BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



segunda-feira, 14 de março de 2011

Gestão de pessoas, é possível na Prefeitura?


Eu já publiquei, aqui, um texto sobre o ambiente de trabalho na Casa Marrom em que informei sobre o desastre que é o  clima entre as pessoas e a motivação dos profissionais naquele local. Porém estive pensando sobre o porquê da dificuldade de se implantar um moderno método de gestão de pessoas que visasse formar e consolidar equipes internas produtivas e comprometidas com a estratégia e as metas da administração, utilizando adequadamente processos seletivos, atividades de treinamento, aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades individuais, metodos de  recompensas baseados na meritocracia, otimizando recursos e investimentos, com o objetivo de maximizar resultados naquela Prefeitura. Talvez os mais desanimados digam que isso é só balela administrativa e que não se aplica em prefeituras. Então passo a analisar os itens.


Utilizar adequadamente processos seletivos:

Quem acompanhou o último concurso da prefeitura, realizado pela empresa IGETEC viu o completo disparate de um edital totalmente idiota e que todos viram que não selecionaria os funcionários com as capacidades que a prefeitura necessitava. Só pra se ter uma idéia, nas provas para médicos a parte de avaliação do conhecimento da língua portuguesa tinha mais peso que a parte dos conhecimentos específicos. Ou seja, o médico deveria saber mais de português do que seus conhecimentos de medicina. Selecionaram mecânicos que nunca tinham visto uma chave de fenda, selecionaram operadores de máquinas pesadas que nem sabiam que trator de esteira não tem volante. Ou seja, um processo de seleção pública assim jamais selecionaria os profissionais com as capacidades que a prefeitura necessita. Não digo que os candidatos que passaram são ruins.  Foram os melhores no que foi proposto e mereceram passar. A forma de seleção é que foi errada e não avaliou as habilidades desejáveis de cada profissional.  Mas isso é um erro que seria facil de se evitar. Foltou contratar uma banca melhor ou que se interessasse mais no serviço que estava prestando.

Atividades de treinamento.

Salvo algumas raríssimas exceções, isso simplesmente não existe na prefeitura, muda-se as tecnologias, as formas de trabalho e os métodos de gestão e não há nenhum tipo de treinamento ou reciclagem. Isso denota falta de interresse em modernizar os serviços e qualificar os prifissionais. Isto não parece dificil de resolver. Em nossa cidade mesmo, tem faculdades que poderiam ajudar no treinamento de alguns profissionais. E não parece ser muito caro também contratar empresas para treinar profissionais de outras áreas.

Aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades individuias

Seria o caso do modelo de competencias e gestão de talentos em que os profissionais seriam alocados de acordo com suas melhores habilidades e estas seriam desenvolvidas visando o melhor aproveitamento do profissional e seu bem estar. Isto tambem não existe e os profissionais são destribuidos de acordo com sua submisão e suas ideologias políticas. Quem puxa saco tem melhores cargos, mesmo que não saibam nada da função. Isso se resolveria facilmente com boa vantade e se deixassem um pouco a parte política de lado.

Métodos de recompensas baseados na meritocracia.

O natural é que os funcionários fossem avaliados e recompensados pela sua produtividade e pela seus méritos. Não tem cabimento dois funcionários executarem o mesmo serviço, um deles ser um excelente funcionario e compridor de seus deveres, o outro ser relápso, só chegar atrasado, desperdiçar recursos e ser descuidado com os equipamentos da prefeitura, e os dois recebam o mesmo salário. Porém, a mais de dez anos, se tenta fazer avaliações de desempenho na prefeitura e nunca isso deu certo. Até já foi eleito representantes dos funcionários para essa avaliação periódica e nada aconteceu. E os que por ventura recebem gratificações de função, isso não tem ligação nenhuma com mérito e sim com política. Novamente falta apenas vontade de fazer a coisa certa.

Então vê-se que existe apenas um departamento de pagamentos de pessoal na prefeitura e que nada é feito para que se possa melhorar o ambiente de trabalho e que se possa extrair o máximo de desempenho de cada profissional, propiciando um ambiente de trabalho estimulante e fazendo com que as pessoas se interessem e busquem os bons resultados e se sintam parte da estratégia da administração.

É isso!

26 comentários:

  1. Gestão de pessoas????? kkkkkkkkkkkkkk! Amigo, vc está falando de um cidadão acusado de matar fiscais do trabalho!! o negócio aí, como nas fazendas dele, deve ser na baze do purrete e do terror! fiquei sabendo que a irmã dele leva comida estragada para os funcionários da sessão que ela é chefe! esse povo gosta demais de gente. do mesmo jeito que a purga gosta do cachorro. só pra se aproveitar!!
    não estou de criticando não, Zé! Cê é forte bisurdo!

    ResponderExcluir
  2. TEM OUTRA MODALIDADE DE INCENTIVO NA "GESTÃO DE PESSOAS" IMPLANTADA POR PISCA PISCA! ELE PROMETE QUE VAI DAR UMA DESSAS MIZERAVEIS GRATIFICAÇÕES PRO FUNCIONÁRIO!O DISGRAMADO DO FUNCIONÁRIO TRABALHA IGUAL UM DOIDO ESPERANDO OS TAIS CARAMINGUAS! ELES NÃO DÃO NADA E FALAM QUE ANO QUE VEM TALVEZ DE CERTO! O CAMARADA FICA PUTO POIS PUXA SACO SEM GANHAR NADA! KKKKKK

    ResponderExcluir
  3. NÃO SERIA NOVIDADE ........ o Sr. Branquinho prometer um pedacinho do céu aos "indigentes" nessa sua campanha arrebatadora de aliados.

    " Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver"

    Então, mãos nas ferramentas companheiros, o milagre de limpar a casa esta em nossas mãos.

    Esse negócio de Gestão na nossa Prefeitura; hummm tou pra ver.

    Antério já demonstrou que gosta tanto do povo Unaiense, como a KU KLUX KLAN gostava de PRETOS.

    Eu heinnn !!

    (anonimus fudendi)

    ResponderExcluir
  4. O que esperar de uma família na qual dois são acusados de matar fiscais do trabalho, além de outros processos que correu nesta comarca de Unaí e hoje está arquivado como: envenamento matando um senhor que trabalhou para família durante anos; processo conhecido como MAFIA DO FEIJãO PODRE; roubo de energia da CEMIG; além de vários boletins de ocorrência de motorista deles carregado de feijão jogando o caminhão em cima de fiscal da receita estadual no posto fiscal Unaí-Brasília; tem tbem o processo do Valdemar Ferreira (Valdemar escrivão).
    Pra quem quiser ver tenho aqui na minha casa, cópia da sentença do processo Máfia do Feijão Podre, onde a juíza da época Dra Iandara sutilmente deixa de condenar o membro da tal família. Tenho também cópia de uma carta aberta ao povo de Unaí, narrando a história do Sr. Valdemar Ferreira que foi obrigado a vender suas terras a este indivíduo que o povo elegeu prefeito, além de cópia do processo do crime conhecido como CHACINA DE UNAI. Existem também processos no Ministério do Trabalho e Emprego como por exemplo morte de uma trabalhador de menor que foi morto do exercício de sua função na fazenda de um dos irmãos. O povo precisa abrir os olhos, é simples buscar informações, a maioria é de domínio público. Helba Soares

    ResponderExcluir
  5. Conta aí Zé, se Delvito for prefeito ele vai resolver todos estes problemas que você lista no seu Blog?

    ResponderExcluir
  6. Amigo anônimo,
    Aí quem pode te responder é o próprio Delvito! Só te falo: se o próximo prefeito for o atual vice, a coisa vai é piorar, e muito! Alias, minto! Vai continuar tudo como está! Quem manda naquele trem é o vice mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo artigo, Zé Antonio! Há muito venho defendendo a adoção de ferramentas modernas na administração municipal. Acredito ser possível o planejamento estratégico e sistemático em detrimento do amadorismo e da improvisação. Somos hoje uma cidade com boa parte da população com curso superior e servidores qualificados. Muito lúcidas suas considerações. Tomara a maioria dos servidores efetivos pense assim!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelas palavras, Paulo.
    Lembro que na época que você foi secretário de administração você fez muito pelo modernização da gestão de pessoal, implantando o plano de carreira e as avaliações. tomara que em um futuro próximo tenhamos pessoas, como você, interessados na modernização da administração da Prefeitura de Unaí.

    ResponderExcluir
  9. Modernizar, humanizar e democratizar a administração de Unaí, eis o grande, mas não impossível, desafio do próximo prefeito.

    A meritocracia, meu amigo Zé Antônio, sobreveio com o capitalismo e, como não poderia deixar de ser, ela, como quase tudo na vida, está sujeita a pelo menos dois tipos de perversão: 1. Somente quem tem condições financeiras consegue ser digno de mérito; 2. O "Homem Cordial", mas não cordial no sentido de educação, senão aquele que nomeia quem "esteja no seu coração", ou seja, somente terá mérito quem for "amigo do rei".

    A meu sentir, isso se resolve facilmente, é só possibilitar que o conhecimento chegue a todos, sem perseguição, e aí sim veremos quem realmente é competente.

    Possibilitar que o conhecimento chegue não é resolver a educação no Brasil, mas utilizar métodos, dentro da administração pública, que incentivem os servidores a obterem conhecimento, não há nada de muito difícil nisso, softwares livres, palestras, acesso a sistemas modernos, acabar com a perseguição, tudo isso pode contribuir para que a competência possa reinar.

    O problema é que, quem não se importa com a administração pública tem medo do que é novo.

    Em Unaí, pelo que vejo, a prefeitura é um antro de subversão à meritocracia.

    Parabéns pelo texto Zé, você faz um belo serviço a nós, cidadãos Unaienses.

    ResponderExcluir
  10. Gente!!!!ACOOOOORRRRDDDDDAAAA.....o prefeito sabe somente plantar feijão,explorar mão de obra....sonegar impostos....E O VICE???? juro que além de mandar para O PREFEITO e perseguir as pessoas como na ditadura...acho que ele não sabe mais nada.......ufa...êta povinho bão sô.....e todos os fatos falados pela Helba...ainda fala que vai pagar Unaí pois deve muito para os Unienses....VAI UM PEDIDO:"PARA DE MEXER COM POLÍTICA", CLARO QUE OS DOIS.......
    VOU DORMIR....QUEM SABE MEU SONHO SE CONCRETIZA.

    ResponderExcluir
  11. Coitado do Anterio, achar gente que presta nesta cidade é difícil, seis é um bando de JACU, elege e reelege um pisicopata e ainda quer que ele presta. è a mesma coisa de comprar DVD pirata e querer boa qualidade. Toma gentalha!!!!!!! Vê se aprende a votar pra depois cobrar.

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkkkkkk eu quero ver é o circo pegar fogo, deixa a oposição brigando enquanto o pisca cresce. Branquinho é vice do prefeito inocente prefeito da gente. Tomara ele governar pra esse bando de analfabetos políticos.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado, amigo Adriano.
    Eu te digo mais, Essa administração consegue errar até em quesitos simples da Gestão de Pessoas, Desmotivando o funcionário e criando um clima ruim dentro da prefeitura.
    A mais clara nação da gestão de pessoas é que a recompensa financeira só motiva o funcionário até certo ponto. (Teoria de Maslow . hierarquia das necessidades da pessoa: 1º -Necessidade fisiológicas, 2º necessidade de segurança, 3º necessidades sociais, 4º necessidade de auto-estima,5º necessidade de auto realização). Porém, além das gratificações serem mal distribuídas, o ambiente é péssimo.
    Já tive oportunidade de ver funcionários que recebem boas gratificações reclamando e desanimados porque seus serviços não são valorizados (faltando um simples elogio ou reconhecimento), outros reclamando que seus chefes são uns “cavalos”. E por aí vai.
    Evidente que organização nenhuma ira conseguir satisfazer todas as necessidades dos funcionários. E é dever dos mesmos funcionários exercer seus cargos com o máximo de dedicação. Porem criar um clima tenso e hostil dentro da prefeitura, como o que é visto hoje, Torna todos os funcionários em potenciais inimigos. Vê-se que todos os funcionários estão na defensiva, só esperando a próxima agressão para se rebelarem. E todos sabem que no funcionalismo público, funcionários descontentes é prejuízo Dobrado. Porém é perfeitamente possível unir os funcionários em busca do melhor desempenho possível da organização.
    Basta vontade, tato e conhecimento.
    abraço

    ResponderExcluir
  14. Mesmo depois de estar fora do Executivo, o grupo de antério deve ser investigado.

    Com certeza haverá um DURVAL BARBOSA para contar muitas histórias de bastidores (compra de voto, pagamento de propina, concursos, apadrinhamento, favorecimentos e fundos e mundos obscuros).

    Quem pegar essa "boquinha" devera antes, de pisar neste solo sagrado da casa marrom, solicitar uma auditoria e das pesadas, aquela que trata dos "mínimos detalhes".

    Dona Elba como sempre esta apar de tudo que aconteceu nestes ultimos anos, com certeza com fartos documentos, é uma das ícones do descontentamento e do descaso dos fatos ocorridos que ainda padecem da lentidão da justiça.

    Todos querem que esta mancha chamada "anteriana" desapareça da história de Unai, não para ser enterrada, mas sim cremada. ZENÓBIO

    ResponderExcluir
  15. Zé, realmente esta forma de administração da casa marrom é bastante arcáica. Os funcionários daquela casa mereciam um tratamento melhor.
    Agora se vc me permite, gostaria que se possível, vc investigasse mais uma do nosso plantador de feijão. Se lembra de um projeto do Ministério da Educação de construir escolas profissionalizantes em cidades polos. Pois é, fomos contemplados com uma dessas escolas.
    Teve até doação do terreno pela Câmara Municipal e tudo. O projeto ficou de ser desenvolvido juntamente com a Unimontes. Passado então o período político, agora o ministério está voltando a implentar este projeto. A Unimontes também, mas e nós? Será que iremos ficar sem esta importante escola para nossos alunos? Vefiquei no site da Unimontes e do MEC, realmente a coisa está andando, mas não consta nada sobre Unaí, como pode ser constatado nos endereços http://www.unimontes.br/noticias.php?id=6247 e http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16415. E agora será que vamos mais uma vez ficar de fora de mais um benefício que poderia e muito beneficar nossa cidade????? Fica ai minha pergunta a quem possa nos esclarecer...

    ResponderExcluir
  16. É Zé você tem razão nem palestras motivacionais tem para os funcinários!

    ResponderExcluir
  17. Nobre amigo anônimo,
    Respeito sua observação, mas estas palestras motivacionais também não trazem quase nada de bom para o serviço. Parece-me mais um espetáculo de ilusionismos é cativação imediata, que tem seus efeitos “hipnóticos” e motivacionais limitados a algumas horas ou alguns dias.
    Na minha época de acadêmico, minha professora da disciplina Gestão de Pessoas (Raquel Quirino) dizia que estes palestrantes parecem grandes paqueradores conquistando pessoas a cada dia em um lugar, porém estas paqueras são paixões efêmeras (dura pouco). Dizia-nos, numa paródia à “Don Juan de Marco” que “não existe vantagem nenhuma em um administrador que conquista simpatizantes, cada dia em um local ou cidade diferente o bom administrador e aquele que conquista o mesmo pessoal diariamente durante todo o tempo”.
    Trocando em miúdos. O negocio é proporcionar um ambiente agradável, amigável, justo, humano, de oportunidades e de pessoas motivadas o tempo todo.

    ResponderExcluir
  18. Nobre amigo anônimo,
    sobre a Unimontes: infelismente não tenho nenhuma informaçao. Se alguém tiver alguma informação e quizer nos ajudar. peço que comente aqui.

    ResponderExcluir
  19. Que me desculpem, mas essa história de palestras motivacionais isso não contribui em nada. Não existe motivação maior para o servidor público ou qualquer outro assalariado do que receber um salário justo que possa atender as suas necessidades básicas em familia (saúde,educação,lazer, entretenimento, a cervejinha do JA, etc), ser tratado com respeito pelos chefes hierárquicos, ser valorizado com a devida "GRATIFICAÇÃO" por merito e competência não por puxa-saquismo. Tudo isso tá longe de acontecer nessa atual administração, tá chegando as eleições e o "Baú de Bondades" foi aberto pelo pisca-pisca, com único objetivo de se conseguir votos. A última que fiquei sabendo um colega me falou que o pisca pisca irá convocar um concursado para tomar posse e quis saber primeiro quantos membros e votos tinham na familia desse cidadão, como se estivesse fazendo um favor para esse pobre coitado. E o pior é que muitos ainda acreditam em toda essa bondade. Abra os olhos oposição e deixem de bater cabeça, se haver muita divisão o pisca pisca com seus votos comprados ganha essa. Acorda Unaí.

    abraço a todos

    Carlos Baromeu

    ResponderExcluir
  20. "Trocando em miúdos. O negocio é proporcionar um ambiente agradável, amigável, justo, humano, de oportunidades e de pessoas motivadas o tempo todo."

    Frase de Zé Antônio. Então pergunto ao mesmo:
    pôs isso em prática nos tempos de diretor do Hospital, conseguiu esse feito? Ao menos dava bom dia aos funcionários???

    ResponderExcluir
  21. Hôô! Meu amigo anônimo!
    Pela quantidade de pontos no final da sua frase eu presumo que você está sendo irônico e tentando me desqualificar. Só que assim você me favorece demais, cara! Modéstia às favas, eu creio que fui um dos únicos cargos de confiança da prefeitura que os funcionários já fizeram abaixo assinado para que não exonerado. Tirando alguns fatos isolados, eu era tido por todos os profissionais como um bom diretor. Caso queira, procure pesquisar entre os profissionais daquela instituição como foi minha direção em relação às pessoas. Agora, quando eu trabalhei na central de compras da prefeitura eu fui duro mesmo. Todos os dias tinha um pilantra tentando se dar bem, e se o profissional não for duro ali ele entra em esquemas. Trabalhando na casa marro, hoje, eu não dou muito assunto e sou duro também. Pois em cada metro quadrado daquele prédio tem um puxa saco querendo me derrubar.
    É isso!

    ResponderExcluir
  22. Caro Zé Antônio,
    O seu co-irmão, O Blog "Cidadão Impolido", traz duas entrevistas, uma com dono do Ex Abrupto e outra com o UPT e vc não repercutiu nehuma delas. O Geni repercutiu a do Paulo Gilberto e vc nada! Acho que vc será o próximo entrevistado e aguardo para te conhecer melhor. Tenho certeza que vcs estão fazendo um bom trabalho na divulgação e democratização da informação em Unaí, levando o nome de nossa cidade mundo a fora e principalmente discutindo suas problemáticas. Solidariedade, meu filho.

    ResponderExcluir
  23. Caro Pedro,
    Eu me recuso a acreditar que você é o mesmo Pedro que comentava nos nossos blogs antigamente. Aquele era um cara inteligente, criativo, comedido, calmo, franco, fraterno. Vc é um cara rancorozo e caçador de encrencas.
    Meu blog é o que mais faz propaganda dos outro. Na sessão “blogs que eu sigo” de meu blog eu só coloquei o ex-abrupto, o cidadão impolido, o unaiparatodos, o blog da menina Zago e o da minha última faculdade. Ou seja estes blogs sempre ficam em evidência. Te informo que 90% das pessoas que conheceram meu blog foram atraves dessa sessão no blog do Geni. Não sei onde falta minha solidariedade.

    ResponderExcluir
  24. "....Pois em cada metro quadrado daquele prédio tem um puxa saco..."

    É estar no meio das cascavéis e não saber qual vai dar o bote primeiro.

    O "Chefe" maior..me lembra o Indio PAIAKAN ( lembram dele? de Redenção no Pará)..o nosso faz mais de 6 anos que vem fu...do o povo ...diferente do Paiakan indigena, que usa graxa de capivara para dar uma alisadinha..o nosso, tá colocando à seco...assim não a c.. que guente.

    Em relação a Sra. Claudia do PT...acho que o problema dela é sono...ficou tanto tempo na inércia no PT e agora quer mostrar serviço..sua contratação tem dedo do Geni...TÂMO DE OLHO.

    ABAIXO O PAIAKAN !!!

    (anonimus fudendi)

    ResponderExcluir
  25. Ao Zé Antônio:

    Os 3 pontos de interrogação não foram ironia, foi na verdade uma forma de humor, humor porque conheço sua cara dura e sei que pessoas como vc. não dão um bom dia muito facil, principalmente depois de umas bramas. Isso não tem a menor importância, na verdade o que importa é que funcionários efetivos têm condiçoes de assumir cargos diretivos na PREF. Vc é um exemplo. O exemplo mais fresco (sem ironia) é o Bijos, como não torcer pelo Danilo, cada vez mais é preciso que funcionários efetivos assumam cargos importantes no município. Porque vou te dizer a verdade Zé Antônio, e digo porque conheço, é de fazer dó ver funcionários efetivos carregarem três ou quatro diretores alienados nas costas e conseguirem tapar o buraco que os caras deixam. Chegam a ser heroicos, e trabalham por gratificações de R$ 100, R$200 reais as vezes, mas fazem as vezes de todos os diretores que estão lotados na Secretaria.E então te digo, se estiver no grupo que vencer as eleições, lute pra aprovar leis que garantam ao menos 40% de cargos comissionados ocupados por funcionários efetivos, e pelo menos 20% de secretariado por funcionários efetivos, e dá-lhe Danilo, que não é político e vai ser com certeza a salvação desse final de governo gaucho. Justiça seja feita.

    ResponderExcluir
  26. Ao útimo anônimo,
    Concordo com você, o que mais tem na prefeitura é funcionario efetivo fazendo todo o trabalho do bando de cabeças de bagres, cargos de confiança, levarem a fama. Isso em troca das tais míseras gratificações. Só que não adianta esperar reconhecimento por parte desse governo. Só pra vc ter uma idéia, uma das primeiras ações do atual secretário de saúde foi dispensar o Danilo Crispim que na época trabalhava naquela secretaria. Ou seja o Crispim é um dos funcionários mais capacitados e inteligentes da prefeitura e o secretario simplismente não viu isso. Denotando que ele não está nem aí com a qualidade dos serviços.

    ResponderExcluir