BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



quinta-feira, 17 de março de 2011

Administração de materiais, é possível na prefeitura de Unaí?

Já faz um tempo que eu percebo, com muita gastura, como essa administração, além de não implantar nada novo, ainda desativa coisas que estavam funcionando! Na administração passada (Zé Braz) foi implantado o sistema de controle de estoques nos almoxarifados da prefeitura e foram treinados todos os responsáveis destes para que houvesse um bom serviço de administração de materiais nas secretarias. Lembro-me que todos os meses eram enviados relatórios de consumo de matérias e estoque para o controle interno da prefeitura. Pois bem, essa administração assumiu e “fez o favor” de desativar tudo. Hoje apenas o almoxarifado do prédio da Casa Marrom tem controle de estoque. Outros cinco almoxarifados funcionam como verdadeiros amontoados de matérias. Sem controle sem planejamento sem nada.


Para se ter uma idéia, existem estoques, como o da saúde e da educação, que tem centenas de milhares de reais em materiais estocados e nenhum tipo de controle. Para efeitos contábeis aquele material não existe, já foi gasto. Se um funcionário mal intencionado quiser, ele pode levar um caminhão de materiais daqueles almoxarifados pra casa e ninguém ficara sabendo. Sem contar que nada é planejado e é freqüente faltar material ou material ter o prazo de validade expirado.

É caso de urgência a implantação de uma moderna administração de materiais nessa prefeitura. A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total e sem que materiais se deteriorem ou percam o prazo de validade.

Uma moderna administração de materiais visa sempre material no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo. A oportunidade, no momento certo para o suprimento de materiais, influi no tamanho dos estoques. Assim, suprir antes do momento oportuno acarretará, em regra, Estoques altos, acima das necessidades imediatas do órgão. Por outro lado, a Providência do suprimento após esse momento poderá levar a falta do material necessário ao atendimento de determinada necessidade da administração. Do mesmo modo, o tamanho do Lote de Compra acarreta as mesmas conseqüências: quantidades além do necessário representam inversões em estoques ociosos, assim como, quantidades aquém do necessário podem levar à insuficiência de estoque, o que é prejudicial à eficiência operacional da organização. Da mesma forma, a obtenção da material sem os atributos da qualidade requerida para o uso a que se destina acarreta custos financeiros maiores, pois um produto de má qualidade será descartado mais rápido, poderá estragar um maquinário ou ter que usar o dobro de um produto ruim para se obter o resultado de um bom.



A administração de matérias consiste no planejamento, na compra, no controle e na dispensarção dos insumos necessários para a prestação dos serviços da prefeitura. Planejamento não existe de forma alguma na referida prefeitura e são comuns compras absurdas. Compras em excessos ou em quantidade insuficiente. Compras também são mal feitas, compra-se matérias de péssima qualidade e também a prefeitura ainda não conta com o sistema de pregão eletrônico que poderia aumentar o número de concorrentes e abaixar os preços. A parte do controle é a mais absurda. Embora a prefeitura mantenha e pague por um sistema de computador para controle de estoque este não é usado e também não é usado nenhum método de administração de estoques como: Classificação ABC, Curva dente de serra, sistema de máximo mínimo, método PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair) tudo é feito no “olhometro” e o caus. é total. Desperdício, ilegalidade, irresponsabilidade, amadorismo e  ineficiência são as marcas do sistema de administração de matérias da prefeitura atualmente.

É isso!

18 comentários:

  1. Antério tomando chimarrão e cantando...

    " Tô nem aí, Tô nem aí...
    Pode ficar com seu mundinho, eu não tô nem aí
    Tô nem aí, Tô nem aí...
    Não vem falar dos seus problemas que eu não vou ouvir " (To Nem Aí - Luka)

    Esse 2012 que não chega.

    -Peres- o bom marido -

    ResponderExcluir
  2. Num tem jeito de tirar essa assombração desse prefeito antes de 2013 não, gente? Eu já vi prefeito ruim, mas esse é o péssimo dos péssimos!!

    ResponderExcluir
  3. quando apareceu um cafe na garagem ele tava vencido; VOCÊ TEVE NO DEPOSITO DE REMEDIOS DA ANTIGA "CASEMG", AQUILO ALI É O BICHO, REMEDIOS ESTOCADOS NUM CALOR DE 50 GRAUS, E DEBAIXO DE PULEIRO DE POMBO, AQUILO ALI É UM ABSURDO; CHEGA SER IRONICO A PRESTEZA DOS DIRETORES OU CHEFES DAQUELE ANTRO OU POMBAL; JE

    ResponderExcluir
  4. ESSES DIAS O PAULO GILBERTO ELOGIOU A INTELIGENCIA DO BRANQUIM E GENI TA NO MESMO CAMINHO TODO CARINHOSO COM O COISA RUIM; OS DOIS ESTÃO É DOIDO OU EU TO ENGANADO DEMAIS, ESSA ADMINISTRAÇÃO PRA FICAR RUIM TEM QUE MELHORAR DEMAIS; J E

    ResponderExcluir
  5. Zé, me responde só uma pergunta... Vc tem algum parentesco com Zé Braz? Vai e volta sempre cita admistração dele como bom exemplo, como pode ser se deixou um rombo nos nossos cofres, e já foi condenado a devolver mais de 1 milhão de reais para o município, e você nunca cita isso, nunca falou um pingo que fosse, joga no google que terá um material riquissimo sobre o assunto... Não entendo mais nada, só sendo parente dele mesmo..

    ResponderExcluir
  6. Pois é anônimo ele tinha que sair dakí a pontapé,mais kadê coragem??????Esse extrumo tinha mais é que sumí e levar sua tralha.Esse asqueroso ,mentiroso,nojento,ai que ódio,de ter votado nesse inseto,me sinto suja,só de ter confiado na suas promessas,to esperando o frango de granja dele até hoje.........Cruzcredo.

    ResponderExcluir
  7. Ao anonimo que perguntou meu parentesco com o Zé Braz,
    Amigo, fiz oposição à administração do referido ex prefeito. Tenho críticas sobre a forma de governo que foi adotado na época. Mas, hoje, vendo esse desastre de atual adm eu sou obrigado a pensar que éramos felizes e não sabiamos! As duas vezes que eu elogiei a adm anterior foi: a desse post falando do sistema de almoxarifado. Isso pode ser provado, pode procurar o CPD (centro de processamento de dados) da prefeitura e ver os relátórios de antes e ver que não existem os atuais. Outro foi sobre a Gestão de pessoas. Aí vc pode perguntar para os funcionários que não ganham gratificação e eles vão te contar. Inclusive, pra ilustrar, eu vivia as turras com o Dr. Márcio (que era vice prefeito) por causa de política. e o dia que eu descidi sair da direção do hospital o referido médico vice-prefeito me procurou, elogiou meus serviços e me aconselho a rever minha posição e continuar na direção daquele órgão (demostração clara de sensibilidade e desprendimento e grandeza). Esse vice que está aí não elogia nem os da turma dele imagina alguem de oposição. Aí vc vê a diferença. quanto aos processos de não sei quantos $$. Processo por processo esse prefeito que está aí é imbatível. Lembrando que a pessoa só é considerada culpada depois de sentença transitada em julgado. O que ainda não aconteceu com nenhum deles.

    ResponderExcluir
  8. amigo JE,
    já reportei por escrito e protocolado para meus superiores as irregularidades daquele galpão da CASEMG. em um mês não tive resposta alguma. denunciei ao corpo de bombeiros e à vigilância sanitária estadual. estou esperando atitudes desses órgãos

    ResponderExcluir
  9. Zé, alguns concursos federais já exigem essa matéria até mesmo dos cargos de nível médio.

    ResponderExcluir
  10. É, meu amigo anônimo,
    as outras esferas de governo estão se modernizando. choque de gestão em Minas, exigências de conhecimento de modernas técnicas de adm nos editais do governo federal. só Unaí que parece querer continuar na pré-história administrativa!

    ResponderExcluir
  11. Venezuela > Hugo Chaves,Oriente Médio > Bin Laden, Libia > Kadaffi, Unai > deixa prá lá..Má que tá uma bósta tá.

    ResponderExcluir
  12. Zé Antônio, dessas denúncias feitas por você, se tiver provas, podemos ir juntos ao Ministério Público Federal, onde o procurador que acusará o prefeito no julgamento da morte dos fiscais e motorista do MTE, poderá pedir imediatamente a volta dele pra cadeia. Qualquer crime no ambito federal poderá leva-lo de volta a Nelson Humgria. È muito fácil ele perder o alvará de sultura e o cargo de prefeito como disse basta um crime federal com provas. Por exemplo essas obras do Pac.

    ResponderExcluir
  13. bem, meu amigo, ou minha amiga aônimo(a),
    tudo que eu escrevo aqui tenho o cuidado de antes saber se eu posso provar. Só porque minhas matérias estão mais no ambito de mostrar a incompetência admistrativa desse governo do que crimes. se vocé ver que alguma desses materias pode ser enquadrada como crime pode me ligar e teremos como provar.
    um abraço

    ResponderExcluir
  14. Zé Antonio, na linha de seus dois últimos artigos, e se me permite a petulância, sugiro a você o seguinte tema: "Administração em Unaí. É possível?"

    ResponderExcluir
  15. Voltando ao Zé Braz, é o cara que deve decidir as eleições de 2012, leva a casa marron quem conseguir atraí-lo para o grupo. Nesse ponto Delvito larga atrás, preferiu sete centenas de votos da duquesa da ação social.

    ResponderExcluir
  16. Caramba! Verdade, Delvito perde as eleições com certeza, sem meu amigo onça, o grupo é grande e bom. Jamais Toninho Andrade deixa Zé Bráz pra de abraçar com Dorinha.

    ResponderExcluir
  17. Ainda bem que Unaí tem esse blog, senão eu já estaria dormindo. O cidade fudida minha gente! Pelo menos temos esse espaço pra meter o pau nos rapazes que edministram isso aqui

    ResponderExcluir
  18. hoje tive naquele puleiro de piolho de pombos chamado "pa", E TRISTE DEMAIS VER AQUELE AMONTOADO DE GENTE ESPERANDO UM DOUTOR, E NADA,
    E AINDA TEM OS PE INCHADO ENCHENDO O SACO DO PESSOAL NA FILA ....O JE GONÇALVES VAI TOMAR CONTA DO SEU BUTECO, PELO AMOR DE DEUS. AINDA APOSTO NO DELVITO COM TODAS AS INTRIGAS; J E

    ResponderExcluir