BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



domingo, 14 de novembro de 2010

IPTU, o "mico" do milênio em Unaí.



Mais uma vez essa administração conseguiu. Acaba de pagar o maior mico que uma administração poderia pagar. Tudo graças a esse cidadão que está prefeito de Unaí. Ele acreditou cegamente que Unaí era um estado independente e que as leis federais e estaduais não se aplicavam nessa terra. Acreditou que tinha criado o estado independente autocrático de Unaí. E que ele era o soberano ditador que tudo podia.


Ridicularizou e tentou inutilizar o poder legislativo, pois ditou lei para nossa população que só poderia existir se votada e aprovada por aquele poder. Desdenhou do poder judiciário, pois o tal decreto feria todas as leis federais estaduais e municipais que tratam do assunto e ele sabia disso, pois tem vários advogados trabalhando na prefeitura e até um estudante de direito do primeiro período saberia que esse decreto era ilegal.

Ta aí o que essa administração conseguiu: um vexame histórico, ter que revogar um decreto as pressas para não vê-lo trucidados pelo legislativo e pelo judiciário.

Parabéns ao vereador Zé Inácio que se posicionou firmemente contra essa aberração. Parabéns a todos que entraram com ação na justiça e que movimentaram a população para não aceitar esse abuso. Lastimável que alguns vereadores tenham tentado tirar proveito político da situação esdrúxula, conseguindo favorzinhos (abatimentos no valor cobrado) dentro da prefeitura para fulanos e cicranos.  

8 comentários:

  1. José Antonio,
    Parabéns pelo artigo. Foi, de fato, um monumental mico. Aproveito para reproduzir, aqui, comentário que fiz no blog Unaí Para Todos.

    "O que assusta é a visão que nossos políticos têm da função que exercem. A afirmação de que alguns vereadores estão “quebrando o galho”, conseguindo baixar o valor do IPTU, carrega em si a ideia de que o papel de um Vereador é de ser um intermediador, um despachante de luxo, que advoga, encaminha e resolve interesses particulares junto ao Poder Público, especialmente quando integra o partido ou grupo que está no governo.

    Ainda é a política do toma-lá-dá-cá, ou seja, o casuísmo cínico, que faz da Administração um balcão de negócios e do cidadão um cliente. Esse tripé (casuísmo, clientelismo e personalismo) é altamente nocivo à sociedade e muitos parecem não se importar com isso.

    A atitude do Vereador Zé Inácio mostra que ele está mais consciente de suas atribuições e responsabilidades, já que propôs a sustação do decreto ilegal do Prefeito. É um modo de agir mais republicano, uma vez que objetiva resolver o problema para todos, indistintamente. Esse é o papel de um Vereador, não a prática deplorável do clientelismo puro e simples, que desde sempre assistimos passivamente."

    ResponderExcluir
  2. É, mas o prefeito,falou em seu programa da rádio que o cancelamento do I P T U era uma decisão dele e sua equipe técnica .!!!!!!!


    Pelo visto teremos que comprar muito óleo de peroba . CARA DE PAU!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Coitatado do prefeito ele tá doidim!!! será se ele achava que iria almentar impostos em mais de 1000% e ninguem ia se mexer? tá certo que o povo de Unaí é meio cordeirinho, mas aí o gaucho tava de brincadeira!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk no rádio ele disse que sua equipe técnica resouveu rever a cobrança. vai ser da equipe técnica fraca assim lá no conxixina!! acorda prefeito ninguem acredita nas suas balelas mais não.

    ResponderExcluir
  4. Paulo, é triste ver que algumas práticas absurdas na política ainda acontecem em Unaí. E me lembro, quando eu trabalhava no hospital municipal, de ver políticos infames pegando até fila de atendimento para falar que foi ele que conseguiu o atendimento para os usuários. Esse tipo de “atravessadores” são o que existe de mais safado na política de Unaí. Mas infelizmente ainda existem. Agora, se um cidadão pensa em galgar cargos mais altos na política com esse tipo de atitude... Aí ele é um louco. Ou será que sou eu que sou um tolo?

    ResponderExcluir
  5. Não, José Antonio. Você, definitivamente, não é um tolo.
    Essa prática era muito manjada mesmo no hospital municipal. Tinha até vereador e vereadora "especializados" em obter consultas, exames e procedimentos. Um verdadeiro "atravessador", nas suas felizes palavras. E o cidadão, que TEM DIREITO SUBJETIVO DE ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE, fica em débito com o tal político, porque este lhe fez um grande favor, como se não fosse ele, cidadão, um usuário a quem o Poder Público deve prestar serviço adequado e eficiente.
    Trata-se do mais asqueroso e vergonhoso clientelismo, que grande parte da população aceita passivamente por não conhecer os seus direitos.
    Não sei se essa prática continua, mas ela sempre existiu no hospital de Unaí, inclusive na época em que eu era Secretário de Administração da Prefeitura. É lamentável.

    ResponderExcluir
  6. o Iptu foi aumentado por que a prefeitura não tem dinheiro, está quebrada. Pelo visto, não consegue pagar as contas pela má administração e pela quantidade de cargos de confiança do prefeito que oneram a máquina.Os direitos dos funcionários, nem se fala. E, por isso aja dinheiro minha gente!!!

    ResponderExcluir
  7. O que deu na cabeça desse prefeito? Primeiro aumenta abusivamente o IPTU contra tudo e contra todos, depois que a m... fedeu, manda um projeto que, segundo ele mesmo, vai isentar cerca de 60% da população de seu pagamento. Se antes o IPTU não dava nem para 15 dias de folha de pagamento, etc., como vai ficar agora? A sabedoria popular, que a prudência recomenda seguir, diz: nem tanto ao céu, nem tanto à terra, ou, nem oito nem 80, mas o prefeito, se acha mais sabido que o povo.

    ResponderExcluir
  8. José Antônio,Gente!!! imagina o que esse prefeito tá querendo fazer para tentar aliviar o seu coro!!! agora depois que soltou o pum não adianta mais fechar as nádegas e apertar o "C" porque a catinga ja se espalhou tchê!!!. Esse prefeito quer tampar o sol com a peneira!kkkkkkkkkkk dianta não!!! já era... Gente, sabe pra que ele agora vem com pele de carneiro,cobrar impostos de apenas 30% dos imóveis de Unai? (pensem bem,ele ainda diz: se o Zé Inácio aprovar o projeto de isenção!!!!!!!!!! é muito cara de pau mesmo né!!!?). Este cordeiro/lobão está fazendo isso prá quê? simplesmente prá jogar a população de Unaí contra o dignissimo vereador José Inacio! Mas ninguem é bobo como ele pensa não, pois quem possui qualquer imovel,sabe muito bem que é dever do cidadão pagar imposto do seu imovel, desde que seja o valor justo e não como este prefeito estava querendo usufruir... José Inácio não precisa Temer... porque os unaíenses estão com você! sabemos que você ajudou a população com este seu gesto de trabalho, não foi por politicagem nem interesses... mas pode ter certeza, seja Delvito Alves, ou seja você ilustrissimo vereador José Inácio, em breve será prefeito de Unaí/MG, o nosso proximo prefeito, porque vcs têm competencia e o mais importante agem com justiça, e não como lobo com pele de cordeiro. UNAÍ EM PESO TE AGRADECE PELO SEU ATO DE JUSTIÇA, ILUSTRISSIMO JOSÉ INÁCIO, PARABÉNS PELA SUA CORAGEM E SEU HEROÍSMO EM PROL DA JUSTIÇA PARA OS UNAIENSES, PARABENS PRÁ VOCÊ E PARA TODOS OS VEREADORES QUE LUTARAM POR ESTA CAUSA E UNAÍ GANHOU DO DITADOR... BREVEMENTE VAMOS FAZER UM MUTIRÃO PARA ARRECADAR ÓLEO DE PEROBA...

    ResponderExcluir