BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



quinta-feira, 4 de novembro de 2010

IPTU, GREVE E OTRAS COSITAS MÁS


       Tomei a liberdade de publicar, aqui, um texto do Paulo Gilberto (sem pedir permissão ao mesmo rsss) retirado do seu blog EX ABRUPTO.(a imagem acima fui eu quem colocou)

Governos como os de Unaí caracterizam-se pelo abuso de poder (sobretudo sob a forma do abuso de autoridade ou de poder econômico) e pelo culto à personalidade. São regimes democráticos na aparência, mas de força na realidade. Por isso não seria exagero proclamar que temos um governo autocrático em Unaí.
Em regimes assim, costuma-se calar os opositores (geralmente pelo controle dos meios de comunicação), dominar outras instâncias de decisão (como o Legislativo) e estabelecer uma máquina de propaganda que, falseando a realidade dos fatos, difunde e amplifica as realizações do governo, com ênfase nos méritos pes¬soais do Administrador.

Desde 2005 é assim que vivemos em Unaí, embora a maioria da população não se tenha dado conta disso. Durante quase seis anos, o que assistimos foi o completo silêncio das oposições, o domínio total dos meios de comunicação (especialmente jornais, TV e rádio), o aparelhamento da máquina pública (com a criação de centenas de órgãos e cargos de livre nomeação e exoneração visando negociar apoios políticos) e o total descaso com os serviços públicos.

Cabe adicionar, para tristeza dos que atuam como operadores do direito, que várias dessas ações acontecem com a complacência até mesmo do Ministério Público Estadual, porque não se tem notícia de procedimentos ou ações propostas pelo Parquet em face de inúmeras situações aparentemente irregulares e sobre as quais as poucas vozes dissonantes na sociedade ousaram manifestar.

O modo como a Administração trata os servidores públicos é o exemplo mais acabado da prepotência e arrogância de seus mandatários. Isso também não constitui novidade, dado que o atual governo é profícuo em medidas atentatórias dos direitos dessa categoria profissional.

Que o digam os Analistas de Saúde e os Assistentes Técnicos em Saúde, servidores que possuem a mesma qualificação dos Profissionais de Saúde e Técnicos em Saúde, mas que, graças a uma manobra legislativa manifestamente ilegal, cumprem jornada de trabalho semanal muito superior por uma remuneração infe¬rior.

A deflagração de uma greve (não obstante a falta de regulação no setor público) constitui o exercício de um direito constitucional e representa o meio colocado à disposição dos servidores para a defesa de seus interesses, frustradas as negociações que a antecederam.

Os descontos na folha de pagamento dos servidores, notadamente à míngua de uma declaração judicial sobre a ilegalidade do movimento, constituem ato extremo e reforçam o conceito de que o atual governo é autocrático e insensível, já que pretende dobrar os servidores pela intimidação, afetando a sua renda.

A majoração do IPTU – ainda que alguns aleguem que decorre de simples correção monetária ou de reavaliação do valor venal da propriedade territorial – é outra medida própria de governos com esse viés autoritário. Visa fazer caixa, ao final do ano, especialmente para honrar compromissos realizados em ano eleitoral. É lastimável que a sociedade unaiense tenha que pagar a conta dos desmandos.

E antes que alguém me acuse de incitar a insubordinação civil, digo que o pagamento de tributos é um dever de cada cidadão, o que não significa que os governos possam, de forma abusiva, praticar a derrama, solapando direitos fundamentais dos contribuintes, como o da anualidade, da reserva legal estrita e da proporcionalidade.

Quanto às obras públicas, temos líderes cuja visão remonta ao Século XIX. Para eles é mais relevante, em especial nos períodos eleitorais, transmitir a ideia de que estão sendo realizados investimentos públicos, mesmo à custa de planejamento ou da adoção de medidas preliminares essenciais à sua implantação.

Asfaltar ruas onde não há rede de esgoto ou galerias pluviais é o exemplo mais concreto desse tipo de governante, para quem não interessa a obra em si ou os benefícios que possa produzir para a comunidade, mas o efeito eleitoreiro que dela resulta. Importa a propaganda, não o resultado.

Por isso, é salutar que a sociedade comece a sair do torpor em que se encontrava. Parece que estamos acordando do estado de letargia em que vivemos nos últimos seis anos. Seja por motivos nobres ou não, é alvissareiro assistir os movimentos de enfrentamento ao atual estado de coisas, inclusive na Câmara Municipal, que havia se transformado, durante os últimos anos, em um belo e decorativo órgão homologador dos interesses oficiais do governo.

É em razão disso que repito: o modo de agir do atual governo não me surpreende. A surpresa reside na reação de setores fundamentais da sociedade. Tomara que continuem assim, para o bem de todos.

Autor: Paulo Gilberto Alves de Sousa

12 comentários:

  1. Belo texto Zé,e falando em ministério público, o que foi decidido sobre os salario cortado dos grevistas????? já pagou? vai pagar?não vai pagar? estou acompanhado de fora e torcendo pra ver um final feliz para os amigos da greve, que é um direito legal do trabalhador.

    ResponderExcluir
  2. Olá José, acho interessante vc criar uma conta no Twitter para captar mais pessoas e dessa forma divulgar ainda mais o blog e seu ponto de vista sobre as coisas que acontecem na cidade. Tb acho interessante criar posts nas comunidades relacionadas a Unaí no Orkut, com intuito de atingir um público que talvez não esteja a par dessas situações e que sequer conhecem os blogs.
    Mesmo que vc imagine como eu inagino, que no Orkut o pessoal não se interessa muito por esses assuntos, mas penso que é importante marcar presença.
    O pessoal da igreja não diz que tem que levar a palavra de Jesus a todos os lugares.
    Sem desejar fazer comparação, mas ten-s que levar a quantos puder o que acredita estar errado o que acha certo.
    Enfim

    ResponderExcluir
  3. Ao amigo anonimo. É bom frizar que o texto não é meu, é do Paolo Gilberto. sobre os dias. a Juiza da comarca de unai entendeu ser legal o corte dos dias dos grevistas. ja foi impetrado um agravo de instrumento para a preimeira instância e estamos esperando.
    sobre as ideias do "Teste".Eu vou analizar. o twitter é muito interessante. já orkut é complicado.

    ResponderExcluir
  4. Zé então os grevista corre o risco de ñ receber o seu pagamento?lamentável...

    ResponderExcluir
  5. no texto de Paulo Gilberto poderia ser acrescentada a legislaçao pertinente ao caso do aumento do IPTU, qual seja.
    ARTIGO 150 DA CARTA MAGNA - CRFB 1998
    ARTIGO 97 § 2º CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL
    SÚMULA 160 DO STJ...
    será que nem assim o Prefeito reconhece seu erro?
    vejamos o que dizem os referidos artigos.

    Constituição Federal - CF - 1988

    Título VI

    Da Tributação e do Orçamento

    Capítulo I
    Do Sistema Tributário Nacional

    Seção II

    Das Limitações do Poder de Tributar

    Art. 150 - Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;

    ***********************--------------
    Código Tributário Nacional

    , Tratados e Convenções Internacionais e Decretos

    Art. 97. Somente a lei pode estabelecer:

    I - a instituição de tributos, ou a sua extinção;

    II - a majoração de tributos, ou sua redução, ressalvado o disposto nos artigos 21, 26, 39, 57 e 65;

    *****************************

    Súmula 160 STJ

    STJ Súmula nº 160 - 12/06/1996 - DJ 19.06.1996

    IPTU - Atualização - Índice Oficial de Correção Monetária

    É defeso, ao Município, atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção monetária.

    Referências:

    p.s.
    a palavra DEFESO , significa PROIBIDO.




    Lembremo-nos também, que o Poder Judiciário não se submete aos ditames de um autoritarista...
    a comunidade de Unaí deve consultar aos profissionais do Direito, ou leiam voces mesmos os artigos supra e evrão quem está errado.

    ResponderExcluir
  6. Sobre o não recebimento dos dias parados: eu não vejo como não ganharmos na segunda instância. seria o maior absurdo do planeta.

    ResponderExcluir
  7. pelo amor de Deus! que cidade safada! que acontecimentos sem vergonhas! esses grevistas são um bando de mortos de fome arruaceiros, esse blogueiro é um idiota que introduz mensagens ocultas de apologia a um regime que nao deu certo em lugar nenhum do mundo. os moradores da cidade são um bando de pobre metidos a rico, esse prefeito é o pior prefeito do mundo. egocentrico e pirracento e não está nem aí para a população, não recebe esse bando de burricido para negociar e simplismente fica fazendo-se que queixo duro pensando que isso é qualidade e não resolve essa merda de impasse que até o mais infeliz dos negociadores ja teria resolvido. o presidente do sindicato parece ser recensaido da pre-história o vice presidente é sem vergonha está trabalhando normalmente e incitando os descamisados a se lascarem. pro inferno com essa cidade. esse blog, esse prefeito, essa barulheira, esse bando de pobre em frente a prefeitura. hhaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!
    Emersom Justino da Silva. MG-5.764.359

    ResponderExcluir
  8. Emersom.

    Tudo isso faz parte do processo.

    Você que está na cidade errada. Mude-se para Mônaco. Ou quem sabe Florença, lá a era dos Bórgia já passou.

    ResponderExcluir
  9. Emersom,meu amigo! você pagou geral, em camarada? tem certeza que não é o capitão nascimeto.he-he-he. mais é isso aí, como disse o nobre anonimo: "faz parte do processo" um dia teremos uma cidade mais justa. bem vindo ao espaço.

    ResponderExcluir
  10. Cuidado com a pressão, Emersom!!!

    ResponderExcluir
  11. Devido ao impasse causado pelo senhor prefeito que tenta vencer os grevistas pelo descaso e a todo custo tenta também desmoralizar esse movimento, sem dar uma unica oportunidade de se chegar a um consenso através do diálogo e da diplomacia, o Presidente da CTB Minas, Professor Gilson Reis, que também é o presidente do SINPRO Minas, se deslocará para Unaí na quinta feira para com a sua experiência de negociador tentar chegar a um acordo com com a turma da "casa marrom", e acabar em definitivo com esse impasse que não é bom para nenhum dos lados.

    abraço a todos

    Carlos Baromeu

    ResponderExcluir