BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Estão acabando com as peladas... e com o futebol de várzea!!!


                                             Antigo campo do Boiadeiro
                                                                   Antigo campo da Balaio

Entristeci-me está semana quando fotografei dois locais que eram campos de futebol de várzea na minha época de adolescência (campo do boiadeiro e campo da Balaio)! Lembrei-me do meu tempo de futebolista. Uma carreira que se encerrou aos meus dezenove anos, quando estraçalhei o menisco de um dos joelhos! Com certeza uma felicidade para quem gosta de ver um futebol bem jogado. Pois eu era um perna de pau horroroso e persistente.


Porém foi um tempo magnífico a época em que eu atuei! Eu era um fanático por futebol! Jogava uns três jogos por domingo, sempre na cidade com um time que era meu (do contrario eu não ficaria nem na reserva) e na fazenda atuando pelo inigualável Carapuça Futebol Clube. Time do qual eu era reserva do esfria sol (quem já jogou sabe o que é).

Mas não sei o que aconteceu daquele tempo pra cá com o pessoal. Vários times nas fazendas foram extinto: Carapuça, Pico, Estrema Galho, Sabiá, Pau Terra e mais uma infinidade de outros grandes times. Diziam que era porque o povo tinha ido para a cidade. Porém eu constatei que os campos da cidade estão sendo abandonados ou vazios também!

O que pode estar havendo? Falta de incentivo por parte da Prefeitura ou a molecada está se interessando mais pelos bares do que pelo bom futebol? Não sabem o que estão perdendo! Eu me lembro de acompanhar o Veredas nos esporte só para ver o locutor falar meu nome nas escalações que os técnicos mandavam para convocar o pessoal para o jogo de domingo, e informar o local da partida! Lembro-me dos veredões (campeonato rural) onde sempre o time era desfigurado pelos estrangeiros da cidade e não sobrava pra gente nem ser reserva do citado esfria sol!! Mas era sensacional pegar a carroceria de um caminhão alugado na base da vaquinha e ir jogar no campo do adversário longínquo! E as minguadas vitórias? Haa, as vitórias do nosso time! Lembra-me Nelson Rodrigues:

“A verdade incontestável é que ninguém ganha da forma como nós ganhamos. As vitórias dos outros são simples, quase sem graça. Algumas beiram a banalidade, o ridículo, as nossas não. As nossas são cardíacas. As dos outros são previsíveis, esquecidas ao apito do primeiro jogo do próximo campeonato, as nossas são inesquecíveis. Por todos, por nós, pelos adversários e até pelo mais indiferente leigo. As nossas vão da extrema falta de perspectiva, do máximo sofrimento, da crueldade, ao êxtase, ao épico, ao apoteótico. Tudo junto, quase sem fronteiras entre esses opostos.”

Aí Eu penso: O que esse pessoal que não joga bola está fazendo nas tarde de domingo? Assistindo televisão ou passando intermináveis monótonas horas sentados na calçada vendo gente passar na rua?? Que infelizes os adolescentes de hoje!! Não sabem o prazer de chegar o final do domingo todo estropiado, mas com um sentimento de que tinha dado tudo pelo time e que a vitória não veio por uma desonestidade de uma pessoa que quis apitar o jogo sem ganhar nada alem de muitos palavrões dirigidos a ele e a sua Genitora!!

Evidentemente que eu não deixaria de enfatizar que a culpa dessa falta de interesse dos adolescentes pelo futebol de várzea, em Unaí, deve ser culpa dessa administração. Não estão dando o devido apoio para as pessoas que organizam os campeonatos. Aí fica complicado!

E não venham me falar que o pessoal está migrando para os campos sintéticos! Adolescente futebolista que se preze não tem dinheiro pra essas coisas e nem pra nada. Campos gramados público: só o estádio e o campo do bairro cachoeira, conhecido carinhosamente como Maconhão. Então o que acontece é que a molecada está deixando o futebol mesmo. Pobre molecada!!!

É isso!



Obs. Um feliz aniversário para o ilustre Nazareno (se criou em Nazaré)! O cara faz aniversário no próximo dia 25. Grande revolucionário e preocupado com o povo

13 comentários:

  1. É muito triste mesmo, tbm sou da época das peladas nos campinhos de terra, época em que os jogos de futebol era uma atraçao, um acontecimento nos bairros,hoje não temos mais os campos, e o esporte é uma fundamental válvula de escape da criminalidade das drogas, fico muito triste com a situação, é uma pena.

    I.S.

    ResponderExcluir
  2. Bacana, bacana, Zé! dezenas e dezenas de times aqui de Unaí foram extintos! estão desetimulando a molecada! os traficantes estão adorando!! GOverno fraco so coloca pula pula pra frazer fruzuê político! o futebol de salão não absorve todoss os que poderiam estar jogando pois são poucos os que particípam do jogo e só os bons jogam!! futebol de várzea era (ou é) mais democrático! como vc falou absorve todo tipo de perna de pau. rssss. excelete o texto. não teve medo de ser brega. as fotos emocionam que sabe do que vc está falando!
    uma abraço

    ResponderExcluir
  3. é isso mesmo!!!!!!!!Unai uma vergonha nacional,com mais um ano de governo do bacana ,isso aki vai virá,nem sei o que; é de rocinha pra cima.É mt.triste ve a tao querida Unai ,acabar assim,da VONTADE DE CHORAR.e esse cara ainda tem argumento pra mentir,mais todos sabem que o pai da mentira .é o DIABO,acho que ele è o tatatatatatatataravôoooooooooooooooooooooooooooooooooele é muito pior do que o PAI!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Zé Antônio,

    Uma administração municipal que não investe no esporte como meio de inclusão social, prevenção a criminalidade e combate as drogas e ainda como meio de ocupar o tempo livre da juventude para que possa desenvolver atividades que contribuam para formação do caráter e da cidadania do jovem. Igual a você fiz parte do primeiro mandato do prefeito Antério, criei o Conselho Municipal do Esporte e Lazer, como meio de se discutir e fazer com que a sociedade civil organizada ligada ao esporte, associações de futebol além de representantes das categorias dos esportes individuais e governo, através da SEJEL pudessem discutir uma gestão participativa e viesse buscar alternativas para aplicação do pequeno orçamento que tínhamos na época que era menos do que 1% do orçamento anual da prefeitura, que significava menos do que 500,000,00 por ano. Desse total 60% era gasto com pessoal, incluindo cargos efetivos e comissionados, 10% com Unaí Itapuã, 15% para manutenção dos espaços públicos para pratica esportiva, 10% subvenção ao itapua para utilização do espaço do clube para o tal de projeto atleta nota 10, copia do gol de letra do Rosival, o restante era gasto com a LDU para organizar os Campeonatos de futebol de campo e salão (Para que serviria então os servidores efetivos e comissionados se a liga faria tudo?)além da compra de medalhas, trofeus, jogos de camisas, bolas etc, para o Secretário fazer política e pedir voto para campanha de vereador. Nessa época não tinha sequer uma patrola para patrolar os campos, eu cansava de ver os representantes de times de futebol mendigar apoio e receber um não, além dos praticantes de esportes individuais como a capoeira, karatê e outros que se quer tinha espaço para alguma coisa, pois a SEJEL sempre funcionou e muito mal para os esportes coletivos. Nada Mudou com a troca do Secretário de Esportes, a SEJEL funciona ainda como uma secretaria dos esportes coletivos ou seja só do futebol, e o Pré Candidato deles anda fazendo uma publicidade enganosa dizendo que faz alguma coisa para lançar o Alino como candidato a vereador. E o pior de tudo que na minha época quando sugeri que se criasse esse conselho como forma de dinamizar a administração da pratica desportiva na nossa Unaí, ainda recebia uma campanha contra do ex-secretário Frank que fazia de tudo para não dar certo, pois a idéia não era dele, e o mesmo tinha medo que eu crescesse e pudesse tirar o lugar dele, nunca fiz nada com esse interesse, a não ser de ver as coisas acontecerem. Um certo dia numa reunião do CONJUV que é outro conselho que criei ligados a juventude, o Edwardes Mão Branca que era representante da Secretária de Saúde, vendo tudo que acontecia quanto as minhas proposta na SEJEL disse uma frase que me lembro até hoje e caiu muito bem ao EX secretário, "o ciume de um homem para uma mulher e normal e natural, o pior ciume é o de um homem para outro homem, pois mostra a sua incompetência". Concluindo, não acredito em milagres políticos que possam salvar essa má gestão da pasta dos esportes, vão começar dizendo que fizeram muita coisa para tentar conseguir votos em 2012, resta a população em geral e especialmente aos desportistas fazer com que essa situação mude, votando em 2012 de forma que possa tirar esse atual grupo do poder. A propósito, hoje lendo o Correio Brasiliense vi que o Técnico da nossa querida Adriele campeã de Karaté e exemplo para nossa Unaí, O Célio Presidente da Federação de Karatê do DF, foi escolhido pelo Governador Agnelo Queiroz para ser secretário de Esportes do DF, parabéns a ele e quem sabe possamos aqui de Brasilia Articular alguma coisa para Unaí sem passar pela Prefeitura e claro.

    Feliz natal a todos, que deus ilumine cada um, dando saúde, paz e muita prosperidade em 2011.

    contem sempre comigo,

    Carlos Baromeu,

    Unaiense ausente de Brasilia.

    ResponderExcluir
  5. Eu jogava no time do Raio (atras do aeroporto) mas queria mesmo era que esse prefeito fosse pro raio que o parta

    ResponderExcluir
  6. José Antonio,
    Sinto pela sua cidade estar assim. Fico feliz em poder dizer que no meu Município é diferente, aqui em Brasilândia de Minas o Prefeito e o Secretário Municipal de Cultura, Lazer e Esportes têm investido no esporte, pois aqui sempre acontecem os campeonatos municipais e intermunicipais, há um incentivo no Karatê tanto que a karateca Andréia e seus alunos disputaram no dia 06 (seis) desse mês de um campeonato em Belo Horizonte e conquistaram 07 medalhas, isso é muito bom. Os atletas daqui todo ano participam do JEMG - Jogos Escolares de Minas Gerais em Paracatu. Digo mais temos várias quadras poliesportivas nas escolas que são abertas ao público, onde a garotada joga seu futebol todos os dias. Além do incentivo ao esporte a administração Municipal investe em Banda de Música, Fanfarra e outros projetos para ocupar o tempo ocioso de nossas crianças e jovens.
    Enfim no meu ponto de vista Brasilândia está de parabéns por incentivar a cultura e o esporte.

    ResponderExcluir
  7. O mais estranho é que a secretaria de esportes é onde tem mais gente (atoa é claro). acho até que dava para montar ums dois times de futebol de campo!! e de lá so sai as camas elasticas!!! eu mereço?? agora disem que o zé joão de barro mandou R$500.000, 00 para serem gastos naquela secretaria!! acho que não vai sair nada tambem!! se eu não me engano o campeonato municipal está resumido a poucquisimos times!! e eu vi uma entreviasta do presidente do time do Canaã (depois de ganhar um torneio) descendo o cacete na prefeitura pois essa não estava ajudando em nada.. aí um dos apresentadores do Fino da Bola (pograma de esportes de uma rádio da cidade) defendia ferrenhamente o prefeito.... so que pasmem ele e secretário do atual governo!!!! tamo perdido,Zé... futebol de varzea na cidade já era. na fazenda faz tempo!!! como dis um anonimo: os traficantes agradescem!!

    ResponderExcluir
  8. Zé, por que vc não faz igual no blog do paulo gilberto e coloca as últimas nuticias do seu twitter aqui? seria interessante o pessoal ver a interação entre outras cidades. não acha? (Agnaldo Antônio/Buritis-MG)

    ResponderExcluir
  9. Nobre amigo Agnaldo, são objetivos bem diferentes. Por incrível que pareça não nos interessa, no twitter, grande quantidade de seguidores. Só os que já estão seguindo. E todos identificados. Aqui no blog, não. Enquanto mais gente seguindo melhor e os comentários são quase todos anônimos! Mas quem seguir o twitter pode entrar aqui e comentar normalmente. Isso já está acontecendo.

    ResponderExcluir
  10. Zé, vc que gosta de Fernando Veríssimo, olha essa!!

    E POR FALAR EM LADRÃO DE GALINHAS...

    "Pegaram o cara em flagrante roubando galinhas de um galinheiro e
    levaram para a delegacia.
    - Que vida mansa, heim, vagabundo ? Roubando galinha para ter o que
    comer sem precisar trabalhar. Vai para cadeia!
    - Não era para mim não. Era para vender.
    - Pior. Venda de artigo roubado. Concorrência desleal com o comércio
    estabelecido. Sem-vergonha!
    - Mas eu vendia mais caro.
    - Mais caro?
    - Espalhei o boato que as galinhas do galinheiro eram bichadas e as
    minhas não. E que as do galinheiro botavam ovos brancos enquanto as
    minhas botavam ovos marrons.
    - Mas eram as mesmas galinhas, safado.
    - Os ovos das minhas eu pintava.
    - Que grande pilantra...
    Mas já havia um certo respeito no tom do delegado.
    - Ainda bem que tu vai preso. Se o dono do galinheiro te pega...
    - Já me pegou. Fiz um acerto com ele. Me comprometi a não espalhar mais
    boato sobre as galinhas dele, e ele se comprometeu a aumentar os preços
    dos produtos dele para ficarem iguais aos meus. Convidamos outros donos
    de galinheiro a entrar no nosso esquema. Formamos um oligopólio.
    Ou, no caso, um ovigopólio.
    - E o que você faz com o lucro do seu negócio?
    - Especulo com dólar. Invisto alguma coisa no tráfico de drogas. Comprei
    alguns deputados. Dois ou três ministros. Consegui exclusividade no
    suprimento de galinhas e ovos para programas de alimentação do governo e
    superfaturo os preços.
    O delegado mandou pedir um cafezinho para o preso e perguntou se a
    cadeira estava confortável, se ele não queria uma almofada. Depois
    perguntou:
    - Doutor, não me leve a mal, mas com tudo isso, o senhor não está
    milionário?
    - Trilionário. Sem contar o que eu sonego de Imposto de Renda e o que
    tenho depositado ilegalmente no exterior.
    - E, com tudo isso, o senhor continua roubando galinhas?
    - Às vezes. Sabe como é.
    - Não sei não, excelência. Me explique.
    - É que, em todas essas minhas atividades, eu sinto falta de uma coisa.
    Do risco, entende? Daquela sensação de perigo, de estar fazendo uma
    coisa proibida, da iminência do castigo. Só roubando galinhas eu me
    sinto realmente um ladrão, e isso é excitante. Como agora. Fui preso,
    finalmente. Vou para a cadeia. É uma experiência nova.
    - O que e isso, excelência? O senhor não vai ser preso não.
    - Mas fui pego em flagrante pulando a cerca do galinheiro!
    - Sim. Mas primário, e com esses antecedentes..."
    Luís Fernando Veríssimo

    ResponderExcluir
  11. Muito bom esse post. O autor tem razão em questionar as políticas de incentivo ao esporte em Unaí.
    Há um tempo fui procurado pelo presidente da associação dos times de futebol em Unaí, e me solicitou que criasse os escudos para os times da cidade. Isso era para dar entrada com a filiação deles na Federação Mineira de Futebol, no sentido de profissionalizar o esporte por aqui.
    Junto com os responsáveis pelos times, desenvolvemos o material dos seguintes times:

    * ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA CACHOEIRENSE
    * ESPORTE CLUBE CAPÃO DO ARROZ
    * Divinéia Esporte Clube
    * GARAPUAVA ESPORTE CLUBE
    * ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA NOVA CANAÃ
    * ASSOCIAÇÃO RECREATIVA ITAPUÃ*
    * ASSOCIAÇÃO JUVENTUDE CIDADE NOVA
    * MAMOEIRO ESPORTE CLUBE
    * RIO PRETO FUTEBOL CLUBE
    * SANTA MARIA ESPORTE CLUBE
    * UNIÃO FUTEBOL CLUBE

    Estou compartilhando com vocês no link para que possam conhecer um pouco mais sobre o futebol unaiense

    Acessem

    http://www.scribd.com/doc/45985082/ESCUDOS-TIMES-DE-FUTEBOL-DE-UNAI

    ResponderExcluir
  12. SERVIDORES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE QUE ESTÃO,LOTADOS NA GERÊNCIA REGIONAL DE MINAS GERAIS,E,PESTERIORMENTE REPASSADOS AO MUNICÍPIO DE UNAÍ,ESTÃO SOFRENDO PRESSÃO PSICOLÓGICA,PPELO SUPERVISÔR DA UNIDADE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE:S.R CARLOS SANTANA LOUZADA
    O MESMO OBRIGOU UM SERVIDôR REALIZAS CAPITURA DE ESCORPIÃO SEM EQUIPAMENTO DE E.P.I.,E EXPONDO O TRABALHADOR EM RISCO.
    A REFERIDA UNIDADE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE É VINCULADA À SECRETARÁ MUNICIPAL DE SAÚDE.

    ResponderExcluir
  13. Aqui em Niterói-RJ também está acontecendo isso. Vários locais clássicos da velha pelada têm uma nova função. A molecada de hoje também não se interessa.

    ResponderExcluir