem em Patos de Minas.....ah, desculpe estamos na roça, não é viável...foi só imaginação..mas não custa sonhar né. (zenóbio)

    ResponderExcluir
  2. tão varendo sua rua de 60 em 60 dias e vc tá reclamando?! Na Minha rua tem 5 anos que não é varido pela prefeitura!!!
    Brincadeira minha,Zé. Gostei do texto. inteligente e objetivo!

    ResponderExcluir
  3. Garí? Garí? Existe isso aqui em Unaí? Cé tava sonhano, sô!! desde do final da época do Zé Onça não existe isso em Unai mais!

    ResponderExcluir
  4. Falando em varreção...DR.ROMUALDO é o cara do PMDB para bater de frente com Branquinho.

    Segundo as esquinas....Branquinho e a turma do poder já largam com 12 mil votos, tem a maquina administrativa nas maõs e muito dinheiro....

    Doutro lado Dr.Romualdo que nunca cruzou para o lado direito da estrada, sentido paracatu...e ainda não sentiu o "bafo" do pobre, não fica para trás....

    Excelente Professor, Respeitadissímo advogado, tanto que passou 20 anos ferrando os agricultores devedores do Banco do Brasil, trás consigo a vontade de ser prefeito...e dinheiro não será problema.

    O que fica para trás é a oposição ao "Brankin" dividida e sinal que teremos mesmo 4 ou mais candidatos.

    Vai começar a caça as costureiras..há muita malha pra se coser.....me deu saudades do Seu Geraldo.

    (anonimus fudendi)

    ResponderExcluir
  5. Que legal, tão varrendo ruas depois de tanto tempo, ainda bem que o patrocínio (guarda noturno do antigo colégio Rio Preto) não está entre nós, porque o bicho era GARANHAÃO, vide quantidade de filhos registrados no Cartório de Unaí filhos de varredeiras.KKK
    Agora falando sério queria saber é o motivo. Limpa o corguinho, dá esconto no IPTU, agora varre as ruas... acho que tão querendo é encher ônibus de unaienses pra fa lar bem dele no julgamento que não tardará em acontecer.. ou eleger branquinho... não ele num tá nem aí quer mesmo é de gente burra do lado dele. Graças a Deus que o povo devagarinho tá abrindo os olhos e pasmem, ele está ajudando, é verdade, o orelhudo tá ajudando mesmo (pagando com traição a quem sempre lhe deu a mão), e breve ele estará chorando... pode chorar... toma!!! Quem caça acha!!!

    ResponderExcluir
  6. Pô, galera,
    Eu tô ruim para passar mensagem!! A intenção do texto era fazer uma dura e cômica crítica a falta de limpeza diária da cidade. E, pelos comentários, o pessoal está entendendo que eu estou noticiando a limpeza da cidade!
    vou deixar os textos mais complexoss para o Geni, Paulo Gilberto e Adriano Versiane. e ficar no arroz com feijão!!!!

    ResponderExcluir