BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A PENÚRIA DA AGRICULTURA FAMILIAR UNAIENSE

                 

Constituida  por pequenos produtores, a agricultura familiar representa a grande maioria de produtores rurais no Brasil. Em geral, é constituída de agricultores de baixo nível de escolaridade e renda. Todavia, em alguns produtos básicos da dieta dos brasileiros como o feijão, arroz, milho, hortaliças, mandioca e pequenos animais ela chega a ser responsável por até 60% da produção, isso além da diversificação dos produtos para diluir custos e aumentar a renda.
 
Em Unaí, esse seguimento tem um significado crucial na nossa economia. Nosso município possui o maior número de assentamentos do Brasil e conta com 34 PAs. São mais de 2.200 famílias que trabalham na agricultura familiar.

Estes produtores e seus familiares são responsáveis por inúmeros empregos no comércio e nos serviços prestados em nossa cidade. Além do mais, a circulação de renda advinda desta parcela de produtores aquece nosso comércio gerando uma cadeia de desenvolvimento.

Assim, a melhoria de renda desse segmento por meio de sua maior inserção no mercado tem impacto importante na economia do nosso município.

Infelizmente, tal seguimento não tem contado com o apoio dos ocupantes da Casa Marrom, pois nossos administradores somente lembram-se dos agricultores familiares em época de eleições, usando-os como massa de manobra para perpetuarem no poder.

Quando precisam dos votos, sempre aparecem na nossa abandonada zona rural, que já foi nosso orgulho, e fazem promessas mirabolantes e sem qualquer sustentação visando ganhar a confiança de nossos humildes agricultores.

Um exemplo clássico destas promessas ocorreu durante o processo eleitoral que elegeu o “plantador de feijão” (plagiando Geni). Agroindústrias, granjas de aves e suínos, piscicultura, apicultura, fábricas de farinha, dentre outras atividades, que geraria uma renda extra de mais de 5 salários mínimos mensal aos sofridos agricultores familiares foi apenas ilações. Tal fato virou até chacotas em Unaí, pois passados quase 7 anos desta administração a agricultura familiar está a ver navios. Só não está em pior situação graças à atuação responsável da EMATER-MG.

O pior de tudo é que os homens da Casa Marrom fazem pressão e ameaçam dizendo que se não votarem nos candidatos deles a estrada não será encascalhada, o mata burros não será arrumado, o ônibus escolar irá parar de buscar os alunos e várias outras chantagens.

O descaso dos governantes de Unaí para com a agricultura familiar ficou bastante evidenciado no conhecido “Casos dos Tratores”, destinados, através de emendas parlamentares dos Deputados Delvito Alves e Antônio Andrade para atender os assentamentos Paraíso, Renascer, Brejinho, São Miguel e Comunidade Veredas.

A verba para aquisição de 5 tratores de grande porte foi colocada nos orçamentos da União e do Estado. Porém, o Prefeito e o Vice, em total descaso para com os agricultores familiares deixaram perder parte da verba e coma outra parte do dinheiro ninguém sabe o que aconteceu.

O Prefeito e o Vice não quiseram receber os tratores que iriam minimizar a angústia de milhares de pessoas que trabalham em regime de agricultura familiar nestes assentamentos. O argumento foi que os deputados estavam fazendo política. Isso quer dizer que os ocupantes da Casa Marrom entendem que somente o pouco votado Bernardo Santana é que pode fazer politicagem. Para essa administração, que se explodam os agricultores familiares.

Outro descaso dos governantes é uso dos tratores e máquinas da agricultura familiar em obras do município e também na prestação de serviços para grandes proprietários rurais, sendo que nessa conta até o Prefeito de Cabeceira de Goiás já foi beneficiado. Pode?

Esses tratores e máquinas foram destinados pelo INCRA, através de convênio com a Caixa Econômica Federal, especificamente para o uso da Agricultura Familiar. Só que em Unaí a Lei não existe e nossos pequenos produtores, quando são beneficiados por estas máquinas, são apenas com 2 horas de aração e ainda tem que pagar o óleo, enquanto os grandes fazendeiros, amigos da administração, têm carta branca para fazerem o que bem entendem com as máquinas da agricultura familiar e tudo a custo “zero”.

Ao que parece a situação tende a piorar, pois o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Unaí, a quem é incumbido o dever de defender a classe, é um aliado incondicional do Prefeito e do Vice, e ao que parece continuará na defesa do mega produtor em detrimento dos nossos esquecidos agricultores familiares.

Outro agravante é que o ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Manoel, até poucos dias alheio aos mandos do Prefeito, aceitou o cargo de Diretor da Secretaria de Agricultura do Município e irá atender os interesses dos nossos administradores, esquecendo de sua própria classe, que, aliás, lhe outorgou o cargo de seu representante.

Há poucos dias foi denunciado na Câmara Municipal que um Servidor de Cargo de confiança disse em uma reunião na garagem que as máquinas da Prefeitura eram para fazer política e que eles não estavam ali para fazerem as coisas certas.

Como se vê, as autoridades que têm por obrigação defenderem os nossos pequenos produtores são aliados do Prefeito Municipal, que tem como único objetivo em sua administração defender a eleição pouco provável do Branquinho.

Assim, um seguimento que parecia ser a solução para evitar-se o êxodo rural e gerar emprego e renda, aquecendo nossa economia, não conta com o apoio da atual administração, que inclusive usa todos os bens da agricultura familiar, doados pela União ou pelo Estado, para beneficiar grandes proprietários, pensando tão somente nos resultados das urnas em 2012.

É Isso!


19 comentários:

  1. E tem gente do PT que adora e vota no homem. Um destes nomes chama-se Manoel do Sindicato.

    ResponderExcluir
  2. Mas o porcão manda fazer "barazinhas ê cuRva de níve L". Pelo menos ele anuncia na veredas todos os dias ha 7 anos seguidos que faz!!

    ResponderExcluir
  3. Que eu conheça, o único lugar que um assentamento deu certo e subsiste graças ao trabalho e não a política esta em Santa Catarina. É só conferir no site abaixo.

    http://www.terravivasc.com.br/historia

    Quem não sabe fazer, copia. Ficar isolado sabendo que sabe tudo, nunca deu certo. Alguém tem agir. Afinal nosso município é ou não é de forte economia agrícola.

    (zenóbio)

    ResponderExcluir
  4. VEREADOR JOSÉ INÁCIO23 de fevereiro de 2011 às 12:16

    Zé Antônio,
    Mais uma matéria importante. A agricultura familiar unaiense precisa urgentemente do apoio da Prefeitura. Ela não quer mais promessas, quer ações de nossos governantes. Avaliso sua matéria na sua inteireza, pois ela retrata a situação e a importância desse segmento para a economia unaiense e, também, mostra o total descaso da atual administração para com esse importante setor. Só espero que o Manoel, ex-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, agora na Prefeitura, continue na defesa de sua classe. Se ele não mudar radicalmente seus pensamentos,ele não vai permitir que os donos do poder usem os maquinários da agricultura familiar para fazer politicagem. Esse é o objetivo da administração, segundo o que foi dito pelo Diretor da Secretria de Agricultura, Eudiano, em uma reunião com os operadores de máquinas. Se permitir essa ilegalidade, o Manoel estará colocando em jogo sua credibiliadade e jogando fora toda uma vida de luta em defesa da classe. Sinceramente, não acredito, depois de sete anos de total abandono da agricultura familiar e, porque não dizer de toda rural, que os governantes vão sair da inércia que se encontram. Sou testemunha presencial das promesas de Antério e Branquinho para aagricultura familiar. Como de costume, nada foi cumprido.Como perguntou o ex-Vereador Zico: Cadê as granjas de pintinhos, porquinhos, aves, peixinhos, fábricas de rapadura e farinha, agroindustrias, financiamentos de gado elavoura a baixo custo? Tudo engodo para ganhar os votos dos nossos humildes e sofridos agricultores familiares. A oposição unaiense apresentará, no momento oportuno, um projeto sério e inovador para patrocinar os interesses da agricultura familiar que, alías, representa os interesses do nosso próprio município.
    EM TEMPO: Seria ótimo se o Sindicato dos Trabalhadore Rurais, O Conselho Municipal do Desenvolvimento da Agricultura e o próprio INCRA fiscalizagem ,dia-a-dia, o uso das máquinas da agricultura familiar.Como Vereador tenho feito minha parte. A agricultura familiar pode contar comigo.

    ResponderExcluir
  5. Como sempre essa administração não inova em nada e tambem não consegue, se quer, administrar as verbas vindo do governo federal. Deixar dinheiro de comprar tratores voltar é o cúmolo da canalhice. O cargo de direção desse tal Manuel é simplismente para manterem sobre controle os componentes da agricultura familiar. Essa estória de favorecer ricos fazendeiros com maquinas públicas é uma constante na prefeitura de Unai. Ver as benfeitorias feitas na fazenda administrada por um tal de Renato, amigo do diretor de estradas rurais. O texto do zé é um apanhado de um monte de pilantragens e covardias que são feitas por essa administração. Parece que todos sabemos que isso está acontecendo mas é preciso ver escrito para nos revoltar.
    Espero cinseramente que esta administração se exploda e que Deus nos ajude que a população eleja um prefeito que preste.
    Como estamos precisando de um prefeito que presta mudeus doxéu (plagio do ursinho do zé. He-he-he)

    ResponderExcluir
  6. Esses mandriões da casa marrom inventaram uma tal secretaria de gestão participativa só para dar cargo de secretário para Gê do açougue e manipular as comunidades rurais. Temos que entender que agricultura familiar não é só os assentamentos do INCRA. Todos os pequenos produtores rurais de Unaí estão abandonados. Porcão de Granja e Pisca-Pisca só querem votos e aparecer. Deixam os pequenos agricultores fu### colocam um cidadão que não tem bagagem nenhuma para ser secretario de agricultura, indústria e comércio (nós não merecemos!!). E ficam manipulando os pobres pequenos agricultores!!

    ResponderExcluir
  7. A Agricultura familiar, teve um foco diferenciado no governo Lula em relação aos governos passados que deram ênfase ao agronegócio e aos grande produtores rurais. A partir de 2003 o governo federal incentivou essa classe de trabalhadores com a abertura de crédito específico no BB para fomentar a chamada agricultura familiar, com sua produção sendo inclusive comprada com dinheiro publico para consumo na merenda escolar. Mas todos sabem que o tratamento dado a esses trabalhadores que necessitam do serviço publico municipal, como por exemplo: (conserto de estradas vicinais, horas de trator, doação de sementes para plantio de safra, construção de barraginhas etc) pelo administradores municipais só é feito com o comprometimento político de os ajudarem a permanecer no poder através do seu voto e de todos os seus familiares. A votação obtida pelo Zé Goiás, Gê e Waldacir dentre outros, nas eleições para vereador em 2008 foram através desse assistencialismo, e aqueles que não rezavam na cartilha da administração municipal eram prejudicados com a negativa de sempre. Mudando um pouco o foco dessa discussão, gostaria de saber agora qual atitude do PT em relação ao Manoel do Sindicato que assumiu um cargo de confiança no Governo Antério, uma vez que quando participei desse governo no período de 2005 a abril de 2008, no inicio, éramos filiados a esse Partido e fomos expulsos sem haver sequer o direito de defesa e ao contraditório, simplesmente por puro revanchismo. Será que as coisas mudaram e o PT agora é base de Branquinho e o Geni e seus companheiros foram atraídos com a promessa de ser vice do piska-piska em 2012, ou será que existe dois pesos e duas medidas? Quero ainda parabenizar o José Augusto Nieto do UNAINET pela reportagem publicada no site a respeito da votação do IPTU, fico feliz de ver esse site voltar ao que era antes a prestar uma informação com total isenção e responsabilidade com os fatos publicados. Esse tipo de informação serve para nós Unaienses ausentes a nos interar do que esteja acontecendo em nossa Unaí, lembro-me ainda que as mudanças que estão acontecendo no oriente médio, começaram através da internet e derrubou governos através da mobilização do povo. Graças ao OPV cuja contribuição está levantando discussões relevantes inerentes ao descaso da administração municipal em diversoso temas, que se não fosse pela iniciativa do JA, cairia no esquecimento em razão do compromisso tendencioso da impressa de Unaí com a administração municipal. Ferro no Brankim 2012, dá-lhe Delvito.

    abraço a todos

    Carlos Baromeu

    ResponderExcluir
  8. Manoel dividiu os votos e deixou seus companheiros sem ação na ultima eleição. Com 26 assentamentos não conseguiram fazer um único vereador. Esse PT é saudação.

    ResponderExcluir
  9. Blog do Geni com declarações de Pisca-pisca. Sinhoradabadia!!! Geni agora é admirador de porcão e pisca-pisca desde criancinha!!tamo perdido!!

    ResponderExcluir
  10. TIRANIA INSUPORTÁVEL

    Branquinho de olho no PT por uma única razão: Horário Político do PT tem quase Meia Hora, imagina meia hora com essa corja falando..falando...aja pinico.

    Como diz Olavo de Carvalho (MERGULHO NO ESTERCO)

    “Para os inimigos, a lei” ensinou que não é preciso fazer nada de ilegal contra os desafetos, quando se pode simplesmente usar do aparato legal como de um porrete ou de uma gazua.

    (anonimus fudendi)

    ResponderExcluir
  11. Informo que exclui os comentários do Wakman e do Peres porque se envolveram em uma briga que não acrescenta nada ao blog. Sugiro que os dois se encontrem para aparar arestas. As denuncias do Waskman com relação a Estaquio Nazareno e outras pendências de cartório é coisa particular e o blog não é feito para isso. Informo que os dois são bem vindos se quiserem discutir a parte política de Unaí. Inclusive não vi ofensa no comentário do Peres que desencadeou a discussão mas cortarei a discussão pela raiz.

    ResponderExcluir
  12. Se eu tivesse alma para ser vendida já a teria torrado nos cobre há muito tempo. Agora muitos venderam as suas e não receberam o quanto pensavam que ela valia e hoje estão prontos para venderem de novo. Até agora vocês ainda não entenderam que o blog, eu e o pt são questões diferentes. O Blog vai além do PT, nele será veiculado todas as opiniões e participações. Sou militante do PT mas não vivo as custa do partido e nem da política; aliás, com o PT e a política só tenho gastos e estou feliz. quero ver um vereador eleito pelo PT sim senhor, agora o custa o que custar fica por sua conta e tenho certeza que a carapuça cabe melhor em outras cabeças e não na minha. Abrços a todos!

    ResponderExcluir
  13. Geni. Sua atitute diante do PT de Unai é inquestionável. Não fugindo do foco, queria sua opinião em relação a Agricultura Familiar em nossa região. Se a prefeitura de Unai na sua opinião, ajudou em alguma coisa, se a emater tem cumprido seu papel diante dos pequenos agricultores, principalmente dos assentamentos, qual o papel do Sindicato nessa questão. (JL) Agradeço.

    ResponderExcluir
  14. Quem se vende sempre recebe mais do que vale

    ResponderExcluir
  15. Ótimo. Concordo, por que quem se vende não vale nada e qualquer tustão é muito.

    Sobre a pergunta sobre o papel da prefeitura na agricultura familiar, vou preparar um post sobre o tema no UPT por que não podemos importunar o JA3 por aqui.

    ResponderExcluir
  16. O espaço é nosso, amigo Geni. Esteje sempre a vontade em usá-lo.

    ResponderExcluir
  17. Com certeza a agricultura familiar não é obstáculo para nosso deselvolvimento, a agricultura familiar vai do empenho de um governo justo. Nosso maior obstáculo hoje é que o "manica" tem a maquina administrativa nas mãos, tem , segundo informação 1,5 milhão para fazer seu sucessor e ainda um forte contingente de mercenários retardados que o seguem. Falar em mercenário, vocês ja notaram que o Afonsão do Garapa é a cara do Kadaffi. São primos ?

    ResponderExcluir