BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO. Contato: jantoniounai@gmail.com tel: (38) 9905-1355, (34) 9273-9722 ou pelo campo "fale comigo" nesta página



domingo, 17 de outubro de 2010

Visitei o local onde eram produzidos os trovões em Unaí


                                                         Fotos tiradas domingo dia 17/10/2010

No meus tempos de agroboy (quando eu morava na fazenda) como martírio de todos os trabalhadores rurais era a agonia pela falta de chuva, quando ouvíamos uma grande explosão a primeira reação, quando a falta de chuva já preocupava em excesso, era olhar para uma pedreira distante, na serra do Taquaril onde era extraído calcário e brita.
 Se estivesse levantando poeira daquela pedreira era alarme falso de trovão e simplesmente era o barulho das bombas detonadas naquele local, se não tivesse poeira era trovão mesmo e a garantia de que São Pedro estava trabalhando para acabar com a estiagem.
Passaram-se muitos anos e eu sempre tive a curiosidade de conhecer aquela pedreira de perto. Pois bem, esse fim de semana eu estive na dita pedreira que agora esta desativada. Não é um local bom de visitar! A empresa que extraia o minério não teve a mínima preocupação de restaurar o meio ambiente. Alem de o local ter um aspecto sombrio, tinha até bonecos de Judas lá.

Eu gostaria que se alguém conhecesse a história daquela pedreira que postasse ela aqui. Pareceu-me um local carregado de histórias. E olha que eu não sou de me impressionar com essas coisas não.

Mas pelo menos matei uma de minhas curiosidades.

Obs. Peço desculpas aos amigos por ter postado, aqui, por duas vezes o nome da serra da margem leste da cidade com o nome de Serra da Bocaina (erro burro) o nome da serra e Taquaril.



5 comentários:

  1. tá ai o local http://wikimapia.org/#lat=-16.4083505&lon=-46.8725574&z=18&l=9&m=b

    ResponderExcluir
  2. Ok José, nos próximos posts que mencionar locais específicos, adicione o link da Wikimapia diretamente no texto.
    José, eu gostaria de ver um post relacionado àquele casarão histórico (casarão dos adjuto). Me parece que ele foi comprado por um empresário e está em reforma. Gostaria de ver um post com a história daquela casa, qual a intenção do novo proprietário, o que será abrigado no local após a reforma, fotos do local, enfim tudo que for possível. Eu estava olhando nesse blog e no final dele tem um post que faz referência a essa casa, veja: http://memoriaculturalunai.blogspot.com/

    Fica ai minha sugestão. Valeu

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante este assunto. Da pena ver aquele local quase destruído. E o pior é saber que isso tudo poderia ter sido evitado se um tal que hoje ocupa cargo de confiança na atual administração, não tivesse feito vista grossa ao armazém de detonadores, e em troca o tal fazia com sua família altas viagens nos carros da firma e sempre recebia junto com as chaves dos carros um envelope lacrado, naquela época não tinha mala preta.Helba S Silva

    ResponderExcluir
  4. ficou com medo da pedreira Zé?

    ResponderExcluir
  5. não fiquei com medo, fiquei impressionado com tanta destruição e desolação. sobre este episódio dos detonadores, que a amiga Helba fala, juro que não sei de nada mas é fácil saber que aconteceu alguma coisa naquele local!

    ResponderExcluir